Gerência de Redes de Computadores - Revista Infra Magazine 3

Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Para efetuar o download você precisa estar logado. Clique aqui para efetuar o login
Confirmar voto
0
 (2)  (0)

O artigo trata de trazer uma breve visão sobre boas práticas e desafios de um gerente de redes de computadores em suas atividades diárias, envolvendo equipe, usuários, equipamentos, tipos de software que auxiliam o gerenciamento da rede, políticas de segurança e formas de detectar e resolver problemas nas redes de computadores.

Do que se trata o artigo:

Uma breve visão sobre boas práticas e desafios de um gerente de redes de computadores em suas atividades diárias, envolvendo equipe, usuários, equipamentos, tipos de software que auxiliam o gerenciamento da rede, políticas de segurança e formas de detectar e resolver problemas nas redes de computadores.


Em que situação o tema é útil:

Indicado para estudantes, professores, profissionais da área de tecnologia da informação, e até mesmo empresários que desejam ampliar seus conhecimentos e que queiram obter mais informações a cerca de gerenciamento de redes de computadores e as principais funções atribuídas a esse cargo, bem como seus maiores desafios.

Resumo DevMan:

Entender as boas práticas e desafios inerentes ao gerenciamento de redes é fundamental para que esta se mantenha funcional e ofereça confiabilidade, interoperabilidade e segurança. Neste contexto, é apresentada uma breve visão sobre os pontos críticos e responsabilidades assumidas por um gerente de rede de computadores em suas atividades diárias.

A gerência de redes de computadores é fundamental para garantir a disponibilidade dos serviços, manter o funcionamento da infraestrutura de comunicação e acompanhar seu crescimento ao longo de toda sua existência.

No projeto de implantação existem muitos pontos a serem analisados e que são fundamentais ao bom desempenho da rede, destacando:

• Os serviços que estarão disponíveis, protocolos e suas configurações;

• O valor das informações que trafegarão nesse ambiente;

• A proporção dessa rede, necessidades e prioridades;

• A capacidade média de fluxo de dados para saber a capacidade mínima e desejável dos meios físicos e equipamentos que serão usados;

• Avaliar os custos versus os benéficios;

• Definir a topologia e mapeamento dos equipamentos da rede.

Os itens mencionados compõem uma série de informações necessárias ao planejamento de uma rede, e objetivam minimizar erros de projeto e retrabalho.

Quanto a ampliação de uma rede, há outros pontos que são interessantes de serem observados:

• Os serviços e configurações serão os mesmos?

• Os meios físicos e equipamentos existentes suportarão a demanda de fluxo de dados após a ampliação?

• Qual o horário em que essas modificações serão realizadas?

• Como será atualizado o mapeamento da infraestrutura?

Veja que, até o momento, os itens abordados fazem referência ao planejamento de implantação e/ou ampliação, mas ao decorrer do tempo é bastante comum que o ambiente sofra modificações. A exemplo, a contratação de funcionários que motivam a aquisição de computadores, ou a necessidade de se configurar rede sem fio em salas de reuniões para que coordenadores e gerentes se mantenham conectados nesse ambiente.

Os exemplos citados sobre as pequenas modificações são bastante comuns no cotidiano e estão associados a ampliação da rede, ou disponibilização de algum serviço adicional, que por sua simplicidade, são tratados sem a devida importância, culminando em complicações.

Como boa prática o ideal é que toda a documentação referente ao projeto, de implantação ou de ampliação, não seja apenas arquivado e esquecido, mas sim atualizado mesmo quando houver pequenas alterações, pois esse procedimento auxiliará bastante, tanto para um melhor entendimento da infraestrutura, quanto para a identificação de problemas, entre outras situações.

"

A exibição deste artigo foi interrompida :(
Este post está disponível para assinantes MVP

 
Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Receba nossas novidades
Ficou com alguma dúvida?