Fórum O delphi esta falindo #362925
25/08/2008
0
Aldemirjorge
Curtir tópico
+ 0Posts
10/09/2008
Pedroso
Não há como involver tantas pessoas em um projeto para desenvolver um produto de qualidade sem ter custo.
É muito facil dizer ´Ahh tem que ser mais competitivo com o Java .... ´, aquela bosta é de graça. E não tem um decimo da performance em desenvolvimento que o Delphi tem, nem a IDE. E nem performance em execução. É como se enfiasse o pé em um Gol 1.0 e quisesse a mesma performace em um Jetta 2.0. Caraca gente .... vamos nos respeitar. A minha unica tristeza com o Delphi foi que houve versão para o OS/2 da IBM ... mas para a minha felicidade tem a Delphi/400 ... quem diria ... delphi para AS/400 ....... Convido os amantes delphianos para ir ao Delphi D@y e voltar para este post e complementar a respeito dos novos caminhos do delphi agora nas mãos da embarcadero. Garanto que voltarão com opiniões diferentes a respeito do fim do delphi.
Gostei + 0
12/09/2008
Marcosalex
A IDE de graça do Java é melhor que o Turbo Delphi. E tem IDEs pagas mais baratas pra Java que são competitivas com o Delphi. Generics? JIT? Unicode? Mobile? Java tem isso há anos. Querer esconder os problemas da plataforma pra debaixo do tapete não é a melhor solução.
Sinceramente, achei o Delhi 2007 excelente, o 2009 implementa recursos que o Delphi tinha ficado pra trás. Espero que ele consiga reconquistar uma parte do mercado perdido.
Gostei + 0
15/09/2008
Pedroso
Infelizmente até a Borland erra.... Turbo delphi foi um erro. Tentar baratear para atingir um certo publico é um erro. A exemplo de alguns provedores .... alguns tem acesso ilimitado , banco de dados Oracle e niveis de segurança. Ae este mesmo provedor fornece tambem um plano a preço de 1,99 .... voce consegue gravar .... sei lá ... em arquivo XML e até o piá de 15 anos que ta começando a ser craker (por que acha que é), pois leu um artigo na net invade e faz a festa. Sei lá ... quem desenvolve a algum tempo consideravel, passou por varias técnologias pode se assegurar de algo , quando o assunto é sério. Eu não duvido que o Java se torne um ferramenta séria daqui a algum tempo. mas estas versões gratuitas deixam a desejar, não dá pra se iludir. Eu tambem desenvolvo em Java, gosto por que me lembra da época que desenvolvia em C++ ..... mas ele já esta perdendo chão pro C# .... vamos apostar no tempo e criteriosos no presente.
Mas concordo contigo no que se trata de evolução do Java. Trabalhei com versões gratuitas .... JBuilder e no Visual Age for Java da IBM ... este sim espetacular. O Delphi ficou no limbo por algum tempo e agora esta incorporando novas técnologias ... o que mostra que esta repercutindo muito positivamente a compra da CodeGear pela embarcadero para o mundo de desenvolvimento Delphi. Não estou querendo botar mais pilha nesta eterna guerra de qual a melhor ferramenta. Mas Delphi so perde para as ferramentas Visual Age da IBM ... me desculpem.[/code]
Gostei + 0
15/09/2008
Aldemirjorge
18 de agosto de 2008
Oportunidades no exterior
Como anda a realidade profissional da TI internacional?
Por Bia Brandão
Cenários distintos de TI se unem num “intercâmbio de mão-de-obra” para, assim, agregar mais profissionais qualificados e alcançarem crescimento produtivo. Essa é uma realidade encontrada no Brasil e em outros países que encorpam o seu quadro com colaboradores internacionais. Para tratar deste assunto, o TI Master entrevistou o executivo francês, Thierry Giraud, diretor geral da SAGE-XRT Brasil, que está no Brasil há seis anos.
Segundo Giraud, as empresas de tecnologia começaram a crescer e se expandir em 2004, quando chegavam ao Brasil pessoas de fora, atraindo cada vez mais investidores estrangeiros. Essa demanda é reforçada por fatores como a explosão das tecnologias no mercado e a expansão da internet pelo mundo, coincidindo com o surgimento da globalização. “Com isso, os projetos de TI ficaram mais globais e também mais fáceis de serem executados, principalmente com a chegada das tecnologias WEB. O roll out dos projetos, por exemplo, virou internacional, levando à demanda por mão-de-obra de fora”, explica o executivo.
Entre os países que se encontram de “portas abertas” e se enquadram no perfil da recepção de estrangeiros estão a China e a Rússia. A sua busca está em profissionais especializados, pró-ativos, independentes e responsáveis. O inglês e o espanhol são hoje imprescindíveis. Existe também uma forte demanda por perfis voltados às novas tecnologias WEB, como Java e .Net, e por perfil gerencial. No sentido contrário, ou seja, das empresas estrangeiras que chegam ao Brasil, elas precisam entender os problemas locais e querem alguém com capacidade para ajudar na superação das dificuldades.
Os consultores de TI especializados em grandes softwares de gestão empresarial, por exemplo, têm contribuído bastante com projetos de outros países. A oportunidade para o profissional brasileiro começa com ele levando um conhecimento específico para o exterior por meio de empresas nacionais que se internacionalizam. “Vale lembrar que a mão-de-obra brasileira é tão competente quanto a dos países desenvolvidos, com a vantagem para as companhias de ser mais barata. Mas isso vem mudando ultimamente, principalmente pelo câmbio dólar/real ou euro/real”, comenta Giraud.
Depois de passar por países como França, Inglaterra, México e Indonésia o executivo avalia que 80¬ das práticas e costumes em TI são iguais na maior parte dos países. Mas um ponto diferencia o Brasil em relação às demais regiões: a sua legislação fiscal e sistema financeiro. “Num mundo globalizado, o Brasil tem essa peculiaridade que o torna único, já que são inúmeros os impostos estaduais e federais, existem juros compostos, entre outros”, diz.
Um dos principais motivos pela demanda de mão-de-obra externa se dá pela falta de profissionais qualificados para atuar. “Por isso, a única saída para as empresas brasileiras é capacitar seus profissionais, como acontece na SAGE XRT. Treinamos nosso pessoal em tesouraria, porque não existe no Brasil uma faculdade nessa área, só de Administração de Empresas”, relata.
Gostei + 0
15/09/2008
Pedroso
Gostei + 0
17/09/2008
Fábio Valente
Me colocou a par dos fatos atuais em alguns minutos (é... acho que foram ´vários´ minutos, mas..... kkk), minha opinião não mudou sobre o Delphi (uso ele desde a versão 3, quando abortei os sistemas DBase/Clipper 5xx) continuo considerando a melhor IDE de desenvolvimento que já vi/usei. O conteúdo está excelente e me mostrou o cenário atual da linguagem (tive alguns ´flashes´ de memória com relação as repetições de erros do passado, como a velha história das versões Pares e Ímpares até a D7, em que as versões ímpares eram bem aceitas e as pares problemáticas e ´evitadas´, e pelo que li, e entendi, desde a versão 7, minha predileta, a coisa não ´andou´ muito), agora estou retomando minha vida profissional de desenvolvedor após longos 4 anos afastado e com apenas um breve retorno temporário (3 ou 4 meses) ano passado.
Ao que li, fiquei ´tentado´ em testar o D2009, porém o sistema que trabalho hoje não estou conseguindo nem tirar ele do D6 para o D7 (no mínimo um grande passo, em minha opinião). Existe o uso de componentes próprios (compilados no próprio D6) e alguns de 3os. O único projeto em D7 é um stand-alone que processa NFe e utiliza o NFe-express(e só por causa do componente está nesta versão). O BD é MySQL 3.23 (prefiro o Firebird, porém é regra de negócio da compania e já peguei o projeto neste pé). Se alguém tiver dicas da possibilidade da migração sem necessidade de componentes extras, fico grato com a ajuda (mesmo que seja uma dica para migrar do D6 pro D7, também já agradeço).
P.S.1: Adriano, li seu artigo sobre MySQL, OracleXE e Firebird no mesmo projeto e vou tentar implementá-lo para testar com o FB
P.S.2: Bruno, obrigado pela dica do DelphiTour, vou tentar participar
Novamente, parabéns pelo post (todos que participaram... e é bom saber que tem muitos ainda da época em que eu frenquentava o fórum), estou de volta à ativa... e Viva o Delphi!
Gostei + 0
17/09/2008
Adriano Santos
Tem código-fonte? Compile no Delphi 2007 ou Delphi 2009. Todos os meus componentes compilaram sem nenhum problema na versão 2007.
Tem algumas aulas minhas sobre o D2007, inclusive sobre componentes de terceiros.
Qq coisa estou no ar.
Abs
Gostei + 0
22/09/2008
Xyberx
1º - Quem conhece o Delphi sabe, sempre foi uma ferramenta que nunca despertou a vontade de se aqduirir outra linguagem auxiliar, pois o mesmo era tudo(Hoje não é mais nada).
2º - A Borland sempre saiu na frente, então copiar a MS foi o fim, pra que usar uma cópia mau feita, se posso adquirir o Original (VS .Net) mais barato e com mais recursos.
3º - Faço Jogos em Delphi (No caso o Delphi 5 com DelphiX ou GlScene) até hoje, muitos muito bem aceitos, faço FrontEnd para Arcades e blablabla. Nestes 20 Anos de Experiencia, concordo plenamente com os mais experientes que disseram ´ A linguagem não diz nada, o programador diz tudo´.
Pois mesmo q tal linguagem não se faça algo mais facil que a outra, mais nunca até hoje encontrei em minhas muitas Linguagens aprendidas e usadas para programar, algo que não pudesse ser feito em outra, mesmo com mais ou menos código.
4º - Desde a Borland desistir do Delphi, as empresas que o Adquiriram, usaram um monte de merdinhas(Iniciantes formados), para colocar na linguagem, o que eles acharam que era mais recente ou melhor, mais nem sempre novo é melhor, isso jah foi mais que provado.
5º - Se a nova dona do Delphi quiser acertar a receita do Bolo, deveria ter mantido a Velha IDE(muito mais muito mais produtiva e intuitiva) para quem quiser usar, pois eles estão nos Obrigando a nos pradronizar em ferramentas MS. Se é assim então porque naum usar logo o original.
6º - Estou usando o Lazarus para migrar Apps feitas em Delphi por mim, é uma promessa muito grande para os Desenvolvedores Delphi, muito mais que o próprio Atual Delphi, jah tendo compilador para N SysOP´s, com cada vez mais adeptos, e com as correções que o Delphi precisava, naum esse monte de lixo que quiseram a qualquer custo empurrar nos programadores.
7º - A Borland sempre teve muita capacidade e criatividade, porém o Delphi tem muitas coisas a fazer ao invés de copiar a MS, poderiam ter Adcionado um compilador pra Micro-Controladores (PIC, Intel, Motorola, Atmel e etc...), componentes de comunicação Serial Nativos, Componentes para uso da Porta Paralela e coisas que sempre vão ser necessárias, mesmo que pouco, se eles perderam tempo com a Paleta Win 3.11 até o Delphi 7, pq naum perder em coisas que viram e mexem são realmente necessárias.
8º - E na era da Internet, porque algo tão Chato e complexo, porque não, como eles sempre fizeram, sair na frente, usar um código Pascal para Programar e o Compilador faz a parte dele e muda pra vc o ASM de acordo com a Plataforma de destino do Seu APP.
Isso seria sim algo novo, e não copiar a MS. Pois se eles criaram o FrameWork pra tentarem fazer algo do Tipo, não custa nada um pouco de criatividade a mais pra fazer algo melhor, não copiado.
Resumindo, o Delphi não vai morrer cedo pois ha muita coisa feita em Delphi que vai requere manutenção a final, mais que ele hoje é usado como linguagem de programação, pra mim é besteira, pq vc´s naum usam mais o Delphi e sim o .Net, no caso que vc´s levantaram, e se o Linux der uma sorte e der uma guinada, vai todo mundo ficar no saco da MS a vida toda, Lazarus pelo menos me dá mais opções q o Atual Delphi e o VS.
Gostei + 0
25/09/2008
Xyberx
Mostrou cada coisa infantil, tipo o ERwin (Chamava-mos o mesmo de E Ruim), com recursos totalmente estúpidos e mal criados, como um projetor de estatíticas futuras de tamanho de tabela, mais quase naum tem drivers nativos de bancos, com isso como saber com precisão como essa projeção funciona se cada banco tem seus Data Types, campos do Tipo Bytes podem variar de Tamanho e coisas que somente alguém realmente mal informado pode comprar tais asneiras...ri tanto que sai da palestra antes de terminar. Decepcionante se é esse o caminho que o Delphi vai tomar, realmente, preferia que o mesmo jah estive-se sepultado.
Gostei + 0
25/09/2008
Luiz Henrique
Babaseirada né, um fulano, outro ciclano...criticando uma ferramenta mundial que milhares de ´PROFISSIONAIS´ e EMPRESAS usam 24x7 sem susto, é pra acabar com a laranja mesmo.
A proposito se o palestrante for o Adriano Santos, nao o conheço pessoalmente, mas sim os seus diversos trabalhos ja reconhecidos publicamente, no meu modo de ver, melhor maneira de dizer o que faz na vida.
Nao querendo contradizer alguns, mas o Rad Studio/Delphi esta no caminho correto, isto já esta comprovado para profissionais que o usam como ferramenta e mensurado no Ranking Mundial.
http://www.tiobe.com/index.php/content/paperinfo/tpci/index.html
Penso que se fosse FREE, estaria como ambiente RAD la na primeira posicao.
Um Abraço a todos.
Gostei + 0
25/09/2008
Wdrocha
Tudo bem respeito sua opnião...mas falar mal do Delphi dessa forma e ainda continuar aq no fórum.....aq é democrático tudo bem....mas se eu não concordo com uma filosofia...eu não chego nem perto....
Flw....
Gostei + 0
25/09/2008
Wdrocha
Além do mais....um máquina com menos de 2GB não tem condições d rodar O JBoss....É tão fuleira essa tecnologia....q tem os componentes Web q já vem prontos...e ainda são ruins d usar...aq na empresa....tiveram q encapsular os mesmos....ou seja, criaram outros componentes a partir dos q já existiam....e ainda tem gerador d código pra tentar agilizar o desenvolvimento....
Mt bom usar o java....rsrsrsrs
Ou seja....já é lento desenvolver em Java com tudo isso...imagina sem isso....
E ainda tem mais....o Seam ainda encapsula algumas coisas como transação e ainda sim....é ruim....
Isso q é linguagem né XyberX????
Experiência d quem trabalhou com isso e não quer nunca mais....
Pelo menos 2 horas pra fazer uma tela d cadastro básico....
mestre detalhe nem se fala.....
E qdo a aplicação fica pronta....fica lenta pra caramba....
Tudo isso por causa da máquina virtual....prefiro o continuar no delphi e caso precise instalar minhas aplicações no linux prefiro usar Winne q é mais rápido q o Java....por não precisar d maq virtual....
Flw...
Gostei + 0
25/09/2008
Wdrocha
Faz um software em java pra algum cliente q tem um micro empresa....q não tenha maquinas potentes....
ele vai t devolver no outro dia o seu software....
melhor ainda se vc fizer pra Web....ele vai t devolver no mesmo dia....
Esse é o Java....rsrsrs
Mt bom!!!!!
Gostei + 0
25/09/2008
Wdrocha
Se for usar o jboss pra Web não esquece d baixar o pacote certinhow para a versão do Jboss q vc vai usar....senão....ele não funfa.....Isso q é tecnologia....rsrsrsrsrs
Viva o java....e sua tecnologia web......rsrsrsrs
Fica aew as dicas....rsrsrsrsrs
Gostei + 0
25/09/2008
Adriano Santos
[quote:9950eccafd=´Luiz Henrique´]...A proposito se o palestrante for o Adriano Santos, nao o conheço pessoalmente, mas sim os seus diversos trabalhos ja reconhecidos publicamente, no meu modo de ver, melhor maneira de dizer o que faz na vida.
[/quote:9950eccafd]
Andreano Lanusse pessoal. Foi o A[color=red:9950eccafd][b:9950eccafd]n[/b:9950eccafd][/color:9950eccafd]dreano que deu as palestras no Brasil quase todo. Alguns estados o Bruno Lichot que apresentou o sistema.
Gostei + 0
Clique aqui para fazer login e interagir na Comunidade :)