Desenvolver software hoje em dia não é uma tarefa mais tão complicada. Dependendo das tecnologias escolhidas, isso pode se tornar uma tarefa fácil e tranquila de se fazer dentro de um ambiente de desenvolvimento de software. O grande problema nessa questão fica intimamente relacionado à experiência que o profissional desta tecnologia tem para com a mesma, neste caso, os desenvolvedores, analistas de sistemas e profissionais da tecnologia da informação.

Quando o assunto se volta para o âmbito web, então aí várias outras variáveis podem ser adicionadas, tais como conhecimentos em HTTP (o tão famoso protocolo de transporte multitexto/mídia na web) e demais protocolos web, em redes (TCP/IP, sockets, redes de computadores), nas linguagens de programação e em seus respectivos recursos de acesso a grande rede (isso se as mesmas proverem esse tipo de funcionalidade).

Mas uma coisa é certa, na web qualquer aplicação necessitará fazer uso de um servidor de aplicações. A definição pode ser bem explanada no link oficial da Wikipédia, onde se diz:

“Servidor web pode ser um programa de computador responsável por aceitar pedidos HTTP de clientes, geralmente os navegadores, e servi-los com respostas HTTP, incluindo opcionalmente dados, que geralmente são páginas web, tais como documentos HTML com objetos embutidos (imagens, etc.) ou um computador que executa um programa que provê a funcionalidade descrita anteriormente.”

Na mesma definição da enciclopédia virtual, é possível verificar que nesse processo também se faz necessária a inclusão de um software cliente, o browser. Com este último completa-se o famoso termo “Cliente/Servidor”: a arquitetura padrão da web, onde é possível identificar a presença de um servidor que serve as páginas web a um cliente.

A IBM é uma empresa especializada em produtos de tecnologia, dentre os quais ambientes de desenvolvimento integrado (IDEs), servidores (software e hardware), frameworks de desenvolvimento, etc. Seu servidor mais famoso se chama WebSphere (vide Figura 1) e pode ser encontrado na loja de produtos da empresa. Os produtos da IBM são essencialmente pagos. Neste artigo, o processo de instalação será abstraído necessitando, portanto, de instalação pré-realizada. Você poderá encontrar várias referências aqui na DevMedia mesmo sobre o assunto.

Logo IBM WebSphere

Figura 1: Logo IBM WebSphere

Criando um novo servidor

Neste artigo será usada como ferramenta IDE da IBM, o RSA. Este também está disponível para instalação e configuração em alguns links da DevMedia.

Após abrir a ferramenta, verifique na aba Servers que já existirá um Server padrão. Isso se deve ao fato de a instalação do ambiente resultar também na criação de um “profile” padrão de servidor e junto dele a criação de um servidor base para os projetos web, em detrimento da versão verificada na instalação.

Para criar um novo, clique com o botão direito no espaço em branco da aba Servers e selecione “New > Server”. Em seguida, selecione a versão correta do servidor, neste artigo será usada a versão 7.0 e clique em “Next”. Na tela seguinte serão exibidas as configurações de perfil do servidor. Veja na Figura 2 como a mesma deve ficar.

Configurações de Profile do Servidor

Figura 2: Configurações de Profile do Servidor

O profile por padrão deve ser o que já vem marcado, que situará as configurações padrões do WebSphere. Em seguida são determinadas as configurações de conexão HTTP, SOAP e dos demais protocolos em relação às portas usadas. Por padrão, é aconselhado deixar que as mesmas sejam definidas automaticamente, conforme é exibido na figura em questão.

A opção “Run Server with resources within the workspace” serve para determinar que os arquivos do servidor subirão junto com os do workspace quando o mesmo for iniciado.

Na próxima configuração, é possível que você determine chaves de acesso para o servidor. Caso queira definir um nível de segurança para o Server, informe um usuário e uma senha e os mesmos serão cobrados quando você acessar a tela de administração do Server. Logo após vem o nome do servidor. Dê o nome que quiser e clique em “Next”.

Na próxima tela serão exibidos os projetos a serem adicionados no servidor. Como ainda não tem nenhum, clique em “Finish”.

Após a criação você poderá identificar o surgimento do mesmo na aba de servers (Figura 3). Note que nessa aba aparecerão todos os servers que você tiver criado e configurado. Se estiver usando vários servidores de um mesmo profile WebSphere, certifique-se de não confundir os processos e criar sempre com nomes distintos. Também é aconselhado startar um por vez, para evitar problemas de concorrência de processos no seu sistema operacional.

Status de servidor criado

Figura 3: Status de servidor criado

Inicie o servidor clicando com o botão direito e selecionando a opção “Start”. Aguarde até que o servidor seja totalmente iniciado e a propriedade “State” da aba “Servers” mude para “Started”.

Nota: O WebSphere é um servidor “pesado” que sobe muitos processos junto com seu próprio processo de inicialização. Tenha paciência quando lidar com ele.

Pronto, servidor criado e pronto para uso. O processo de publicação de aplicações é bem semelhante ao de outros servidores como o Tomcat, ou JBoss por exemplo, uma vez que todos fazem uso do Eclipse (no caso do RSA, uma extensão do Eclipse) para trabalhar a questão “Servers”.

Após a criação do mesmo, é possível gerenciar melhor suas instâncias de servidor através do menu “Window > Preferences > Server > WebSphere Application Server”, adicionando novos, removendo e criando novos profiles, tal como demonstrado na Figura 4.

Gerenciando Servers e Profiles

Figura 4: Gerenciando Servers e Profiles

Concluindo

Conforme visto em vários artigos até então, lidar com servidores pode ser simples, muito simples, mas isso depende da sua intimidade com o mesmo. Esquecer de configurar certas propriedades às vezes pode significar muitas horas de dor de cabeça.

Em meio a isso, não deixa que a documentação oficial do mesmo seja apenas mais um documento que deveria ser lido. Torne-se amigo dela e saiba distinguir o que é importante e o que não é. A IBM tem uma vasta documentação do WebSphere, com mais detalhes sobre o processo de criação do mesmo nas ferramentas IDEs, dê uma olhada!