Sem dúvida grandes plataformas como .NET e Java apresentam diversos frameworks que auxiliam no desenvolvimento puramente orientado a objetos. O Delphi por ter uma característica altamente RAD, apesar de ser totalmente orientado a objetos, não incentiva seus usuários a essa prática. Contudo existem desenvolvedores Delphi ao redor do mundo que querem utilizar a orientação a objetos de forma tão prática como os desenvolvedores .NET ou Java fazem e para isso não medem esforços no desenvolvimento para “converter” frameworks existentes para a linguagem Delphi. Vamos conhecer hoje dois projetos muito interessantes, um para persistência de objetos e outro um container e injeção de dependência.

Projeto DORM

Esse é o acrônimo para Delphi Object Relational Mapper. Esse framework tem o papel de fazer uma ponte entre seus objetos e o banco de dados. Segue a implementação do padrão Data Mapper porém, seguindo características do mais famoso ORM do mercado, o NHibernate. O criador desse projeto é o italiano Danielle Teti, que pude encontrar no último Delphi Conference e conversar sobre o projeto.

Segundo ele, a ideia de se basear no NHibernate não é fazer uma cópia exata, mas sim, pegar o que há de melhor em sua implementação e aplicar em uma versão Delphi. Com isso em mente, para configurar o DORM e já mapear, por exemplo, duas classes TPerson e TPhone é necessário criar um arquivo chamado dorm.conf, no formato JSON, veja Listagem 1.

Listagem 1. Arquivo de configuração

...
Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo