Performance no SQL Server

01/07/2014

0

vamos discutir sobre performance no SQL Server, 2005, 2008 R2, 2012 e 2014 incluindo suas edições, vamos reunir o maximo de informações e duvidas!!!

tenho uma duvida quanto a divisão de tabelas ou arquivos de bancos de dados, em um unico HD sendo particionado é possivel ter algum nivel de performance?
Roniere Almeida

Roniere Almeida

Responder

Posts

03/07/2014

Mariana Carvalho

Chamei de método porque não me ocorreu outro nome... =D
Eu quis me referira a isso de particionar o HD e separar os dados mais antigos dos atuais...


sobre isso, queria ter a certeza, se isso ajudaria ou não.


Roniere, perguntei a um amigo, ele me deu a certeza de que particionar o hd não melhora em nada, pois se está apenas dividindo o hd, em outras palavras, no hd existe o disco interno e apenas uma unica "agulha" para percorrer todo o hd.
Responder

03/07/2014

Roniere Almeida

muitissimo obrigado Mariana, pensando assim é mais que logico isso. valeu mesmo.
Responder

03/07/2014

Isaac Jose

Chamei de método porque não me ocorreu outro nome... =D
Eu quis me referira a isso de particionar o HD e separar os dados mais antigos dos atuais...


sobre isso, queria ter a certeza, se isso ajudaria ou não.


pessoal. referente a essa questao de particionamento do mesmo disco.
ex.. temos dois shemas... manutencao e producao.

o manutenção e o producao tem quase o mesmo volume de informação e acessos.

entao se temos um disco de 10 T nao dividido teoricamente ele vai jogar tudo aleatoriamente manutencao e producao.

se dividir o mesmo 5 T para manutencao e 5 T para producao de cara a intrucao tem teoricamente -50% a percorrer legal.
agora vamos imaginar que a informacao esta em uma parte do particionamento bem no final. enquanto sem o particionamento vc tem uma determinada informacao que esta logo no inicio qual sera mais rapido?
para mim essa visao é muito relativa com n fatores como organizacao de dados volume dos mesmo etc.

outro ex... temos duas consultas a fazer uma em cada shema que por sua vez estao particionados... como a leitura podera ser mais rapida
se a parte fisica de leitura do hd é uma so ?
abs
Responder

03/07/2014

Roniere Almeida

não entendi Isaac. abs?
Responder

03/07/2014

Marisiana Battistella

To aqui acompanhando...
Gostei das informações! Obrigada!
Responder

03/07/2014

Roniere Almeida

Marisiana, esse processo é igual com Oracle de performance
Responder

04/07/2014

Marisiana Battistella

Eu acho que em teoria as técnicas são iguais ou semelhantes, o que muda é forma como se trabalha em cada banco devido as particularidades da linguagem e até das ferramentas que são utilizadas.
Me corrijam se eu estiver errada...


Segue um artigo interessante sobre o Oracle: Analisando Desempenho de Consultas Utilizando Oracle SQL Developer
Responder

04/07/2014

Marisiana Battistella

Como boa prática para os desenvolvedores é importante sempre analisar o plano de execução do SQL para verificar o desempenho dele. ( [url:descricao=Analisando o Plano de Execução para tunar instruções SQL]http://www.fabioprado.net/2011/03/analisando-o-plano-de-execucao-para.html[/url] )
Nesse plano aparece o custo de execução do SQL para o banco de dados. Assim se tem indices que deveriam ter sido utilizados, mas não foram incluidos na instrução, o custo de execução daquela instrução provavelmente vai aumentar, gerando uma demora na execução do mesmo.
Responder

04/07/2014

Marisiana Battistella

Como boa prática para os desenvolvedores é importante sempre analisar o plano de execução do SQL para verificar o desempenho dele. ( [url:descricao=Analisando o Plano de Execução para tunar instruções SQL]http://www.fabioprado.net/2011/03/analisando-o-plano-de-execucao-para.html[/url] )
Nesse plano aparece o custo de execução do SQL para o banco de dados. Assim se tem indices que deveriam ter sido utilizados, mas não foram incluidos na instrução, o custo de execução daquela instrução provavelmente vai aumentar, gerando uma demora na execução do mesmo.
Responder

04/07/2014

Roniere Almeida

essa IDE utilizada no primeiro artigo é gratuito?
Responder

04/07/2014

Marisiana Battistella

A SQL Developer é gratuita e pode ser utilizada para desenvolvimento, administração, modelagem e migração de dados no Oracle.
Esta matéria apresenta um conteúdo interessante sobre ela [url]http://imasters.com.br/artigo/19522/oracle/oracle-sql-developer-instalacao-configuracao-personalizacao-e-atualizacao/[/url]
Responder

04/07/2014

Roniere Almeida

depois irei fazer a instalação do Oracle Express na minha maquina, tinha um aqui apenas em uma VM, as vezes acho complicado tentar iniciar os estudos com algo que nunca contato, nem na faculdade, onde apenas falaram "existe um sgbd chamado oracle".
Responder

05/07/2014

Marisiana Battistella

Está certo! É difícil de aprender sem praticar por mais que se possar relacionar, por exemplo, com outro SGBD pois cada um tem suas particularidades.
Responder

05/07/2014

Roniere Almeida

verdade, o que conheço "melhor" é o SQL Server, em seguida MySQL(basicão) e Postgree...quase "nulo" meu conhecimento. hehehe
Responder

06/07/2014

Marisiana Battistella

=) Se quiser uma dica, no youtube tem videos com passo a passo de como instalar o Oracle...
Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar