SpeedButton não habilita corretamente.

23/03/2017

0

Ola Pessoal tudo bem, como eu disse estou começando com o delphi, e preciso que me ajudem aqui, eu tenho uma form de cadastro basico, e neste cadastro irei usar muito, pois eu irei usar heranças em outras forms. Eu tenho uma tela de cadastro de Funcionarios e quando eu clico no botão inserir ele habilita para eu inserir o dados, porém ele não habilita o meu botão salvar e cancelar, mas ai eu clicando no botão Editar ele já habilita esses dois "Buttons", o que eu poderia proceder com este pequeno errinho que esta quase na minha cara e não consigo ver.
Yuri Menechelli

Yuri Menechelli

Responder

Posts

23/03/2017

Erich

Ola Pessoal tudo bem, como eu disse estou começando com o delphi, e preciso que me ajudem aqui, eu tenho uma form de cadastro basico, e neste cadastro irei usar muito, pois eu irei usar heranças em outras forms. Eu tenho uma tela de cadastro de Funcionarios e quando eu clico no botão inserir ele habilita para eu inserir o dados, porém ele não habilita o meu botão salvar e cancelar, mas ai eu clicando no botão Editar ele já habilita esses dois "Buttons", o que eu poderia proceder com este pequeno errinho que esta quase na minha cara e não consigo ver.


Olá faça assim:

BtSalvar.enabled := dataset.enable in [dssinsert,dssedit]
BtCancelar.enabled := dataset.enable in [dssinsert,dssedit]

boa sorte!!
Responder

23/03/2017

Nomad

Ola Pessoal tudo bem, como eu disse estou começando com o delphi, e preciso que me ajudem aqui, eu tenho uma form de cadastro basico, e neste cadastro irei usar muito, pois eu irei usar heranças em outras forms. Eu tenho uma tela de cadastro de Funcionarios e quando eu clico no botão inserir ele habilita para eu inserir o dados, porém ele não habilita o meu botão salvar e cancelar, mas ai eu clicando no botão Editar ele já habilita esses dois "Buttons", o que eu poderia proceder com este pequeno errinho que esta quase na minha cara e não consigo ver.


Ou pode verificar se no onClick do botão Inserir, está habilitando o salvar e o cancelar..

por exemplo:

procedure TForm1.InserirClick(Sender: TObject);
begin

btnSalvar.Enabled := true;
btnCancelar.Enabled := true;

end;
Responder

23/03/2017

Jones Granatyr

Opa! Se você estiver usando TActionList com as ações padrões para DataSets, ele já fará o controle automático da habilitação dos botões
Responder

23/03/2017

Yuri Menechelli

sim amigo estou usando um action list,

procedure TfrmCadFunc.acInserirExecute(Sender: TObject);
begin
inherited;
with DmDados do
begin
cdsFuncionarios.close;
cdsFuncionarios.CommandText := 'SELECT * FROM T_FUNCIONARIOS';
cdsFuncionarios.Open;
end;
end;
Responder

23/03/2017

Yuri Menechelli

Mas este exemplo pode ser, no enent on click dele?
Responder

23/03/2017

Yuri Menechelli

acabei mexendo nele, e exclui o Cod abaixo do inherited, acabou dando certo.
Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar