Quanto cobrar?

12/09/2008

0

Recebi uma proposta para trabalhar como free lancer, e gostaria de saber quanto devo cobrar para realizar os trabalhos solicitados.
O cliente quer um sistema para auto escola - (1 projeto desenvolvido em delphi 7 usando firebird);

Um relatório de fluxo de caixa - (outro sistema - ele só quer que faça o fluxo de caixa);

Emissor de cupom fiscal - (um terceiro sistema - somente implementar para emitir cupom fiscal na bematech, elgin e sweda)

Quanto devo cobrar indivualmente por cada solicitação, pois nunca trabalhei dessa maneira....se alguém que já tenha experiencia nesse tipo de trabalho e puder me dar algumas dicas, desde já agradeço...

Obs: o cliente quer ficar com o código fonte.

falow!


Wolverw

Wolverw

Responder

Posts

12/09/2008

álison Bissoli

Amigo, faça um contrato para cobrar por tempo de serviço, tipo X por mês, sendo tanto por hora e oscilando o pagamento de acordo com as horas trabalhadas, porque só para fazer o emissor de cupom fiscal vc vai precisar de controle de estoque, gerar sintegra e homologar seu sistema no órgão competente do seu estado. logo, ou cobra bem por mês ou melhor correr.



NÃO PEGUE EMPREITADA!!!!!


Responder

12/09/2008

Wolverw

[quote:2b301c34d3=´Álison Bissoli´]Amigo, faça um contrato para cobrar por tempo de serviço, tipo X por mês, sendo tanto por hora e oscilando o pagamento de acordo com as horas trabalhadas, porque só para fazer o emissor de cupom fiscal vc vai precisar de controle de estoque, gerar sintegra e homologar seu sistema no órgão competente do seu estado. logo, ou cobra bem por mês ou melhor correr.



NÃO PEGUE EMPREITADA!!!!![/quote:2b301c34d3]

Então Bissoli,
O meu cliente é uma software house, ele está começando no mercado, ele tem um programador, mas (diz ele) que está muito ocupado dando prioridade à um cliente maior, e essas rotinas ficou para passar para os free lancer´s, o sistema já possui controle de estoque e tudo mais, só falta emitir o cupom fiscal, na verdade é só a rotina de emissão (para essas impressoras), gostaria de saber valores em R$...falow!


Responder

12/09/2008

Misterzire

Estou disponibilizando um link que descobri na internet que pode ser útil [url]http://deixandorastros.blogspot.com/search?q=pre¬C3¬A7o+do+software[/url][/url]


Responder

12/09/2008

Paullsoftware

Amigo desculpe a franqueza, mas quanto vale a sua hora de programação?? a minha vale o justo! :wink:

Fiz um sistema para uma Escola de informática onde na primeira conversa que tive com o ´Dono da Escola´ ele disse que não seria nada de ´estravagante´ então acertamos alguns médias de valores... quanto fui falar com o pessoal lá ´Funcionarios´ vi que a coisa não era assim tão simples!!!

Cadastro dos alunos;
Cadastro das Turmas;
Cadastro dos Professores;
Cadastro dos Turnos;
Cadastro dos Módulos;
Tabela de Preços por horários, módulos e Turnos
Promoções;
Fluxo de caixa;
Relatorio de inadimplentes;
Relatório de Conbranças;
Calculo de Juros;
Geração de Carnês;
Boleto de Acordos, Etc...

pra encurtar a conversa eu disse pra o João... Podemos fazer da seguinte maneira, eu vou desenvolvendo o teu sistema de acordo com meu tempo e tenho esses dias disponíveis, venho pra sua empresa e colocamos a mão na massa. (Primeira bronca, ele disse que não podia pq é uma pessoa muito ocupada, e disse que o diretor tb não podia pq teria que ficar de olho no pessoal) DESCARTADO
Sujestão dele:Você cria o sistema com a idéia que passei e vai ajustando as partes que não ficarem do nosso agrado. Eu falei blz então, vai custar
1.500,00 pelo projeto + 10¬ para despesas
O João disse: Você ta louco um kra de Minas desenvolveu 1 sistema em Clipper para meu primo por 500,00 e clipper é só texto você quer cobrar três vezes mas por sistema onde você vai usar uma ferramenta que já possui diversos componentes!!

Então eu disse, entre em contato com seu ´primo´ de Minas e peça pra ele lhe enviar uma cópia do sistema que ele usa pra você!!
kkkkkkkkkkkkkkkkk

Desculpa pelo comentário, mais amigo vá por mim cobre o que você realmente achar que vale, detalhe, cobre um pouquinho mais afinal ele vai querer negociar o valor com depois que falar seu preço!!!


Responder

12/09/2008

Diegotiemann

Sujestão dele:Você cria o sistema com a idéia que passei e vai ajustando as partes que não ficarem do nosso agrado. Eu falei blz então, vai custar 1.500,00 pelo projeto + 10¬ para despesas


Tá loco pessoal ou vocês produzem muito por hora trabalhada ou vocês cobram muito pouco.


R$ 500,00 por um sistema mas pra esse preõ ele não deve fazer nada alem de um ou dois cadastros.

R$ 1500 é aceitável para um sistema em delphi, mas do tamanho que você falou você deve ter evado no mínimo 60 horas 1500/60= 25 reais.

Considero 60 horas com a importação de cadastros base já usados em outros sistemas, funções gerais prontas.
Então coeçando do zero dá bem mais que 60 horas.

Como eu falei ou vocês produzm muito por hora ou cobram muito pouco.


Responder

13/09/2008

Misterzire

O usuário não esta interessado se o sistema vai ser escrito em Clipper , Delphi ou Java .
O usuário quer que o sistema atenda os requisitos estabelecidos .
Por isso é importante que seja estabelecido os casos de usos pois caso contrario será necessario que os sistema seja refeito ou ´ajustado´ e isso em alguns casos pode inviabilizar todo um projeto.

Quanto cobrar então ?

Determine um valor hora e identifique o tempo que será gasto aproximadamente para construir o sistema
Não tem jeito , vai ter que ser por aproximação.

Tome cuidado com pessoas que não tem tempo para informar os requisitos do sistema pois esse tipo de trabalho pode virar uma bola de neve sem fim.


Responder

13/09/2008

Paullsoftware

O usuário não esta interessado se o sistema vai ser escrito em Clipper , Delphi ou Java.

Ai é que você se engana, conheço muita gente inclusive tenho clientes que exigiam que o sistema fosse desenvolvido em Delphi, por ser uma feramenta que quase não depende de recursos de terceiros (a não ser quando se trabalha com banco de dados)
Clipper --> Muitos alegam da aparencia do sistema, configuração que deve ser feita na máquina, certos ajustes pra se trabalhar em rede...
Java --> Teve um cliente meu mesmo que disse: ´Eu vejo os uso nos correios e meu irmão analista diz dos da Caixa Econômica´...
Cada caso é um caso, Eu cobro o que acho justo por minha hora de trabalho lógico! Levando em conta rotinas prontas e recursos exigidos pelo sistema solicitado!

Tá loco pessoal ou vocês produzem muito por hora trabalhada ou vocês cobram muito pouco.

Quanto você cobraria pra desenvolver um sistema de Locadora? ´3.000,00´? você acha que um dono de locadora teria condições de te pagar isso? Eu tenho uma visão difente de muita gente aqui ou estou me desvalorizando como profissional?

Sei lá, por exemplo a uns anos atrás fiz um sistema para um politico cadastrar os eleitores que prometiam votar nele em troca de ajuda ´Mutretas´ que todas sabem que existem, três tabela fiz um duas noites média de 5 horas no geral pra terminar o sistema cobrei 800,00 conto e ainda teve gente que disse: ´P*** (Não fale palavrões, pois, poderá ser punido) cobrou muito barato ele vai usar isso todas as eleições era pra ter cobrado uns 2.000 conto´...

Eu achei um preço justo, pelo menos não olho ´muito´ se o cara é dono de uma padaria/Advogado/Empresário cobro o que acho justo se não der pra ele tb não dará pra mim.! :roll:


Responder

13/09/2008

Edilcimar

Eu cobro R$ 90,00 por hora de serviço, vou ao cliente calculo quantas horas vou gastar e pronto, se ele quiser muito bem, se não quiser, que procure um otário que trabalhe de graça!


Responder

13/09/2008

Misterzire

Até acho aceitavel que os usuários queiram uma interface grafica e por isso torcem o nariz para um sistema feito em clipper.
Quanto ao delphi ou java é importante lembrar que o java é um software livre o que para o cliente pode ser uma economia de licensas.
Agora , cobrar mais barato por que eu programa em delphi e a linguagem da moda é java . isso eu não faço.
Quanto ao cliente , não baixo preço do meu serviço pois o cliente é uma locadora já que meu esforço será o mesmo.
Já fiz muito software barato e em muitas das vezes o cliente chorava pra pagar mas todo final de semana ia para sua casa de praia em angra.
Depois disso , parei de ser bobo .
Cobro o preço justo e prefiro ter uma carteira de clientes reduzida a ter um monte de clientes que muitas das vezes não reconhecem nosso trabalho pois acham que qualquer um pode fazer o nosso serviço.
Pessoal , temos que saber cobrar e isso não significa cobrar caro mas sim um preço justo para o cliente e para nós desenvolvedores.


Responder

14/09/2008

Steve_narancic

Procure no youtube tem um video muito bom que vi uns dias atrás sobre quanto um freelancer deve cobrar por hora de desenvolvimento.


Responder

14/09/2008

Paulo

Minha realidade é diferente de muitos aqui, pois eu trabalho empregado. Na minha empresa tudo é cobrado.
1)Hora de desenvolvimento
2)Hora suporte
3)Hora treinamento
4)Hora instalação
5)Presença de um consultor na empresa

É feito uma projeção cronológica, se joga uns 30¬ em cima da cronologia e multiplica pelo valor hora. Temos o compromisso de fechar os projetos no tempo, por isso a análise deve ser muito bem feita. Outra coisa importante aí é o escopo. Feche sempre o escopo do desenvolvimento, pois senão um projeto pequeno vira um ´projetão´ com preço de ´projetinho´. Essa é a parte mais difícil do desenvolvimento para mim, é estressante, o cliente argumenta, objeta, mas é aí que você mostra se é ou não negociante. Sucesso. Quanto ao valor, só depende de você. Não há tabela de preço para isso. Existe, sim, bom senso e responsabilidade.


Responder

15/09/2008

Romulocpd

é importante lembrar que o java é um software livre o que para o cliente pode ser uma economia de licensas


Só um comentário:

Tanto em Delphi quanto em Java o custo para o cliente é o mesmo. Nós como desenvolvedores que temos que pagar pela IDE. Se faço o sistema em Java com JDBC pra acessar FireBird em um cadastro de clientes ou faço em Delphi com dbExpress (ou MDO ou ZeosLib) o cliente pagará o mesmo preço.

Tanto que se vc usar um banco pago o cliente pagará a mesma licença independente da linguagem.


Responder

15/09/2008

Marcosalex

Determine um valor hora e identifique o tempo que será gasto aproximadamente para construir o sistema

Exatamente. Pra isso faça uma boa análise pra não ter perigo do cliente enfiar solicitações novas nem de você esquecer de algum item que demanda tempo e ter de bancar esse custo.
Quanto à linguagem, se o cliente não exige, usa a que você for mais produtivo, mas pense sempre em possibilidade de expansão. Por exemplo, se existe a possibilidade do seu cliente no futuro desejar um frontend web, faça a aplicação já pensando nisso.

Agora, mudando de assunto, o programa dos correios queima o filme do Java. O negócio foi muito mal feito e os caras querem por a culpa na linguagem. É foda!


Responder

15/09/2008

Romulocpd

[quote:ac47674361]Determine um valor hora e identifique o tempo que será gasto aproximadamente para construir o sistema

Exatamente. Pra isso faça uma boa análise pra não ter perigo do cliente enfiar solicitações novas nem de você esquecer de algum item que demanda tempo e ter de bancar esse custo.[/quote:ac47674361]

No meu caso eu faço um contrato de desenvolvimento de software listando tudo que será feito e deixo cláusula mencionando que módulos adicionais ou ajustes não documentados terão valor extra a ser definido posteriormente. Daí dependendo do número de ajustes é feito outro contrato para tal. Me resguardando desta forma nunca tive problema pois eles sabem pelo contrato, registrado em cartório, que não podem reclamar do que não pediram.


Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar