SQL - Total do Sub-Total de Itens e suas quantidades

07/02/2017

0

Bom dia, preciso muito de ajuda quanto a essa questão:

No meu código, eu consigo com base no valor unitário do Item multiplicar pela quantidade e obter o valor total de cada Item, ótimo até aqui, só que como vcs sabem a coluna criada no "as" é apenas listado para visualização, o que está ótimo para minha necessidade, o que eu quero é obter o valor total, aí vem a pergunta ....

é possível obter a soma no mesmo SQL da coluna "vlr_total_item", assim eu teria o somatório de todos os itens com base nas suas quantidades ?

esse é o código que estou usando:

Select codigo_item, descricao_item, vlr_unit_item,quant_item, SUM(quant_item * vlr_unit_item) 
as vlr_total_item  
from detalhe_nota_e
where id_nota_e = 7
group by id


Muito Obrigado antecipado a quem poder ajudar, Até mais!!!
Mauro Monteiro

Mauro Monteiro

Responder

Post mais votado

20/04/2017

Boa tarde Mauro,

experimenta utilizar uma consulta da sua consulta, a famosa sub-consulta, que dá a possibilidade de utilizar os campos utilizados em um clausula select como coluna e fazer todas as operações como se a sua consulta fosse uma tabela.

Um exemplo básico:

Select *
from (
Select codigo_item, descricao_item, vlr_unit_item,quant_item, SUM(quant_item * vlr_unit_item) 
as vlr_total_item 
from detalhe_nota_e
where id_nota_e = 7
group by id) as valor


Dessa forma poderá trabalhar com os campos na clausula where e fazer os filtros que desejar.

Espero ter ajudado e boa sorte em sua jornada !

Rafael Oliveira

Rafael Oliveira
Responder

Mais Posts

26/04/2017

Mauro Monteiro

Muito Obrigado Rafael, naquela época eu acabei fazendo um while na tabela somando todos os Valores ("vlr_total_item") criados através do "SUM(quant_item * vlr_unit_item) as vlr_total_item", por fim, funcionou, mais nunca é tarde para rever uma rotina e fazer alguns aprimoramentos!!!
Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar