Array
(
)

Quem está usando Delphi .NET profissionalmente?

Moonlight
   - 06 mai 2005

Olá pessoal,

Estou querendo compartilhar experiências com programadores que estão usando o .NET no Delphi profissionalmente. Estou querendo iniciar o desenvolvimento de uma aplicação e estou decidindo se será feita pra .NET ou pra Win32. Claro que quero fazer para .NET, mas se isso for causar algum problema na manutenção futura ou aumentar muito a complexidade da implementação, talvez não seja uma boa idéia. Quero que vocês me digam o que acham.
Quais estão sendo suas impressões? O que vocês para manipulação de dados? BDP? ECOII?

Agradeço toda informação


Cristiam
   - 06 mai 2005

Eu utilizo atualmente o BDP.
Até agora eu tenho gostado bastante.... O problema é quando surgem as dúvidas.... ;)


Moonlight
   - 07 mai 2005

Tá usando BDP com que banco, FB? Não tem tido problemas? As dúvidas são problema por falta de documentação, neh?


Cristiam
   - 09 mai 2005

Eu estou utilizando o SQL SERVER.....

O problema é falta de documentação mesmo. O negócio é complicado. :wink:


Moonlight
   - 09 mai 2005

Ixe... por enquanto apareceu só vc...

Mais alguém?


Cledesma99
   - 09 mai 2005

Hola colegas, eu tambein estou trabalhando con Delphi 2005 .Net especificamente Winforms + BDP + SQLServer, e gostaria de trocar ideias con vc´s.

cledesma99@hotmail.com


Moonlight
   - 11 mai 2005

O que vcs estão usando pra relatórios? Como têm sido?


Pehdepano
   - 12 mai 2005

Estou usando o D2005 somente para aplicações ASP.NET, ou seja, WEB.
Banco de dados MySql com conector de dados ByteFx ou ADP(beta), não tenho usado componentes proprietários(BDP, ECO, DBWeb,etc) para manter a compatibilidade com o MONO/Linux.

É claro que as aplicações ainda estão em fase de teste(Verificar se roda tanto em Win quanto em Linux).

O MONO é a implementação Dot.NET para Lixux
Alguns link´s
[url=http://www.br-mono.org/]br-MONO[/url]
[url=http://monobrasil.softwarelivre.org/]MonoBrasil[/url]
[url=http://www.simios.org/]Simiosl[/url]

Configuração do meu servidor:
SUSE Linux 9.2
Apache 2.0
Mono 1.1


Cristiam
   - 12 mai 2005

Para relatório eu estava Usando O Crystal Report.... Muito bom, porém faltou algo justamente para mim.....


Moonlight
   - 13 mai 2005

O que faltou, Cristiam?


Michaell
   - 13 mai 2005

Oiee, Moon! Joinha?!
São apenas dicas minhas, ok?!
Eu, particularmente, utilizaria .NET apenas para projetos WEB, ou seja, ASP .NET. Porque? Bom, o Framework .NET bem como WinForms precisa ser muito amadurecido ainda, na minha opnião. VCL.NET não seria uma boa pedida. E tem mais... Com o lançamento do Longhorn (previsto para 2006) teremos o Avalon. Nem o próprio pessoal da Microsoft sabe dizer se será portável. O que aconteceu com os progrmadores VB quando chegou .NET? Tiveram que reescrever bastante código.
Ou se for para aplicativos para dispositivos móveis. Aí já entramos em outro tópico... PalmOS ou WindowsMobile?
Se o seu projeto for para aplicativos Desktop, eu utilizaria Win32 ainda. Acho que é a escolha mais ´sensata´, diante de tantas indefinições em relação ao .NET. Afinal, para aplicativos Desktop, o que eu faço com .NET (WinForms ou VCL.NET) que eu não poderia fazer com VCL Win32?
Espero ter te ajudado, moon...

[]´s
t+


Cristiam
   - 13 mai 2005

Faltou o código de barra, que estou tentando finalizar ainda.... Só está faltando 1 pequeno e mínimo detalhe.... Acho q consigo resolver ainda hoje..... :D


Moonlight
   - 13 mai 2005

Michael, ajudou muito, obrigada. Estou concordando com você que ao menos por enquanto win32 é a escolha mais segura.

Cristiam, depois se resolver conta aí, hehe.


Elter.teodoro
   - 24 mai 2005

>>Oiee, Moon! Joinha?!
>>São apenas dicas minhas, ok?!
>>Eu, particularmente, utilizaria .NET apenas para projetos WEB, ou seja, ASP >>.NET. Porque? Bom, o Framework .NET bem como WinForms precisa ser >>muito amadurecido ainda, na minha opnião. VCL.NET não seria uma boa >>pedida. E tem mais... Com o lançamento do Longhorn (previsto para 2006) >>teremos o Avalon. Nem o próprio pessoal da Microsoft sabe dizer se será >>portável. O que aconteceu com os progrmadores VB quando chegou .NET? >>Tiveram que reescrever bastante código.
>>Ou se for para aplicativos para dispositivos móveis. Aí já entramos em outro >>tópico... PalmOS ou WindowsMobile?
>>Se o seu projeto for para aplicativos Desktop, eu utilizaria Win32 ainda. Acho >>que é a escolha mais ´sensata´, diante de tantas indefinições em relação ao >>.NET. Afinal, para aplicativos Desktop, o que eu faço com .NET (WinForms ou >>VCL.NET) que eu não poderia fazer com VCL Win32?
>>Espero ter te ajudado, moon...


Concordo totalemente , a coisa mais interessante do .net e o Asp.net , embora a tecnologia intraweb ja fazia oque ele faz , os winforms sao muito pobres .

Ficaria com win32 sem componentes de terceiros tipo inforpower , e aguardaria o lançamento do Longhorn e Avalon , que eles nao sejam um
armagedon


Sistemald
   - 25 fev 2006

Oi, vi este tópico, resolvi adicionar meu nome aqui,

comecei um novo projeto usando vcl.net, por que da escolha, evolução, acredito muito que o dot.net será o futuro, e que substitua oa atual arquitetura, acredito que minha aplicação estando em .net será mais fácil a migração futuramente para o novo sistema.

E as dificuldades em desenvolvimento com vcl.net é pequena, o maior problema que estou enfrentando até agora é relatórios.


Elisabete
   - 07 abr 2006

Olá pessoal, também quero participar do papo...

Uso Delphi .net 2006, windows forms e Firebird ADO.NET Provider.

O único motivo de eu estar usando essa tecnologia é pelo fato de que o sistema que estou tendo de resolver deverá ser multiplataformas.

Estou usando também os componentes One .Net para Winforms. Na minha opnião eles são bons e fáceis de usar.

Mas um problema me incomoda, se alguém souber algo...agradeço...

Preciso de uma conexão global onde todos os formulários do projeto a reconheçam, sem ter que usar herança, para não ter que criar novas instâncias toda vez que a winform é criada. Como posso fazer essa conexão global?

Já vi comentários sobre o Form Data Manager, mas não achei nada sobre isto, alguém sabe do que se trata?

Abraços.


Rjun
   - 12 mai 2006

Olha, a ideia do .NET é não ter objetos globais em sua aplicação, por isso a necessidade de criar, abrir e fechar a conexão. Para programar em .NET não basta apenas mudar de plataforma. Para quem vem de Delphi é necessário a mudança de alguns conceitos.


Mauricioaocwb
   - 03 jun 2006

Pessoal

Tenho um ERP desenvolvido em Win32 Client/Server e Distruibido, estou fazendo pesquisa de viabilidade tecnica para conversao em .NET, mas sinceramente tudo ainda esta muito confuso, por exemplo, nos sistemas distribuidos (datasnap) é utlizada o servidor Com+ do windows, que é escrito win32, tanto no XP como nos Servers2003, na Vcl.net so encontrei o cliente Dcom, mas nao tem a figura do servidor Com+ em .NET, isto me faz pensar que, possivelmente essa arquitetura Com+ apenas evoluira para Win64, permanecendo fora da .Net, nao podemos esquecer que a arquitetura Win32 pode até ser descontinuada, porém ja existe a 64bits, percebem o que estou tentar dizer, aparentemente tudo que existe em 32bits tambem existe na nova arquitetura 64bits, entao para que mudar ?
Ficara feliz em sabrer o que vcoes pensam sobre isto.
Abraço.


Mauricioaocwb
   - 03 jun 2006

Pessoal

Tenho um ERP desenvolvido em Win32 Client/Server e Distruibido, estou fazendo pesquisa de viabilidade tecnica para conversao em .NET, mas sinceramente tudo ainda esta muito confuso, por exemplo, nos sistemas distribuidos (datasnap) é utlizada o servidor Com+ do windows, que é escrito win32, tanto no XP como nos Servers2003, na Vcl.net so encontrei o cliente Dcom, mas nao tem a figura do servidor Com+ em .NET, isto me faz pensar que, possivelmente essa arquitetura Com+ apenas evoluira para Win64, permanecendo fora da .Net, nao podemos esquecer que a arquitetura Win32 pode até ser descontinuada, porém ja existe a 64bits, percebem o que estou tentar dizer, aparentemente tudo que existe em 32bits tambem existe na nova arquitetura 64bits, entao para que mudar ? E quando sair a versao do Delphi para 64 bits como sera?
Ficara feliz em sabrer o que vcoes pensam sobre isto.
Abraço.


Bon Jovi
   - 04 jun 2006


Citação:
E quando sair a versao do Delphi para 64 bits como sera?

Será praticamente a mesma coisa da versao 32 bits, com a diferença de compilar nativamente para Windows de 64 bits.

Com .Net vc compila a sua aplicação pra .Net, onde o .Net já roda tanto em 32 como 64 bits nativamente.


Bon Jovi
   - 04 jun 2006

Sobre VCL.NET, é unamine não adotá-la na maioria dos casos.