override overload virtual ... Duvidas

27/03/2006

0

na secção interface de um form escrevi a titulo de experiencia as seguintes classes

type
 TAnimal =class
private
 function Voice:String;Virtual;
end;

type
 TDog =Class(TAnimal)
private
 function voice:String;Overload;
 function Voice(indice:integer):String;Overload;
 end;

type
TCat=Class(TAnimal)
 function voice:String;Override;
end;


e na parte implementation:

{ TAnimal }

function TAnimal.Voice: String;
begin
result:=´Sou um Animal´;
end;

{ TDog }

function TDog.voice: String;
begin
result:=´Sou um cachorro´;
end;

function TDog.voice(indice: integer): String;
begin
case indice of
0:result:=´Sou um cachorro manso´;
1:result:=´Sou um cachorro bravo´;
end;
end;

{ TCat }

function TCat.voice: String;
begin
result:=´Sou um gato´;
end;


declarei ainda uma variavel MyAnimal , logo abaixo da secçao implementation

implementation

{$R *.dfm}

var
MyAnimal:TAnimal;


Nesse formulario tenho cinco botoes cujo os nomes são bem sujestivos :

procedure TForm1.CriarAnimalClick(Sender: TObject);
begin
MyAnimal:=TAnimal.Create;
end;


procedure TForm1.CriarCachorroClick(Sender: TObject);
begin
MyAnimal:=TDog.Create;
end;


procedure TForm1.CriarGatoClick(Sender: TObject);
begin
MyAnimal:=TCat.Create;
end;


//Chama o metodo
procedure TForm1.metodoVoiceCachorroClick(Sender: TObject);
begin
showmessage(Tdog(MyAnimal).voice);
MyAnimal.Free;
end;


/chama o método
procedure TForm1.MetodoVoiceCatClick(Sender: TObject);
begin
showmessage(Tcat(MyAnimal).voice);
MyAnimal.Free;
end;



Ate ai tudo bem ...
Executar o MetodoVoiceCatClick sem ter instanciado o Objeto..Isto é , sem ter ´criado´ o MyAnimal :arrow:

[b:3b5de355dc]Obtenho um ERRO... De Acesso ... Como deveria[/b:3b5de355dc]

[b:3b5de355dc]a dúvida é... Ao executar evento Onclick do botão metodoVoiceCachorroClick eu não obtenho nenhum ERRO ???? parece que esse métodos ja estão alocados na memoria do computador ????
eu não precisei instanciar a variavel MyaNIMAL para executar esse métodos da Calsse TDOG ??? [/b:3b5de355dc]

[color=darkblue:3b5de355dc][b:3b5de355dc]porque dois pesos e duas medidas ??? [/b:3b5de355dc][/color:3b5de355dc]

Obrigado...


Marco Salles

Marco Salles

Responder

Posts

27/03/2006

Ipc$

Ao que parece, o Delphi criou uma class function de voice.


Responder

27/03/2006

Massuda

[quote=´Marco Salles´]eu não precisei instanciar a variavel MyaNIMAL para executar esse métodos da Calsse TDOG ??? [/b]Tenho a impressão que, dependendo da ordem de execução, seu programa pode dar erro tanto em metodoVoiceCachorroClick como em MetodoVoiceCatClick.

Alguns erros que podem ocorrer...[list:c79190befb][*:c79190befb]Executar MetodoVoiceXxxClick sem ter chamado CriarXxxClick deve dar um AV[*:c79190befb]Executar MetodoVoiceXxxClick duas vezes seguidas [i:c79190befb]pode[/i:c79190befb] dar um AV[*:c79190befb]Executar CriarXxxClick seguindas vezes [i:c79190befb]pode[/i:c79190befb] deixar memória sem liberar[/list:u:c79190befb]

Com relação à classe TDog, nela você redeclarou o método Voice de modo que esse método não é mais virtual (faltou um override). Como esse método não é mais virtual, ele passa a ser um endereço fixo na tabela de métodos da classe, de modo que, na minha opinião (não testei) você não depende de ter um objeto para acessar a classe.


Responder

27/03/2006

Marco Salles

Ao que parece, o Delphi criou uma class function de voice.


Quem criou tudo foi eu..

Com relação à classe TDog, nela você redeclarou o método Voice de modo que esse método não é mais virtual (faltou um override).


Fiz isto propositalmente....

Como esse método não é mais virtual, ele passa a ser um endereço fixo na tabela de métodos da classe,

é o que tudo indica , mas é estranho, porque supondo que a classe tenha outros métodos virtuais ou overrides , teremos nesta classe , algumas definiçoes fixas e outra que serão criadas quando o objeto for instanciado ???

de modo que, na minha opinião (não testei) você não depende de ter um objeto para acessar a classe.


Eu testei e é sobre isto que levanto esta dúvida

[b:53ea0b122b]Sera , <tb não testei> que se tiver pelo menos um método Virtual(Ou Override) nesta Classe(TDog) seje suficiente para que todos os outros métodos , não sejam mais carregados na memória (com endereço fixo)
?????????[/b:53ea0b122b]


Responder

27/03/2006

Massuda

[quote:2df5eb22bd=´Marco Salles´]...porque supondo que a classe tenha outros métodos virtuais ou overrides , teremos nesta classe , algumas definiçoes fixas e outra que serão criadas quando o objeto for instanciado ?[/quote:2df5eb22bd]Sim. Métodos virtuais só podem ter seu endereço determinado em tempo de execução. Sem isso, não teria como polimorfismo funcionar.

[quote:2df5eb22bd=´Marco Salles´]...se tiver pelo menos um método Virtual(Ou Override) nesta Classe(TDog) seje suficiente para que todos os outros métodos , não sejam mais carregados na memória (com endereço fixo)?[/quote:2df5eb22bd]Todos os métodos estão na memória e tem endereço fixo. O que acontece é que cada objeto tem uma tabela que diz qual método dinâmico/virtual deve ser usado; para os métodos estáticos (sejam eles da classe ou do objeto) essa tabela não é necessária. No seu caso, como você fez Voice ser um método estático não está sendo necessário usar a tabela de métodos virtuais não precisa ser consultada.

Agora, Delphi tem alguns furos na implementação de POO... um deles é esse que seu código está demonstrando, ou seja, acessar um método estático através de um objeto nil. Outras linguagens não permitem isso e conceitualmente esse é o comportamento correto.


Responder

27/03/2006

Ipc$

Neste caso, me parece que quando se faz:
function Voice: String;
é o mesmo que:
class function Voice: String;



Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar