Array
(
)

O que vocês utilizam para desenvolver?

Tremonti
   - 10 jan 2006

Falae Galera, Quanto tempo...

Tenho uma dúvida.
Gostaria de saber o que vocês utilizam para desenvolver, para saber se estou atrasado...

eu uso Delphi 6 com BDE e QuickReport - Banco SQL Server

Abraços


Eixox
   - 10 jan 2006

Estimando amigo Tremonti,

A sua questão é complexa. Tudo depende diretamente das necessidades de seus clientes. Veja bem, na minha empresa usamos algumas versões do Delphi 3 - isso mesmo, Delphi 3.

De todas as versões do Delphi, ainda considero uma das melhores versões já lançadas no mercado. A Borland infelizmente entrou na onda da Corel, Microsoft e etc - uma versão por ano com licenças cada vez mais absurdamente caras.

Junto com isso, os desenvolvedores que usam aquela famosa versão ´free licenciada´ - Muitos trocam as versões e continuam usando os mesmos componentes; muitos instalam os malditos 5 CD´s da versão 2005 por causa da encrenca do .net e sequer programarão com .net. SÓ SEGUEM A MODA.

Se você está feliz e conseguindo desenvolver o que precisa para o mercado de sua região, continue nesse caminho. Não invente novos problemas que levarão um certo tempo para serem resolvidos. Dependendo, há muitas vezes a necessidade de você realizar upgrades em seu computador desnecessariamente, porque viu que instalou a encrenca do delphi 2005 - ficou com quase todo o HD cheio e o processamento foi lá prá baixo - tudo isso para ter uma dúzia de componentes novos que você mal usará.

Se o seu time está ganhando - não troque os jogadores!

Abraços


Dbergkamps
   - 10 jan 2006

Uso Delphi 7.0 Zeos Acess com MySql


Thomaz_prg
   - 11 jan 2006

Uso delphi 7 enterprise com bancos DB2, Firebird, Postgree e Access.


Raserafim
   - 11 jan 2006

uso o Delphi 7, com o banco de dados FireBird 1.5, e o componente de acesso MDO.


Weber
   - 11 jan 2006


Citação:

Delphi 6 com BDE e QuickReport - Banco SQL Server


Você tem um conjunto muito bom, exceto pelo BDE, tente substituir por um componente de acesso direto.


Adriano Santos
   - 11 jan 2006

No trabalho

[list:1aada83098]Delphi 6.0
RDPrint e PrintFast
Firebird 1.5[/list:u:1aada83098]

Em casa

[list:1aada83098]Delphi 7.0
Procuro usar o máximo de componentes como forma de estudo.[/list:u:1aada83098]


Michael
   - 11 jan 2006

Olá!

Em casa e no trabalho: Delphi 7, 2005 e em breve o 2006.

Comentando o post do colega eixox, eu não considero o Delphi 2005 ´uma encrenca´. Sabendo-se instalá-lo e configurá-lo, ele fica tão leve para se carregar quanto o Delphi 7, e compila mais rápido do que ele. Uma vez conversando com meu amigo Gustavo Chaurais, ele disse que éramos os dois únicos loucos que usam e gostam da versão 2005. :lol:

Acredito que olhando por um outro ângulo mais loucos podem surgir... ;-)

[]´s


Adriano Santos
   - 11 jan 2006


Citação:
Olá!

Em casa e no trabalho: Delphi 7, 2005 e em breve o 2006.

Comentando o post do colega eixox, eu não considero o Delphi 2005 ´uma encrenca´. Sabendo-se instalá-lo e configurá-lo, ele fica tão leve para se carregar quanto o Delphi 7, e compila mais rápido do que ele. Uma vez conversando com meu amigo Gustavo Chaurais, ele disse que éramos os dois únicos loucos que usam e gostam da versão 2005. :lol:

Acredito que olhando por um outro ângulo mais loucos podem surgir... ;-)

[]´s



Ta quase surgindo mais um louco Michael, pena que não tenho HD para ele ainda, rsrs...


Salsa
   - 11 jan 2006

Delphi 7
MySQL


Romulocpd
   - 11 jan 2006

Realmente a versão nao quer dizer nada.

Tinha o Delphi 7, instalei a porcaria do 8 e o show do 2005 porém o 2005 é mt pesado. E como não quero nada com .Net nos proximos anos eu fui e instalei o Delphi 6. Pra relatorios uso Fortes e acess a Zeos com FireBird.

Po, eu nao troco por nada! Ta perfeito meu ambiente de desenvolvimento! ATe pensei em trocar para o Delphi 7, mas para o meu tipo de aplicacao nao tem coisa melhor. Isso é mt relativo. Pra projetos web tal com certeza tem que evoluir, fora isso, que nada!

Vlw!


Rogerio_amorim
   - 11 jan 2006

- Delphi 6
- Componentes de acesso direto IB, ADO
- Firebird 1.5,Interbase 6.0 e SQL Server 2000




Rogerio Amorim


Aerreira
   - 11 jan 2006

Delphi 5 + Firebird 1.5, com IBX, Rfunc-UDF, FreeReport, RXLib, PowerPDF, Cantools, UPX, testando RDprint e mais alguns outros...


Gandalf.nho
   - 11 jan 2006

Delphi 6 Professional + Firebird 1.5 + IBX


Felipeaj
   - 11 jan 2006

Delphi 7 + Zeos + Rave + PostgreSQL


Jairroberto
   - 11 jan 2006

Olá, pessoal!

Uso Delphi 6. Comprei o 8 há 2 anos, mas a demanda dos meus clientes por .NET só está começando agora. Tenho 2 projetos em Delphi 2 com Paradox que não migrei pro 6 por causa do trabalho penoso de converter os relatórios mais complexos do QuickReport 2 pro 3, mesmo com a ajuda do conversor. Devo adquirir o Delphi 2006 até o final do mês.

Nos dados uso BDE com Paradox, nos projetos mais antigos, DBISAM, em alguns projetos ´portáteis´ porque a atualização das estruturas das tabelas integrada ao aplicativo é incomparável em relação a qualquer outro banco, e DBX com Firebird 1.5 desde o seu lançamento. Optei pelo DBX depois de muitos testes com outras tecnologias de acesso ´mais direto´ (IBX, IBO, UIB, etc.). Percebi que a peformance no acesso aos dados depende muito mais da estrutura do aplicativo do que dos componentes utilizados, além disso, perde-se muito em compatibilidade no Delphi quando saímos do TDataSet, que é ótimo, e o conjunto SQLDataSet -> DataSetProvider -> ClientDataSet é perfeito. Esse foi um dos motivos de não optar pelo IBO e UIB. O IBX me prende ao Firebird/Interbase, o que também não é aceitável nos dias atuais.

Para os relatórios cansei do QuickReport. Adquiri o FastReport depois de muita pesquisa e muitos testes. É a melhor ferramenta, na minha opinião, para relatórios gráficos e matriciais. Tem uma versão CGI (Server) para servir relatórios via web e também uma versão COM+ (Studio) que, pelo que tenho acompanhado pelos newsgroups de usuários internacionais, funciona muito bem em .NET, até com VB.

Tremonti, sugiro também que você abandone o BDE. Esse sim, influencia negativamente na performance. Avalie outras opções e faça sua própria escolha.


Um abraço,
Jair Roberto Silva


Bruno Belchior
   - 11 jan 2006

Amigo, utilizo o delphi 2005 em conjunto com dbExpress e Firebird 1.5, e essa dupla eu já utilizava no delphi 7. Quanto à lentidão do 2005, realmente para quem não utiliza .NET é meio chato esperar a inicialização, porém existe um aplicativo que cria um atalho que inializa o delphi sem o .NET (ou win32 de acordo com a inicialização), sendo assim para iniciar o programa é mais leve que no delphi. O nome e link não me lembro mas foi aqui mesmo no fórum que me informaram...


Martins
   - 11 jan 2006

Eu uso:

Delphi 6 + Firebird 1.5 + DBX + RXLib + BmsApiHook + Cooltray

outras vezes uso

Delphi 6 + Access + ADO + RXLib ou Delphi 6 + Interbase + IBX + RXLib.

Depende muito do q vou escrever.

Espero escrever alguns código com Delphi 2005, mas por enquanto vou ficar mesmo com 6.


Titanius
   - 11 jan 2006

No trabalho:
Delphi 7 Ent. + IBX
Delphi 2006 Architect (escreve assim mesmo? :shock: ) + ClientDataSet+DBExpress (Applicação DCOM).

Em ambos: Firebird 1.5
Delphi 7: ReportBuilder
BDS 2006: FreeReport (Ainda não consegui o ReportBuilder pra BDS2006 :( )


Em casa
A mesma coisa do tralho, porém uso mais o delphi 7 pois tem componentes que não existem pra bds2006, mas pretendo usar o BDS2006 em todos os casos..


Não querendo ser do contra, emuito menos gerar discussão, mais não acho modismo trocar de versão, pode ser que 90¬ dos meus clientes precisam de um sistema, que daria pra ser feito no Delphi 5, mas eu - particularmente - gosto de avanços, e por isso gosto de estar sempre na última versão do delphi, vocês viram como o 2006 é bom? poutz... quem o uso não volta pra nenhuma versão.. ele é muito leve, compila numa rapidez que só vendo... e como o amigo Adriano Santos (acho que foi ele mesmo) disse: quanto mais evoluido for o compilador melhor... ele gerencia muito melhor o codigo... eu simplesmente adorei o 2006, com relação ao 2005 (que ao meu ver foi um tiro no pé)..

A única coisa que eu não gostei mas parece ser tedência para as versões futuras, é a barra de componentes no estilo VB... ficando do lado esquerdo, muito ruim... preferiria como no Delphi 7 mesmo... muito melhor..

Tá ai minha humilde opinião...

[]s a todos...


Aerreira
   - 11 jan 2006

Acho que todo mundo gostaria de andar Up-To-Date com o Delphi, usando sempre a última versão top de linha. Mas não acredito que todos aqui possam dispor de exatos R$6.870,00 todo ano para atualizar seu Delphi! Ou será que a galera por aqui está andando de delphi pirata...


Jairroberto
   - 11 jan 2006

Olá, Adriano!

Uso a versão Professional e considero o investimento, no meu caso, bi-anual (compro somente as versões pares, desde o Delphi 2) muito barato para a capacidade de retorno do produto. Investimentos em hardware e ferramentas de desenvolvimento são fundamentais para esse ramo de atividade. Deve-se sempre separa um percentual do faturamento mensal para garantir esses investimentos. Não dá para sobreviver no mercado sem isso.

Nunca precisei utilizar conexões remotas, o que seria um motivo importante para adquirir versões mais caras do Delphi, mas se tivesse precisado teria cobrado o suficiente para garantir a aquisição e manutenção da versão necessária. Além disso, conheço alguns desenvolvedores que compraram a versão Enterprise ou Architect sem precisar das características que as diferenciam da Professional. Puro desperdício. Talvez alguns tenham que rever a sua política de preços, outros as suas reais necessidades, mas não dá para ficar programando em Delphi 2, sem ´Shift+Ctrl+C´, ´Find in files...´, etc. (claro que isso é só um exagero que facilita a comparação com a maioria, que parece estar usando D6 ou D7, afinal o D2006 possui muito mais recursos que o D6 e que influenciam diretamente na nossa produtividade).

Parece óbvio que eu concordo com o ´titanius´. Faço upgrade a cada 2 anos para facilitar o meu trabalho, e também por isso uso pouquíssimos componentes de terceiros. Os do Delphi são ótimos, todos customizáveis. Além destes uso alguns freeware com fontes, que eu mesmo posso atualizar a cada troca de versão, e dois pagos, DBISAM e FastReport3.


Um abraço,
Jair Roberto Silva