MySQL qual componente ???

03/07/2004

0

Galera

Uma pergunta que vai parecer muito estranha, mas vamos lá. Estou muito acostumado a trabalhar com tabelas do Paradox (BDE), estou interessado em migrar para algo mais robusto. Estou olhando o Intebase e o MySQL, no caso do Interbase até já sei, mas no caso do MySQL, qual(is) componentes eu uso para ligar a minha aplicação ao banco de dados ???

Grato pela colaboração. :oops:


Shaolin

Shaolin

Responder

Posts

03/07/2004

Shaolin

Eu utilizo o Delphi 5


Responder

03/07/2004

Minuto

Nunca usei MYSQL mas ouvi dizer que o ZEOS é o melhor.

tem tambem o DBExpress .


Responder

03/07/2004

Otto

uso mysql com o Zeoslib..... tb ja usei o dbexpress, mas, dei preferencia ao zeos... ele é muito bom... :wink:


Responder

03/07/2004

Minuto

http://www.zeoslib.net/pt/index.php

é isso ! :idea:


Responder

03/07/2004

Shaolin

Obrigado galera, vou fazer os testes.

Depois relato como foi a minha experiencia com ele.


Responder

03/07/2004

Otto

Qualquer duvida em relação ao Zeos, voce pode [url=http://delphiforum.icft.com.br/forum/search.php]Pesquisar [/url]aqui no fórum que acha muita coisa... :wink:


Responder

03/07/2004

Koplin

O Zeus lib é a melhor opçao, sem duvida, mas para migrar uma aplicação de Paradox para My, vc pode optar por usar o MyODBC - que pode ser baixado no site do MySQL, assim vc vai poder usar os componentes TTable e TQuery, baiscamente so mudando a conexão e implementando poucos componentes de acesso. Embora não seja tao bom e rápido fica menos traumática a mudança, se a aplicação for grande. Para aplicações pequenas ou novas use o zeus.


Responder

04/07/2004

Nextone_br

Sem querer gerar mais dúvidas, mas eu prefiro o DBExpress mesmo. :)


Responder

08/07/2004

Shaolin

Tudo bem !!! Instalei o Zeus !!!!

Quais os compontentes do pacote eu uso e para que uso ????
Quem conecta com quem ????

Preciso ter um Table para cada tabela como no BDE ????


Responder

08/07/2004

Koplin

Na pasta de instalação do zeus tem muma pasta lib
copiei as dll que estão dentro da pasta lib\mysql para a pasta system do windows
vc precisa de um ZCONNECTION.
Usará um ztable ou zquery para acessar cada tabela como no bde
cada ztable ou zquery deve ser coinnectado ao zconnection
as config do zconnection são:

protocolo : mysql4.0
host: 127.0.0.1 para conexão local ou o IP do servidor onde esta instalado o mysql, se for via rede
user: seu nome de acesso no mysql
password: sua senha de acesso ao mysql
se tudo estiver certo voce pode setar a propriedade connected para true

O mysql, por padrão define usuario = root e senha em branco

Use ztables para tabelas pequenas. Para trabalhar com grandes tabelas prefira consultas SQL parametrizadas (retringindo a quantidade de registros em torno do que interessa).
Ademais use como no BDE.
Leia o manual do MySQL em c:\mysql\docs\manual.html para saber mais a respeito do mysql lá tem tudo...

qqr coisa é só falar


Responder

09/07/2004

Elias Jr

Olá amigo,
gostaria de saber de qual versão da ZeosDbo vc está falando pois a versào que eu tenho (6.0.12 stable) não possui nenhuma ztable. Poderia me dizer onde posso baixá-la? Preciso de algum componente de acesso do Delphi com o MySql para concluir uma aplicação. Aceito qualquer ajuda. Muito obrigado.


Responder

09/07/2004

Koplin

Baixe a versão stable mais recente do ZeusLib em http://prdownloads.sourceforge.net/zeoslib/zeosdbo-6.1.5-stable.zip?download - a 6.1.5


Responder

09/07/2004

Elias Jr

Baixe a versão stable mais recente do ZeusLib em http://prdownloads.sourceforge.net/zeoslib/zeosdbo-6.1.5-stable.zip?download - a 6.1.5


Olá amigo, baixei esta versão mas naum consigo instalá-lo no delphi 5 professional pois toda vez que eu tento instalar dá erro em alguma dcu. Mesmo que eu deixe comentado a linha que dá erro, aparece erros em outras linhas. Então decidi parar. Como faço a intalação? No download vem um manual mas não dá pra ir por lá justamente por estes erros...Muito obrigado.


Responder

09/07/2004

Koplin

nunca instalei no 5 mas vc deve desinstalar as anteriores versões instaladas, inclusive removendo os z*.dcu que estão em C:\Arquivos de programas\Borland\DelphiX\Projects\Bpl - onde x é o nmro da versao do seu delphi... de resto é seguir os passos da instalação sem alterar nada nos fontes... eles rodam corretamente... Talvez precise de algum pack de atualização do 5.


Responder

09/07/2004

Gilialdo

Você pode usar os compoentes ADO... tbem é bem simples.


Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar