O javascript hoje é a linguagem mais usada no desenvolvimento?

01/02/2017

0

E aí pessoal,

Nesses meses que se passaram, vi uma coisa que me parecia uma tendência e que parece que cresceu muito hoje em dia. O domínio do javascript no desenvolvimento web. No back e no front-end.

Isso é só uma impressão minha, ou de fato isso tem acontecido?

Vejo uma gama assustadora de recursos, plugins, frameworks sendo feitos no javascript dia após dia para atenderem determinadas necessidades dos desenvolvedores.

Não sei se vale tanto a pena hoje em dia investir em linguagens como o C# e o php.

O que vocês têm a dizer? De fato o javascript tem esse domínio?
Robson Cavalcante

Robson Cavalcante

Responder

Post mais votado

02/02/2017

Olá Robson,

Então cara, não sei te dizer se é a linguagem "mais usada" no desenvolvimento hoje, até porque linguagens como php, C# e Java ainda são muito utilizadas hoje em dia.

Mas posso te dizer que com certeza o javascript hoje é amplamente utilizado.

2 termos muito populares que estão em alta são o nodejs e o angular, feitos em javascript.

Com a chegada do html5, creio que o uso de javascript se intensificou muito.

Posso te dizer que é algo muito usado, mas se é o mais usado, ai já ão sei.

Calebe Menezes

Calebe Menezes
Responder

Mais Posts

02/03/2017

Robson Cavalcante

Opa Calebe, valeu pela resposta!
Responder

02/03/2017

Rodrigo Zandonadi

Fala cara, blz?

Concordo com o Calebe... dizer que JavaScript é a linguagem mais usada pode não ser tão verdadeiro ainda, pois existe uma gama de recursos muito bons em outras linguagens, como é o caso do PHP e do JAVA.

Ainda existe muita gente com o pé atrás para recursos como o Node e o Angular, apesar de serem ferramentas incríveis. Porém, velhos habitos são difíceis de mudar, principalmente em órgãos públicos e empresas onde os gestores estão acostumados com o desenvolvimento com linguagens mais "estáveis". Não digo com isso que concordo com esta visão, até porque sou um entusiasta de Node e Angular, mas constato um fato que é realidade em muitas instituições.

Existe também o fato do mercado de hospedagem não estar preparado para plataformas como o Node. Não são muitos os hosts com planos que valem a pena para hospedar aplicações node. Lógico, temos o heroku e outros sass, mas estamos longe de soluções estáveis como temos hoje para o PHP.

No meu ponto de vista, existe um grande mercado para as demais linguagens, basta ver os classificados para nossa área. Mas não podemos negar que o JavaScript está crescendo assustadoramente, como você enfatizou, e logo poderá dominar o mundo, rs.

Bem, esse é meu ponto de vista.

Abraços!
Responder

06/03/2017

Robson Cavalcante

Opa Rodzan, beleza!

Muito obrigado pelo complemento! Muito relevante sua resposta :)
Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar