Presença constante do cliente durante a codificação do projeto?

21/01/2019

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Na XP os cliente fazem parte do processo de construção do software, algumas vezes integrando a equipe de desenvolvimento (a cadeira do cliente vem para a software house), algumas recebendo os devs em seu próprio ambiente de trabalho (os programadores movem as suas cadeiras para o escritório do cliente). Nessa dança das cadeiras quem ganha é o projeto com evoluções constantes e mudanças precisas.

Eu já ouvi e participei de momentos durante o levantamento de requisitos em que cliente e programadores se reuniam, mas nunca como uma mesma equipe, como propõe a XP. Como vocês essa prática? Vocês já trabalharam dessa forma? Tem alguma experiência sobre essa troca ser positiva?
Estevão Dias

Estevão Dias

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21/01/2019

Então...Também trabalho com metodologia ágil e das duas formas citadas por você tendem a ser muito produtivas...Só não concordo muito com os desenvolvedores irem pro ambiente de trabalho do cliente...na minha opinião quem deveria fazer isso é o analista de negócios/analista de requisitos, pois são eles quem entendem e especificam pros desenvolvedores o que tem que ser feito...

Novamente na minha opinião, os desenvolvedores não devem se "desconcentrar" com as solicitações do cliente, que tendem a ser em grande número (pode acreditar, te falo por experiência própria...rs)

Espero ter ajudado!

Ana Lichirgu

Ana Lichirgu
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21/01/2019

Hélio Devmedia

Pela minha experiencia, os clientes, de modo geral gostam muito de participar de um desenvolvimento de software, ver a evolução do mesmo e ver suas idéias sendo implementadas neles, e principalmente, gostam de ostentar quando encontram erros específicos no sistema, erros que não seriam encontrados normalmente sem um olhar ou análise mais crítica.

Esta posição de o cliente gostar de ficar próximo aos desenvolvedores é extremamente saudável para ambos já que encaminha para a entrega de um produto de qualidade. No link https://www.devmedia.com.br/view/viewaula.php?idcomp=33760 encontra-se um video no acervo que fala bem detalhadamente sobre este aspecto do cliente mais participativo pregada pela XP.

Um outro aspecto dentro desta pergunta é o fato de que as profissões de analistas de negócio, sistemas, domínio e analista de requisitos estão com seus dias contados. O aumento de novos programadores a cada ano, a democratização de cursos na área de TI, juntamente com a necessidade de se entregar um produto de qualidade cada vez mais rápido tem exigido que os programadores também entendam de competências que antes eram somente reservadas aos analistas, consultores e arquitetos de software. Assim, o papel do programador máquina que se dedica exclusivamente a implementar códigos baseados em requisitos impressos está completamente desaparecendo e surgindo o programador multi-especialista, que pode incluir até capacidade de gerencia, vendas e RH.

Abaixo segue o curso completo e detalhado do acervo sobre eXtremme Programming:
https://www.devmedia.com.br/curso/curso-extreme-programming-xp/429
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