Sessão morrendo para todos os usuários
05/07/2012
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Estamos enfrentando um problema chato na nossa aplicação.
É uma aplicação ASP.Net 4.0, rodando em um Server 2008 na Locaweb, em Medium Trust.
O problema é que eventualmente, a sessão morre para todos os usuários. O detalhe, é que não é o login que expira, pois o usuário continua logado, porém, ao tentar obter alguma informação presente na sessão (SESSION[]), ocorre um erro de NullException. Temos algumas informações que ficam em SESSION, que sem elas, o usuário não consegue usar o sistema.
Todas as informações gravadas em SESSION, de todos os usuários, são perdidas.
Algumas informações relevantes:
Usamos o modo InProc para as sessões. A Locaweb não libera StateServer no Server 2008, somente no Server 2003.
A aplicação já roda desta forma (Server 2008, ASP.Net 4.0) há vários meses, e o problema surgiu do nada há alguns dias.
O suporte do host não sabe nos dizer o que pode ser.
Já descartamos browser, e máquina local, já que o problema ocorre para todos os usuários, em pelo menos 5 cidades diferentes, ao mesmo tempo, usando tanto IE ou Firefox.
O web.config não está sendo modificado, pelo menos, pelo FTP, a data de alteração do mesmo segue a mesma.
Não parece ser carga na aplicação, já que hoje o erro ocorreu quando um usuário logou na aplicação às 6 da manhã, e pelos logs da aplicação, o próximo só logou às 8hrs!
Já li bastate sobre isso, e muita gente recomenda nunca usar InProc no SessionState, até pela questão de reciclagem do processo, etc, porém, a aplicação já roda há muito tempo desta forma, e nunca tivemos problema, além de que o host não libera StateServer.
Se fosse algum tipo de sobrecarga de memória, ou algo do tipo, me parece que o erro iria começar a ocorrer eventualmente, porém, o que ocorre é que em um dia a aplicação estava 100%, e no dia seguinte, uma vez a cada 3 horas, mais ou menos, a sessão está morrendo.
Sei que o correto é entrar em contato com o host, mas já o fiz, desde o dia 21/06, e antes de trocar de host, resolvi perguntar aqui se ninguém nunca teve problema parecido!
Valeu!!
Felipe Junges
Posts
03/06/2013
Daniel Angelis
18/09/2013
Felipe Junges
Puts, ja faz um tempinho isso, nao me lembro mais exatamente o que fizemos...
Mas lembro que resolvemos
A primeira coisa foi verificar o timeout da sessao no web.config, que se bem me lembro, era o dobro do timeout do login.
Isso na época nao resolveu
Na época hospedavamos o sistema em um ambiente compartilhado, nao sei se é o caso de voces
Bem pela mesma época migramos para um Cloud da propria Locaweb.
Só nao sei com certeza se foi isso ou nao que resolveu nosso problema...
Se lembrar de algo respondo aqui!
18/09/2013
José
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