Quantos porcos?

22/03/2004

0

Você tem 30 porcos e precisa matar todos em 5 dias. Só que cada dia, você tem que matar um número ÍMPAR de porcos.

Quais as possibilidades possíveis?

Eu até agora não consegui....

t+


Rodrigo Lima

Rodrigo Lima

Responder

Post mais votado

11/09/2014

Cara, levando-se em consideração que ele não diz que PRECISA usar os cinco dias, pode-se matar 25 em um dia, 5 em outro,

15 5 5 5 também.

Acredito que seja essa a sacada da pergunta, porque, se não for isso, não tem como fazer isso.

João Effting

João Effting
Responder

Mais Posts

22/03/2004

Beppe

Bah, simples problema de análise combinatória...que eu naum tenho nem noção de como desenvolver...


Responder

22/03/2004

Keitarosan

Poooow, Beppe... eu jah tava kuase ti xiganu di tudu ki era nome qnd tu disse ki era simples.... :roll: :roll: :roll: :P
Daew li a frase toda e vi ki nom precisava :lol: :lol:

Eu nom consigu resolveh issow tbm -__-´´


Responder

22/03/2004

Beppe

Poooow, Beppe... eu jah tava kuase ti xiganu di tudu ki era nome qnd tu disse ki era simples.... :roll: :roll: :roll: :P Daew li a frase toda e vi ki nom precisava :lol: :lol: Eu nom consigu resolveh issow tbm -__-´´


Zero é par né? Entaum, um porco vai ter q ressurgir da segundona, digo, do inferno, digo, sei lá daonde...


Responder

23/03/2004

Elitonon

Só tem um jeito: eu abriria a porteira, deixaria 5 deles fugir... e depois matava 5 por dia, durante os 5 dias...
:evil:


Responder

23/03/2004

Henry

Pow eu num resolvi esse trem naum.......


Responder

24/03/2004

Fvilela

Ta sinistro mesmo.... :evil:


Responder

24/03/2004

Otto

pow, entra em um acordo la com o tio e mata tudo num dia so... :evil:


Responder

24/03/2004

Henry

Pow gente depois de muito tentar cheguei a conclusão que é impossivel, consegui usando numeros negativvos, que tambem podem ser considerados numeros impares de um certo ponto de vista, mas acho que num é isso naum........


Responder

24/03/2004

Elitonon

consegui usando numeros negativvos.

Belo raciocínio colega. Cê já pode ser promovido pra analista ou cargo semelhante. De fé.
Agora, voltando a fazer palhaçada, tb acho q não é isso pq senão como iria fazer? Matar os bichos e depois ressucitá-los pra conta dar certo?
:lol:


Responder

24/03/2004

Henry

POw num tem logica isso, isso ai é pior que Portugues......por que vejam la, naum tem como dividir 30 em 6 numeros inteiros positivos e impars, num tem como mesmo.....


Responder

24/03/2004

Paulo_amorim

Pow gente depois de muito tentar cheguei a conclusão que é impossivel, consegui usando numeros negativvos, que tambem podem ser considerados numeros impares de um certo ponto de vista, mas acho que num é isso naum........


Eu tambem achei com numeros negativos, mas no caso de numero de porcos porcos me pareceu NADA NORMAL usar ´-1 porco´...... :roll: :roll:


Responder

03/04/2004

Rogério Carvalho

É simples provar Matematicamente que este problema não tem solução.

Para isto basta usar representações genéricas para números ímpares e pares. Todo número par pode ser representado na forma 2K, com K inteiro e todo número ímpar pode ser representado na forma 2K + 1, com K inteiro. É importante ressaltar que o conceito de paridade de um número inteiro independe do fato dele ser positivo, negativo ou nulo. Tantos os números inteiros positivos, quanto os números inteiros negativos, quanto o zero (0) podem ser classificados quanto à paridade. É certo que, no contexto do problema, não tem sentido se considerar um número inteiro negativo para representar o número de porcos sacrificados em um dia qualquer. Porém, o problema não tem solução mesmo que se considere um número negativo de porcos em um ou mais dias.

Como a quantidade de porcos sacrificados a cada dia deve ser ímpar e o total de porcos é igual a 30, teremos:

(2a + 1) + (2b + 1) + (2c + 1) + (2d + 1) + (2e + 1) = 30, com a, b, c, d e e inteiros
2(a + b + c + d + e) + 5 = 30
2(a + b + c + d + e) = 25


Fazendo K = a + b + c + d + e, teremos que K será inteiro, uma vez que a, b, c, d e e são inteiros (Postulado de fechamento da adição no conjunto de números inteiros).

Sendo assim, podemos escrever:
2K = 25, com K inteiro (Impossível!)


Chegamos a um absurdo, pois um número par (2K) não pode ser igual a um número ímpar (25). Ou seja, o problema não tem solução inteira.
Responder

03/04/2004

Beppe

Pow, naum sabia que era pra demonstrar por absurdo...agora to ligado! :D


Responder

04/04/2004

Henry

Afe....


Responder

11/09/2014

Ulysses Soares

bom galera, sou novo aqui....kkk
mas vamos lá.

eu segui da seguinte lógica:

no enunciado, ele fala que tem que matar 30 porcos em 5 dias, mas nao se pode utilizar numeros pares.

pode parecer idiotisse, ou resposta de joãozinho na escola, mas tem logica.

voce tem que matar 3 porcos de dia e 3 porcos anoite, ele deixa claro que tem q ser de dia e nao fala de noite.

sendo assim, todo numero par dividido por 2 é um numero impar.

essa foi a unica lógica que achei.

kkkk
Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar