Procedimento para cadastrar produtos com código de barras

28/08/2014

0

Bom dia!

Estou iniciando o cadastro dos produtos da minha loja em um sistema simples, é uma Empresa de roupa íntima.

Minha dúvida, estou cadastrando cueca da marca x. Eu tenho 50 cuecas pretas da marca x, percebi que apesar de ser a mesma marca, mesma cor e mesmo tamanho, ela tem código de barras diferentes!

Porque o código de barras é diferente se o produto é o mesmo?
Eu tenho que cadastrar código por código, mesmo para produtos iguais?

A pergunta é bem iniciante, mas é a primeira vez que trabalho com isso.

Agradeço qualquer auxilio.
Hermes Alves

Hermes Alves

Responder

Post mais votado

02/09/2014

Muito bom os comentários do Lucas e do Alex!
Vou compartilhar um exemplo de caso de uso:
Trabalhei em uma indústria onde era realizado o controle por unidades de todos os produtos produzidos. Por exemplo, o produto X pertencia a o lote A e tinha uma data de validade dd/mm/yyyy e esse lote produzido rendeu 100 unidades que possuem um código de barras sequencial.
Assim era possível saber para que cliente foi entregue cada unidade produzida, pois os códigos eram lidos um a um no momento em que erra realizado o carregamento para a entrega do produto.

Porém, em um supermercado, por exemplo, eram utilizados os códigos de barras do produto que era emitido pelo fornecedor.

Então, como são vários casos, eu acho q o melhor a fazer é estudar a necessidade do negócio de acordo com o ramo de atividade e analisar com o cliente as possibilidades de controle que ele quer vir a ter. Porque eu digo isso? Porque se modelar a estrutura de uma forma simples e que não permita uma alteração fácil caso o cliente peça algo mais complexo, vc poderá vir a ter um grande retrabalho futuramente.

Espero ter contribuído..

Marisiana Battistella

Marisiana Battistella
Responder

Mais Posts

01/09/2014

Hermes Alves

Pergunta muito básica?
Responder

01/09/2014

Marisiana Battistella

Não sei se vou te dar a resposta mais correta, mas deve ser porque o lote de fabricação é diferente.
Geralmente, quando os produtos são produzidos, eles são produzidos em lotes, como por exemplo, a cada 100 unidades fecha um lote. Então, para cada lote é gerado um código diferente que é utilizado para identificação do mesmo.
Quando se trata de produtos alimentícios, por exemplo, para cada lote são realizadas analises e verificações da qualidade do produto. Se ocorrer algum erro de fabricação ou alguma alteração do produto, o lote todo deve ser recolhido e pra isso deve existir um meio de diferençar as unidades produzidas.
Não sei se consegui explicar da melhor forma...
Responder

01/09/2014

Hermes Alves

Explicou muito bem. Obrigado pela resposta.

Então vou ter que cadastrar os produtos repetidamente por possuírem código de barras diferentes?
Responder

01/09/2014

Lucas Rocha

é diferente pois o código tem que ser diferente rsrs..

por ex: eu utilizo o code 39 no código de barras que gero na empresa.. aceita tanto escrita como numeros..

o código de barras nada mais é que um código do produto que facilita pra que o usuário não tenha q digitar o código toda vez..

a dica que eu dou é criar padrão aos códigos por ex:

CUECA000001PR: seria a 1° cueca preta..
CUECA000002PR: seria a 2 cueca preta
CALCIN000001BR: seria a 1° calcinha branca..

Ai o que voce pode fazer um ComboBox que seleciona o produto por ex: CUECA PRETA TIPO 1 (que joga um valor pra variavel tipo string CUECA0000001PR) ai um contador
que varre o banco de dados e adiciona +1 no "0000001" para cadastro de produtos novos.. e o PR que seria a cor (preta leva PR para string, branca leva BR para a string)..

Fiz assim na empresa e deu bastante certo.. caso tenha mais duvidas eu esclareço..
Responder

01/09/2014

Hermes Alves

Bom dia Lucas,

Eu já tenho o sistema de cadastro de produtos com código de barras.

O que está dificil de compreender é que se o produto é o mesmo modelo, marca e cor, porque um código de barras diferente?

E serei obrigado a cadastrar (5mil itens iguais) por possuírem o código diferente?

Estou pensando em gerar o código de barras na empresa e sair etiquetando tudo.
Responder

01/09/2014

Lucas Rocha

Bom dia Lucas,

Eu já tenho o sistema de cadastro de produtos com código de barras.

O que está dificil de compreender é que se o produto é o mesmo modelo, marca e cor, porque um código de barras diferente?

E serei obrigado a cadastrar (5mil itens iguais) por possuírem o código diferente?

Estou pensando em gerar o código de barras na empresa e sair etiquetando tudo.


então cara o certo é ter um código de barras diferente pra cada produto.. MÁS se voce quiser da pra amarrar o código de barra a todos os produtos.. que na verdade é isso que voce quer que por ex o código de barra

12346789 sejam todas as cuecas pretas e o 1234567810 sejam todas as brancas..


O mais correto a fazer é você mesmo gerar o seu próprio código de barras que nem eu fiz aqui na empresa..

voce utiliza software pra gerar o codigo de barras ou cria ele e joga num relatorio pelo Crystal Reports por ex. ?
Responder

01/09/2014

Hermes Alves

Lucas, você ajudou muito.

Então a notícia é triste mesmo, vou ter que etiquetar 5 mil produtos.

Eu fiz um gerador em php: http://ean13.softagon.com.br/ Mas acho que o software lá tem esse gerador embutido.

Obrigado!
Responder

01/09/2014

Lucas Rocha

Lucas, você ajudou muito.

Então a notícia é triste mesmo, vou ter que etiquetar 5 mil produtos.

Eu fiz um gerador em php: http://ean13.softagon.com.br/ Mas acho que o software lá tem esse gerador embutido.

Obrigado!


De nada cara.. hehe o mais certo a fazer é isso mesmo que ai voce terá total controle sobre os produtos e o estoque etc..
Responder

01/09/2014

Alex Lekao

Ola Bom dia!!!

Ia comentar da outra vez, mas acabei "perdendo de vista" o post.

O codigo de barra eh muuito importante, principalmente aquele que vem do Fabricante, porque ele identifica origem(pais), tipo, subtipo, etc.

No caso existem acordos internacionais de utilizacao destes codigos que identificam os produtos internacionalmente, o EAN 13 que eh o mais comum e utilizado no Brasil, segue um padrao de 13 digitos e mais um digito verificador, alguns paises utilizam codigos diferentes, ex: EUA e Canada.

Vc pode adotar o tipo de codigo ou padrao que vc achar melhor para identificar o seu produto internamente, controle unico e exclusive seu, e/ou utilizar o codigo do fabricante que em tese eh o mesmo em todas as cadeias produtivas.

Aqui na empresa onde trabalho fazemos uso de Dois o do fabricante, cadastrado em todos os produtos, exceto alguns que nao o tenham por um motivo ou por outro, e o nosso, que representa a nossa codificacao interna, que todo software tem.

Vou postar abaixo algumas coisas sobre o Codigo de Barras, EAN, encontrado no Wikpedia, lembrando que Wikipedia nao eh tao confiavel assim, mas boa parte daquilo que tem nele o conteudo eh bom e verdadeiro.

EAN13
Codigo de Barras
[url:descricao=Como funciona o código de barras?]http://mundoestranho.abril.com.br/materia/como-funciona-o-codigo-de-barras[/url]
[url:descricao=CÓDIGO DE BARRAS]http://www.gs1br.org/main.jsp?lumChannelId=40288176383AC689013847EF03635302[/url]

Boa Leitura.

Espero ter ajudado.

Abraco.
Responder

09/09/2014

Alex Lekao

Legal Marisiana,

O codigo de barras atualmente eh utilizado para varias coisas, uma delas controle interno e de automacao, e como ele eh de uso internacional tbm, ele indica origem e deve ser registrado tbm para uso.

Entao se for pensando em controle interno e de automacao, eh tranquilo(acredito eu) e vc pode usar um padrao que identifique unicamente o produto, ai se ele tem variacoes que sugerem codigos de barras diferentes, vc usa o codigo interno para dar entrada e saida.

No sei se confundi as coisas agora ou se ajudei. rsrsr

Abraco.
Responder

09/09/2014

Marisiana Battistella

Não confundiu Alex... =)
Tudo depende do ramo de atividade do cliente, pois para cada um tem particularidades. Eu acho que nem tudo pode ser definido como padrão único a ser aplicado em qualquer cliente.
Responder

26/11/2015

Jorge Edson

tambem estou passando pelo mesmo problema e gostaria muito de saber... ja teve alguma solução?
Responder

26/11/2015

Jorge Edson

pocha ninguem respondeu?? Os forums daqui deviam ser mais movimentados
Responder

26/11/2015

Jorge Edson

isso parece ser bem extensivo ao meu ver... mas talvez pq nao estou entendendo direto
Responder

26/11/2015

William

pocha ninguem respondeu?? Os forums daqui deviam ser mais movimentados


Colega LebenDeveloper, fóruns são colaborativos e dependendo da semana a dúvida pode ficar sem resposta mesmo, temos semanas em que dúvidas em PHP são respondidas com mais frequência, outras semanas Delphi tem mais audiência, mas tudo isso é variável e depende muito do tempo e disponibilidade que os profissionais tem para ajudar!

Os tipos de usuários também são diferentes, temos alguns casos:
- Profissionais que atuam na área e quando tem tempo passam pelo fórum e respondem algumas dúvidas
- Alunos em geral que frequentam diariamente e tentam ajudar com o conhecimento que possuem
- Usuários que fazem o cadastro, respondem uns 10 tópicos antigos e nunca mais voltam para fórum
- A grande maioria que acessa somente para pesquisar e raramente responde alguma coisa
Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar