Array
(
)

Qual a melhor formar de trabalhar com ASP.NET MVC 5

Randrade
   - 09 dez 2014

Olá galera, venho assistindo videos, lendo artigos e conversando com amigos. Porém de tanto pesquisar, vi que vários programadores trabalham de formas diferentes, e vi duas que intrigou, e queria a opinião de vocês para saber qual a melhor forma de trabalhar.
1ª Forma:
Nesta primeira forma, as regras de negócio ficam todas no Projeto MVC( controller), e é até ensinado pela microsoft assim( quando vemos videos na Virtual Academy).

2ª Forma:
Nesta segunda forma, é separado as entidades e as regras de negócio em outro projeto, por meio de interfaces e classes( context e repository), e no projeto Mvc, é realizado apenas a referenciamento e algum complemento se necessário.

No próprio DevMedia possui 2 cursos, cada um ensinando de uma forma diferente.
E por meio disso, gostaria de saber qual a melhor forma, ou a "Forma Correta", isto se houver, de trabalhar.

Joel Rodrigues
   - 09 dez 2014

Não existe forma correta, ou melhor forma, o que existe é a forma mais adequada a cada situação.

Se você vai fazer um projeto simples, que provavelmente só você irá mexer, não vejo problema em fazer da primeira forma, e você terminará até mais rápido.

Mas se você vai fazer um projeto grande, com a possibilidade de divisão em módulos, com várias pessoas trabalhando nele, uma estrutura mais bem elaborada pode tornar o código mais escalável, mas fácil de fazer modificações, adicionar funcionalidades e reaproveitar as existentes.

Se você já fez um projeto de um jeito e percebeu que ele começou a ganhar novas proporções e a estrutura atual está começando a dificultar a expansão, nada impede de você rever seu projeto e reestruturá-lo.

Devemos sempre pensar na melhor forma de desenvolver um novo projeto, mas também não podemos cometer um erro chamado "Excesso de Engenharia", em que projetamos algo grande demais para resolver um problema pequeno, que não tornava necessária a aplicação de tantos recursos e tempo.

Recentemente, aqui na empresa, me passaram uma análise incorreta de um sistema que precisava ser desenvolvido. Me passaram uma ideia de que a aplicação cresceria logo, que precisaria facilitar a integração com outras, etc, etc, etc...gastei um tempo, desenvolvi um web service para expôr uma interface simples de acesso aos dados, uma camada de domínio separada e uma aplicação MVC para funcionar como front-end, consumindo os dados através do web service, que seria o ponto comum de integração. Uma vez desenvolvida a aplicação, percebi que não tinha nada de complicado, que no fim das contas é uma aplicação isolada, praticamente de duas páginas (uma consulta e um cadastro), que dificilmente vai ser integrada com alguma coisa e manutenções simples passaram a requerer mais esforços do que deveriam ser necessários. Ou seja, pequei por excesso devido a uma análise mal feita e precipitada.

Espero ter ajudado. Um abraço.

0
|
0

Randrade
   - 09 dez 2014

Joel, você sanou minha dúvida.

Estou com o mesmo caso que você citou em seu exemplo, e sei como fazer com base em seu experiência.

Obrigado por postar, realmente era o que eu precisava

0
|
0