Uma iniciativa de programadores em Arduino pretende fazer com que a programação fique ainda mais acessível para quem quer começar a brincar com a plataforma. Com uma interface sensível ao toque e com ferramentas “Arraste e Solte”, eles fizeram com que criar um programa para um sistema qualquer fique bem mais simples.

O Minibloq (blog.minibloq.org) é uma iniciativa de programadores argentinos para a criação de um interface gráfica de uso livre para placas Arduino e algumas outras.

No YouTube (goo.gl/EVjcg) há um curto vídeo mostrando alguns exemplos de linhas de programação que podem ser inseridas em um programa por meio da interface gráfica do Minibloq.

O site Hack A Day destaca que para muitos programadores experientes, utilzar o Arduino é realmente fácil mas que o Minibloq pode fazer com que até crianças se atrevam a aprender.

Agora, o responsável pelo projeto, Julián da Silva, quer que a sua plataforma de programação gráfica seja compatível com a iniciativa do OLPC (Um computador por criança, na sigla em inglês), a fim de que o maior público possível de crianças possa ser atingido.

Lembramos que a linguagem Visual Basic, da Microsoft, foi originalmente criada para ser fácil e voltada para leigos. Entretanto, em sua evolução e posterior penetração no ambiente corporativo, o “VB” perdeu esse apelo popular.

Link: http://admin.geek.com.br/posts/15770-geek-cria-linguagem-de-programacao-para-leigos-no-estilo-arrastar-e-soltar