Instalar o ambiente de desenvolvimento Java e o primeiro programa

Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Para efetuar o download você precisa estar logado. Clique aqui para efetuar o login
Confirmar voto
0
 (0)  (0)

Veja neste artigo: A instalação passo a passo das ferramentas de desenvolvimento de Java e a criação do primeiro programa, o habitual - olá mundo.


Informe de Victorino Blanco González
URL: http://www.criarweb.com/artigos/614.php
Extraído do site : http://www.criarweb.com

Instalamos passo a passo as ferramentas de desenvolvimento de Java e criamos nosso primeiro programa, o habitual -olá mundo-


Já podemos ir abandonando toda esta teoria e vamos entrando pouco a pouco na prática que é o que mais nos interessa.

Para começar vamos instalar o ambiente de desenvolvimento em nosso mais que habitual Windows. Podemos baixar o software gratuitamente da página oficial de Sun. Atualmente os pacotes de desenvolvimento que oferece Sun vem com uma ferramenta IDE ( Integrated Development Enviroment) chamada Netbeans. Esta ferramenta é muito potente, talvez até demais para começar com Java, nós nos centraremos em outra chamada Eclipse, também gratuita.

Uma vez baixado teremos em nosso computador um arquivo chamado: "j2sdk-(versao)-nb-3_6-bin-windows.exe". Para instalar temos somente que executar o arquivo, seguir as instruções e lhe dar a rota de instalação no momento em que for requerido.

Quando o tivermos instalado comprovaremos que foi criado em nosso Autoexec.bat as seguintes sentenças:

set JAVAPATH=
PATH=.;%JAVAPATH\bin;%PATH%
set CLASSPATH=.\;%JAVAPATH%\lib\classes.zip;%CLASSPATH%


No caso de que não as tenhamos, nós mesmos as escreveremos e salvaremos as mudanças.

Uma vez reiniciado o computador, os executáveis de java instalados serão disponíveis desde todo o sistema e portanto também para Eclipse que como dissemos, instalaremos a seguir. A parte disto também serão disponíveis todas as classes para o compilador de java "javac" pois o caminho se define com a variável "CLASSPATH" já definida.

Pois agora podemos programar nosso querido programa "Ola mundo". Copie este código em um editor de texto de sua preferência e salve-o como "Exemplo.java". Mais tarde nos ocuparemos de entender qual é seu significado.

public class Exemplo {
   public static void main ( String argumentos[] )
    {
       System.out.println ("Ola Mundo\n");
    }
}


Agora vamos compilar o programa e proceder a executá-lo. Para isto vamos abrir uma janela de linha de comandos em Windows e nos dirigiremos ao diretório onde está "Exemplo.java" e executaremos o compilador de java "javac" com este comando: "javac Exemplo.java". Podemos ver que foi criado no mesmo diretório um arquivo com o mesmo nome, porém com a extensão ".class". Este arquivo é um executável java e portanto funciona dentro da máquina virtual java. Para prová-lo executamos o seguinte comando: "java Exemplo" dentro do mesmo diretório.

Se tudo foi bem, deverá mostrar: "Ola mundo" como você pode provavelmente terá suposto.

Já nos falta somente Instalar um Ambiente de desenvolvimento integrado (IDE) para fazer o trabalho mais simples na hora de tirar linhas de código em java e maneja-lo com nossas classes.

 
Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Receba nossas novidades
Ficou com alguma dúvida?