Migração de Paradox para Access

12/07/2004

0

Saudações COLEGAS,

Preciso migrar um sistema que foi desenvolvido sobre uma base paradox para Access2000.

Gostaria se possível, de receber de algum colega da lista algumas dicas sobre esta migração. Por exemplo, preciso alterar a forma de consulta e acesso, ou mesmo o codigo ou vai bastar eu mudar o banco???

Alguem já passou por esta migração??

No aguardo de respostas, desde já antecipo meus agradecimentos

Abraços,
Marcelo L.Silva
ANALISTA DE SISTEMAS


Marcelolsilva

Marcelolsilva

Responder

Posts

12/07/2004

Thomaz_prg

Saudações colega,
Primeiro, para conectar com o banco de dados, vc pode usar os componentes da palheta ADO, que se assemelham muito aos componentes da palheta BDE, quanto aos dados das tabelas, basta que vc crie um banco de dados vazio no Access, vá em Arquivo, Obter Dados Externos, Importar, e selecionar as tabelas do paradox que vc deseja importar, que o Access faz a conversão dos dados para vc. Quanto as consultas, se estiver usando Table´s, pode continuar, mas sugiro a vc, se este for o caso, começar a usar query´s, por sua velocidade e flexibilidade no caso das consultas.

Espero ter ajudado.


Responder

12/07/2004

Denis

Oi Colega,

Não sei o motivo pelo qual está migrando. Mas já que vai migrar mesmo, porque não migra para o Ib6 ou FireBird ? É um banco de dados bem mais robusto e free.


Responder

12/07/2004

Marcelolsilva

Saudações Colegas,

Em primeiro lugar, gostaria de agradecer a vcs por terem respondido.

Com relação a ADO, eu já utilizo o mesmo para o SQL-SERVER. O que preciso saber é se existem comando específicos para o paradox que talvez não funcionem no Access ou mesmo no SQL-SERVER. Ex: LOCATE.

O que quero dizer é o seguinte: Eu tenho um sistema utilizando o SQL-SERVER como banco. Se eu precisar migra-lo para access ou qq outro banco, praticamente não irei precisar alterar uma unica linha dos programas, pois utilizo sql.

Agora, no caso do paradox honestamente não conheço nada, pois quando comecei a estudar e programar em Delphi (acreditem) já comecei direto no SQL-SERVER. Nunca fiz uma unica linha de programa que utilizasse paradox banco. Daí minha dúvida. Já estudei varios programas exemplos que utilizam paradox e , como exemplo, o comando locate, não sei se vai funcionar com Access ou SQL-SERVER. Caso não funcione, preciso alterar todos os programas.
Eu nunca usei locate. Quando preciso ler um registro, sempre utilizo Instruções SQL.

Com relação a Interbase/FireBird, ainda estou analisando a questão. Hoje, meu maior entrave em utilizar Firebird é que não sei quaL engine de conexão Utilizar, pois todos que eu pesquisei são pagos e eu estou a procura de algo free. Utilizo Delphi5 e por enquanto não posso migrar minhas soluções para Delphi6 ou mesmo Delphi7. Então, por hora vou ter que utilizar o Delphi5 mesmo. Se vc colega, tiver alguma sugestão, será muito bem vinda.

Novamente agradeco a resposta dos colegas e continuo aguardando sugestoes e dicas.

Abraços a todos da lista
Marcelo L.Silva
ANALISTA DE SISTEMAS
programadoranalista@ig.com.br


Responder

13/07/2004

Thomaz_prg

Citação
Com relação a ADO, eu já utilizo o mesmo para o SQL-SERVER. O que preciso saber é se existem comando específicos para o paradox que talvez não funcionem no Access ou mesmo no SQL-SERVER. Ex: LOCATE


Bom, se vc utiliza instruções SQL, não precisa mudar nada, pois vc pode utilizar SQL também com Paradox.

Agora, no caso do paradox honestamente não conheço nada, pois quando comecei a estudar e programar em Delphi (acreditem) já comecei direto no SQL-SERVER. Nunca fiz uma unica linha de programa que utilizasse paradox banco. Daí minha dúvida. Já estudei varios programas exemplos que utilizam paradox e , como exemplo, o comando locate, não sei se vai funcionar com Access ou SQL-SERVER. Caso não funcione, preciso alterar todos os programas. 
Eu nunca usei locate. Quando preciso ler um registro, sempre utilizo Instruções SQL.

O comando locate também pode ser usado no access, mas, acho bem melhor utilizar sql (mais prático e bem mais rápido). Para vc utilizar o comando locate, de uma olhada no help do Delphi.
Mas de uma forma bem grosseira, a sintaxe do comando Locate seria esta:
[b:3472b4a395]Locate([/b:3472b4a395][color=red:3472b4a395]Chave, Valor_a_Buscar, Tipo_Busca[/color:3472b4a395][color=darkred:3472b4a395][/color:3472b4a395]);
Onde
chave = Campo a onde estão os valores
Valor_a_Buscar = Valor a ser localizado
Tipo_Busca = Se é exata ou nao

Exemplo

nomecli = Campo do banco de dados;

v:=inputbox(´Procura´,´Digite o Nome do Cliente´,´´);
TBCliente.Locate( ´nomecli´ , v , [loPartialKey] );


Espero ter lhe ajudado.


Responder

13/07/2004

Denis

Respondeu tudo...

Citação
Com relação a ADO, eu ......


Um Comentário. Para acessar o Interbase/FireBird, não há necessidade de nenhuma engine especial. Pois o Delphi faz isso nativamente. Tem até uma paleta específica no Delphi para acessar este banco de dados.

Mas se Usa o SqlServer nem precisa migrar nada. É um ótimo banco de dados.


Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar