GARANTIR DESCONTO

Fórum Quanto cobrar em um software? #469580

10/02/2014

0

Salve galera!
Estou a desenvolver um software que é basicamente um Sistema de Pedidos para Restaurante.
Resumo: O garçom irá atender um cliente em posse de um smartphone ou tablet, a partir deste ele irá criar e alimentar um pedido, para posteriormente ser enviado para uma impressora direto na cozinha.

Requisitos: O sistema deverá ser alimentado por uma aplicação desktop (cadastros e alterações), e deverá também ter clientes em iOS e Android (criar pedidos).

Minha dúvida: Quanto cobrar em um sistema desses, levando em conta Implantação + Mensalidade?

Obs: Sou do interior de minas, mas se puderem dar também opinião de preços em capitais e também no interior eu agradeço.

Desde já fico grato a todos os colaboradores!
Lg Embarcadero

Lg Embarcadero

Responder

Post mais votado

15/10/2016

Depende muito.
Um conta basica que você pode fazer é a seguinte.

Salario mensal que gostaria de receber ou que acha que vale o seu serviço, divide esse valor pela horas de um mes, calcule mais ou menos o tempo do projeto e acrescente um over sobre ele.
Por exemplo:

Salario Mensal : R$ 5.000,00 + 8% (FGTS) + (1/12 13Terceiro) + (1/3 Salario Ferias)
=> 5000 + 400 + 416 + 137,50 => 5.953,50 / 160 (Qtde de horas de um mes) => 37,50 (Valor da hora/trabalho) + 75% = 65,11

Agora faça um calculo mais ou menos de horas que vai gastar e faça as contas.
Num projeto desse no minimo
Analise : 40 horas
Desenvolvimento: 240 horas
Testes: 80 horas
Total de Horas: 360 horas
Preço a cobrar: 360 * 65,11 => 23.439,60

Essa é uma forma que faço para calcular o preço de algum serviço para meus clientes.

Tone Costa.

Tone Costa.
Responder

Gostei + 8

Mais Posts

13/02/2014

Alex Lekao

eh cara...

mas eh complicado... ate chegar o ponto de cobrar um valor consideravel... leva muito tempo...

acho que pelo menos uns 10 anos. rsrsr
Responder

Gostei + 0

13/02/2014

Lg Embarcadero

Vou ser realista!
Aqui na região, softwares de medio porte (não erp) o pessoal cobra em media um salário minimo a mensalidade...
E aí?
Responder

Gostei + 0

13/02/2014

Roniere Almeida

é muito dinheiro.

existem grandes empresas desenvolvedores que dominam essa parte, ERP?
Responder

Gostei + 0

13/02/2014

Fernanda Acacia

Alex, os preços atuais são esses mesmos?
Responder

Gostei + 0

13/02/2014

Leandro Chiodini

Boa tarde galera,
Os preços são esses que o Alex passou, conheço caso como atuo em Blumenau Polo do Software, aqui tem empresas que são ai bastante grandes, os valores podem passar e muito de 500 mil, afinal um ERP não é um software que se desenvolve em um mês nem em meio ano, e sim leva muito tempo para desenvolver um ERP grande.. com todos os conceitos de um software que se propõe a abranger toda a empresa, pois é isso que um ERP é, um sistema integrado.

Enfim sei de casos que passam da casa de milhão para implantação, mais claro que não somente a licença, mais toda a consultoria de negócio e de implantação.
Porem pra um começo eu acho que deveria ser meio que um acordo mesmo como foi citado a cima, ninguém pode começar praticando um preço de uma empresa TOP da sua cidade, vai cair obviamente por tudo que foi dito acima, confiabilidade, visibilidade da empresa, etc.

Uma boa prática, é determinar o valor da hora do desenvolvedor, e se basear nisso, a usei 3 mil horas pra desenvolver, então o valor vai ser a hora do desenvolvimento, mais uma gordurinha de analise.. e pode se aplicar um fator comercial ai pra dar um up e não sair também somente com o valor da hora.

Eu acho interessante no começo, fazer acordos com empresas, pois é muito difícil desenvolver um software de mercado, somente com conhecimento de programação, então acho interessante além de buscar o valor do software, buscar agregar valor também comercial, ou seja, fazer um acordo com um futuro cliente, aonde o mesmo pode entrar com a parte de negócio, e você com a parte da programação, desenvolvimento.

Assim o software fica voltado a área especifica e fica mais fácil sair um desenvolvimento de qualidade.

Bom é isso.
Espero ter contribuído com a discussão
[]s
Chiodini
Responder

Gostei + 0

13/02/2014

Alex Lekao

Vou ser realista!
Aqui na região, softwares de medio porte (não erp) o pessoal cobra em media um salário minimo a mensalidade...
E aí?

Cara... nao se como esta para te falar a verdade...

mas as experiencias que tinha em Software houses que trabalhei era isso mesmo.

acho que nao deve fugir muito nao...

mas era ERP... rssr
Responder

Gostei + 0

13/02/2014

Alex Lekao

é muito dinheiro.

Sim... alguns exemplos sao TOTVS e SAP... rsrsr
Responder

Gostei + 0

13/02/2014

Alex Lekao

Esses valores de 350 a 500 fiquei "sabendo" ontem em conversa com um colega que trabalha do mesmo que eu, e ele comentou o custo.

mas nao peguei orcamentos e tal...

pq nem adianta.. meu diretor nao aprovaria... kkkkkkk
Responder

Gostei + 0

13/02/2014

Alex Lekao

Maravilha Leandro,

Contribuiu e muito, ao meu ver.

Como sempre com bons comentarios e bem coerentes.

Parabens!!!

Abraco.

Alex - Lekao
Responder

Gostei + 0

13/02/2014

Fernanda Acacia

Esses valores de 350 a 500 fiquei "sabendo" ontem em conversa com um colega que trabalha do mesmo que eu, e ele comentou o custo.

mas nao peguei orcamentos e tal...

pq nem adianta.. meu diretor nao aprovaria... kkkkkkk

compreendo, rsrsrs, mas são valores altos mesmo. vc acha que com quanto tempo da pra fazer um ERP? rsrsrs
Responder

Gostei + 0

13/02/2014

Fernanda Acacia

Vou ser realista!
E aí?

Cara... nao se como esta para te falar a verdade...

mas as experiencias que tinha em Software houses que trabalhei era isso mesmo.

acho que nao deve fugir muito nao...

mas era ERP... rssr

acredito nisso tambem, mas geralmente essas empresas ja tem varios clientes, então acho que o impacto financeiro não é tão grande.
Responder

Gostei + 0

13/02/2014

Roniere Almeida

é muito dinheiro.

esse TOTVS conheço de vista, ja trabalhei em empresas que usavam, mas nunca mexi. me disseram que é um dos melhores.
Responder

Gostei + 0

13/02/2014

Lg Embarcadero

Certo que é bem interessante estudar erp's já conceituados no mercado.
Mas levando o assunto para aqueles que estão começando agora, na intenção de abrir o próprio negócio, creio que calcular com base nas horas trabalhadas (horas de analise + desenvolvimento do software) é bem interessante. Porém, quando falamos de softwares que se cobra por Implantação + mensalidade, fica difícil calcular o valor da mensalidade com base neste conceito.
Continuo pensando que é uma questão sem resposta precisa...
O que vocês acham?
Responder

Gostei + 0

14/02/2014

Alex Lekao

Oi Fernanda, bom dia!!!

Para se fazer um ERP eh muito relativo o tempo para se entregar.

Pode ser que consiga em um ano a dois, mas mesmo assim vc tera o periodo de ajustes depois disso, que tbm pode levar bastante tempo.

SE nao me engano foi o Leandro quem indicou as parcerias para desenvolvimento do ERP voltado para o Ramo especifico que fica mais facil, vc agrega o conhecimento do negocio ao desenvolvimento.

Uma das software houses que trabalhei trabalhava com ERP de ramo especifico e eles fizeram isso, nao sei dizer qto tempo levou para entrega-los, na epoca o software ja existia a mais de 10 anos.

Uma outra o software deles era para outro nicho de mercado e estavam entrando em outro, auxiliei eles na entrega do software para o aquele mercado na epoca, tivemos que redesenhar se nao me falha a memoria 3 modulos inteiros praticamente e fazer ajustes grandes outros 2 e ajustes pequenos em alguns outros. rsrsr

e hoje vivencio com um ERP que ao era especifico para o nicho de mercado que atuamos e tem algumas coisas que nao atendem espeficicamente mas conseguimos adeguar entre outras coisas que foram acrescidas a ela para ser usado/ adequado a esse nicho de mercado.

Com relacao a sua segunda colocacao, sim elas sao grandes, eu acredito que aconteca um fenomeno diferente do mercado geral, a medida que aumenta o pessoal usando alguma coisa ela cai de preco, no caso do software a medida que aumenta o pessoal usando ele aumenta de preco, isso para as Software houses, acredito, nada embalado, como o Caso de Windows e Tal, isso pq como vc vai aumentando seu volume de trabalho agregando valor a empresa e vc tem que custear isso e com isso os valores terao que aumentar naturalmente, chegara um ponto que se estabilize num valor "alto" mas estavel.

Conheco um caso onde o software qdo foi instalado na empresa era se nao me engano, 50 mil a matriz e 25 mil por filial mais os custos de implantacao, hoje os valores estao maiores, aproximadamente 3 anos depois, nesse caso um exemplo classico do que mencionei. rsrsr

Acho que eh isso.

Espero ter ajudado.

Abraco.

Alex - Lekao
Responder

Gostei + 0

14/02/2014

Alex Lekao

é muito dinheiro.

esse TOTVS conheço de vista, ja trabalhei em empresas que usavam, mas nunca mexi. me disseram que é um dos melhores.

Sim a TOTVS eh ums dos melhores, e comprou varias empresas um pouco menores nao sei dizer a origem especificamente, mas se nao me engano eles compraram empresas de software como a Microsiga e DataSul, deve ter tido mais algumas que nao sei... rsrsr

Tenho uma amiga que trabalha para eles, ou para uma consultoria que trabalha para eles, e eles sao uma daquelas empresas que tem tudo separadinho, DBA, DBD, Desenvolvedores, Analistas, etc, etc, tudo separadinho... srss pelo menos foi isso que ela me deu a entender... rsrsr

Ja ate pensei em tentar partir para um desses, mas acredito que temos que crescer muito mais ate chegar a esse ponto, porque os custos sao bem altos.

Embora tanto a TOTVS quanto a SAP, se nao me engano, estao com pacotes voltados a empresas de pequeno porte com custos bem acessiveis. rsrsr

Espero ter ajudado.

Abraco.

Alex - Lekao
Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar