Array
(
)

TADATABLE (ADO.NET) - SQL E Csharp

Anacleto Linux
   - 27 ago 2013

tenho dúvida sobre como trabalhar com tadatable em ado.net, gostaria que vocês me dessem uma ajuda nisto, por não ter uma ideia do código exacto por isso não postei nenhum, trabalho normalmente com sqlconnectio,sqlcommand,dataset,sqldatareader,sqldataadapter o datatabale tá me dár muito trabalho para aprende-lo ajudem-me por favor.

Joel Rodrigues
   - 28 ago 2013

Olá.
Você trabalha com a classe DataSet para, por exemplo, obter o resultado de consultas, correto?
Pense da seguinte forma: um DataSet é um conjunto de DataTables. Logo, se sua consulta representa apenas um conjunto de registros, você pode usar o DataTable para ler os resultados.
Creio que você preencha o DataSet com o método Fill do SqlDataAtapter, certo? Se for, no lugar do DataSet, você pode passar um DataTable e o funcionamento será o mesmo.
Sobre a estrutura da classe, suas principais propriedades para a leitura de dados são a Rows e a Columns. Pesquise sobre esta classe para conhecê-la melhor, não faltarão exemplos na internet.

Anacleto Linux
   - 06 set 2013

obrigado pela tua resposta, será que eu não posso trabalhar com dataset sem trabalhar com datatable ou datatable sem o dataset ou com os dois ao mesmo tempo?

Joel Rodrigues
   - 06 set 2013

Com certeza pode. Na maioria dos casos, as consultas retornam só um conjunto de registro, ou seja, uma " tabela" então pode-se tranquilamente usar DataTable. Eu mesmo só lembro de ter utilizado DataSet para consultas uma vez, onde o resultado eram várias tabelas ao mesmo tempo.