Instruções SQL - Bons ou Ruins

09/11/2014

0

O que consideram como instruções boas ou ruins? aprendemos o basico: select(select *) e algumas vezes mais detalhados, mas sempre aparece a criatividade, afinal, o que é bom ou ruim nas instruções, as produzidas por nós, por softwares, qual o padrão a seguir, qual a forma correta de fazer?
Mariana Carvalho

Mariana Carvalho

Responder

Post mais votado

11/11/2014

Alex - Lekao,

O plano de execução é uma ferramenta muito robusta, bem lembrado. E com paciência e persistência consegui-se usá-lo de maneira satisfatória.

Hoje em dia com o uso de framework de persistência (hibernate e nhibernate) e com servidores cada vez potentes virou tendencia negligenciar as melhores práticas com relação ao uso do SQL. O servidor de banco de dados é tratado como a "tia louca", que fica trancada no quarto. Pois dá para fazer tudo via xml ou via código. O problema é que quando a tia louca resolve ficar realmente louca a coisa complica.

O importante é sempre ter uma visão do todo e acima de tudo bom senso. Ainda mais quando se esta desenvolvendo para web.

No mais meu avô já dizia que aprender não enche espaço.

Soeuseijothaz

Soeuseijothaz
Responder

Mais Posts

09/11/2014

Soeuseijothaz

Pergunta difícil pois: "O lixo de um homem é o tesouro de outro."

Agora deixando a pseudofilosofia de lado dê uma olha neste post que escrevi a muito tempo, mas acho que algumas dicas ainda valem.

http://forum.imasters.com.br/topic/224255-dicas-e-melhores-prticas-sql/

No post não quero "c.gar regras" são só considerações levando-se em conta minha vivência com SQL.

Uma dica que eu acho importantíssima é, na medida do possível, sua sentença serem aderente ao padrão ANSI, assim a portabilidade dica mais simples.

Agora vamos ver outras visões e sugestões do pessoal do fórum.
Responder

10/11/2014

Marisiana Battistella

Muito bom o artigo que escrevestes Jothaz!
São dicas valiosas que devem ser levadas em consideração!
Algumas eu conhecia e outras são novidades pra mim...
Obrigada por compartilhar!
Responder

10/11/2014

Soeuseijothaz

Muito bom o artigo que escrevestes Jothaz!
São dicas valiosas que devem ser levadas em consideração!
Algumas eu conhecia e outras são novidades pra mim...
Obrigada por compartilhar!


De nada!

Não são verdades absolutas ou dogmas, mas a vivência.

Precisando é só se manifestar.
Responder

11/11/2014

Alex Lekao

Ola Bom dia!!!

Gostei das dicas tbm, obrigado.

Esse link tbm tem algumas coisas interessantes sobre codigos ruins. rsrsr

[url:descricao=Top 10 piores instruções SQL]http://imasters.com.br/banco-de-dados/top-10-piores-instrucoes-sql/[/url]

Acredito que uma boa forma de identificarmos se o codigo esteja ruim ou se precisa verificar algumas coisas nele eh a utilizacao do plano de execucao estimado, ele indica ate indices que precisariam ser criados(falando de sql server, nao conheco nos outros. rsrsr) para melhorar performance e tal.

Agora o problema que percebo eh que parece que tem bastante conhecimento nele nao tem muita paciencia de passar e ele parece pouco discutido.

E duvidas que abri a um tempo atraz a respeito dele, percebi que houve uma certa parada nas respostas. rsrsr

Uma outra coisa eh tentar conhecer o que o mecanismo fara nas consultas, saber que o que ele fara primeiro, se nao estou enganado, eh feito sempre o where primeiro e depois os selects ou os resultados dos selects no caso.

quando vi na faculdade sobre algebra relacional me abriu um pouco a mente sobre o mecanismo de banco de dados, infelizmente nao tive muitas aulas porque no dia que eram as aulas de banco de dados eu nao podia ir a faculdade. rsrsrsr

Abraco.
Responder

11/11/2014

Marisiana Battistella

Mas ruim esses códigos hein Alex..!
O número um da lista superou todos os ranking de gambiarras... =D
Gosto muito dos artigos e vídeos publicado pelo Mauro Pichiliani, pois ele sempre passa um conhecimento bem avançado nos assuntos!
Responder

11/11/2014

Marisiana Battistella

O problema do uso de framework é que nem sempre eles estão atualizados de acordo com o SGBD e isso impede de utilizar os recursos disponíveis pelo SGBD.
E são recursos que fazem toda a diferença, pois, como o Jothaz também comentou, as melhores práticas ao utilizar instruções SQL são negligenciadas.
O plano de execução é sempre deixado de lado e muitos nem conhecem...
Responder

11/11/2014

Mariana Carvalho

Desculpe a não participação/Demora.

Jothaz bem legal seu artigo deu uma lida superficial, assim que der estarei lendo com calma.

Alex, não tinha visto esse artigo, me ajudará a evitar diversos erros ou não fazer essas instruções.
Responder

11/11/2014

Alex Lekao

Ola, boa tarde!!!

jothaz a persistencia eh me faz continuar tentando usar uma serie de coisas e aprender um pouco mais para melhorar o meu cotidiano na empresa. rsrsr

mas nem sempre agente dispoe de tempo para ficar tentando e tentando... rsrsr

mas de fato tem-se negligenciado muita coisa no dia a dia dos codigos. srsrs

Marisiana ele eh bom mesmo, ja li algumas coisas e sao bem claras, isso facilita a nossa vida. rsrsr

as gambiarras eh que nao faltam, eu mesmo faco uso delas para entregar algo que precisa ser rapido, mas volto no codigo e faco as correcoes necessarias depois de entregue, se nao vou matar o banco a cada execucao(um mal exemplo eu sei. rsrsr).

Mariana, o bom eh aprender com os erros dos outros nao eh? rsrsr

Eu nao sei se eu seria a melhor pessoa para fazer a respeito de boas e mas praticas, afinal de contas sou extremamente novato(na minha opiao. rsrsr) em banco de dados, na sua administracao e desenvolvimento do mesmo, e com o meu dia a dia tao corrido, nunca consigo me aprofundar como deveria, mas tamo sempre na area tentando aprender com vcs.

Abraco.
Responder

14/11/2014

Mariana Carvalho

Tudo bem Alex, o ideial é errar quando se está aprendendo, mas nem sempre isso é possivel, erros são cometidos não por incompetencia mas sim por falta de conhecimento, os erros dos outros são bem vindo!!! rsrsrs.
Responder

17/11/2014

Alex Lekao

Pois eh.

Acredito que uma boa sabedoria eh aprender com os erros dos outros. rsrsr
Responder

22/11/2014

Mariana Carvalho

Pois eh.

Acredito que uma boa sabedoria eh aprender com os erros dos outros. rsrsr


Ohh se é, mas errando tambem aprendemos, mas nem todo erro nos experiencia, profissionalmente falando.
Responder

24/11/2014

Alex Lekao

sim de fato.
Responder

14/12/2014

Mariana Carvalho

Esqueci de te agradecer Alex, desculpa.
Responder

15/12/2014

Alex Lekao

kkk....

esquenta nao.
Responder

15/12/2014

Mariana Carvalho

Estou relendo mais vezes sobre SELECT. alguns se tornam meio complexos.
Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar