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Integrando aplicações web com as redes sociais
Apresentaremos neste artigo a construção de uma aplicação web que se integra com as redes sociais Facebook e Twitter através do uso do framework Spring Social. Esta aplicação utiliza as redes sociais para estabelecer um canal de comunicação com os seus usuários.

Em que situação o tema útil
Os conceitos e o exemplo apresentados mostram ao leitor algumas formas nas quais a integração com as redes sociais pode trazer benefícios às aplicações consumidoras. Sendo assim, este tema é útil para profissionais da área de TI que queiram saber mais sobre a integração com as redes sociais.

Atualmente, com a importância cada vez maior das redes sociais na vida das pessoas e a necessidade que estas sentem em criar relacionamentos, compartilhar fatos e expressar opiniões nestas redes, se torna fundamental o estudo e uso destas por empresas, governos, pesquisadores, pessoas públicas, etc.

As redes sociais possibilitam a criação de poderosos mecanismos de comunicação. Através delas, por exemplo, pode haver a criação de um canal de comunicação entre um governo e cidadãos, entre artistas e fãs, entre empresas e clientes, entre outras possibilidades.

Esta forma de comunicação mais direta cria um estreitamento no relacionamento de entidades (empresas, governo, artistas) com as pessoas. Esta melhoria na comunicação pode oferecer às entidades a fidelização das pessoas, participação colaborativa e criação de novas ideias através de feedbacks recebidos.

Com base nisso, a partir de um exemplo, iremos criar neste artigo um canal de comunicação entre uma aplicação web e os telespectadores de uma empresa fictícia de TV nas redes sociais. Para atingir este objetivo, serão criados perfis corporativos no Facebook e no Twitter. Neste momento, discutiremos os detalhes ao redor da criação destes perfis corporativos, mostrando dicas úteis para uma melhor apresentação do perfil nas redes sociais. Posteriormente, será abordada a utilização do framework Spring Social, como agente facilitador no estabelecimento da comunicação entre a aplicação web e as redes sociais.

O exemplo apresentado é a continuação do exemplo publicado na Java Magazine 109, que demonstrou de forma prática a integração de aplicações web convencionais com as redes sociais Twitter e Facebook através do uso do framework Spring Social.

Recapitulando a aplicação web de exemplo

Na Java Magazine 109, iniciamos o desenvolvimento de uma aplicação exemplo, chamada de SocialTV. Esta aplicação é um sistema web de uma empresa fictícia de TV por assinatura também denominada SocialTV, que disponibiliza aos seus usuários um serviço de avisos sobre a programação da TV, de acordo com as preferências de cada usuário.

O Facebook e o Twitter serão utilizados como canais de interação com os telespectadores da TV. A programação da TV será divulgada via Facebook, e os telespectadores cadastrados, receberão via Twitter, um alerta sobre programas que tenham interesse. A Figura 1 mostra os casos de uso da aplicação.

Figura 1. Casos de Uso da SocialTV.

Na Edição 109, foi abordado o desenvolvimento dos casos de uso efetuados pelo ator Usuário. Nesta edição, abordaremos o desenvolvimento dos casos de uso realizados pelo Administrador do sistema e também a criação das páginas corporativas no Facebook.

A seguir é feito o detalhamento dos casos de uso realizados pelo Administrador:

· Vincula perfil do Twitter: os administradores necessitam vincular à respectiva conta de acesso ao sistema, um perfil corporativo da SocialTV no Twitter. Este perfil irá representar a SocialTV no Twitter, e através dele serão enviados os avisos sobre a programação da TV a todos os usuários cadastrados neste serviço;

· Vincula perfil do Facebook: O administrador deve associar à respectiva conta de acesso ao sistema, um perfil social do Facebook que esteja configurado como administrador da página corporativa da SocialTV no Facebook. Podem existir um ou mais administradores de uma página corporativa no Facebook, e os detalhes da criação destas páginas corporativas serão abordados mais adiante no artigo. Todos os usuários que curtirem a página corporativa da SocialTV vão receber as atualizações da programação no respectivo perfil social, como acontece com um feed de notícias;

· Cadastra programação da TV: O administrador cadastra a programação da TV informando o nome do programa, o canal, o dia e o horário em que cada programa será exibido. A programação recém-criada é divulgada no Facebook. No caso de haver algum usuário que tenha cadastrado o interesse por um programa existente na grade, a aplicação enviará, através do perfil corporativo da SocialTV no Twitter, uma mensagem direta para o perfil do usuário. Esta mensagem enviada contém o aviso sobre a programação que acabou de ser criada.

Criação das Páginas Corporativas nas Redes Sociais

As páginas corporativas nas redes sociais são os canais nos quais é estabelecida a comunicação e interação entre empresas e consumidores (usuários). No exemplo utilizado, as páginas corporativas da SocialTV no Facebook e Twitter têm o objetivo de informar os usuários da TV sobre a grade de programação, o que é uma tarefa muito importante dentro desta aplicação.

Também é importante que estas páginas ou perfis corporativos tenham a marca da empresa para uma fácil identificação por parte dos usuários. A Figura 2 mostra um logotipo da SocialTV criado para ser utilizado como marca da TV nas redes sociais.

Figura 2. Logotipo da SocialTV.

Perfil Corporativo no Twitter

O Twitter não apresenta distinção na criação dos perfis dos seus usuários. Todos os perfis desta rede possuem a mesma estrutura e não são classificados como, por exemplo, corporativo ou pessoal. O procedimento para a criação do perfil da SocialTV no Twitter é feito da mesma forma como o leitor provavelmente tenha feito o seu próprio perfil nesta rede, veja Links.

A classificação de um perfil do Twitter como corporativo é feita de forma abstrata, por exemplo, utilizando logotipos e nomes de empresas ao invés de fotos e nomes de pessoas. A Figura 3 mostra o perfil corporativo da SocialTV no Twitter.

Figura 3. Página corporativa da SocialTV no Twitter.

Página Corporativa no Facebook

Ao contrário do Twitter, o Facebook apresenta distinção entre um perfil de usuário e um perfil corporativo. Na realidade, até o nome destes objetos se diferenciam. Nesta rede não existem perfis para empresas, mas, sim, páginas corporativas. Na definição do próprio Facebook, uma página é um lugar criado para construir uma relação mais próxima com o público e clientes. Ao contrário das páginas, os perfis são utilizados apenas para identificar pessoas. Até mesmo se você tentar criar no Facebook, um perfil que represente uma empresa ao invés de uma pessoa, é possível que não tenha sucesso, pois, existe um controle para validar se o nome escolhido para o perfil é mesmo um nome de pessoa.

O endereço para a criação de páginas no Facebook pode ser encontrado na seção Links. Acessando este endereço, temos a opção de criar uma página dos seguintes tipos:

· Negócios locais ou local;

· Empresa, organização ou instituição;

· Marca ou produto;

· Artista, banda ou figura pública;

· Entretenimento;

· Causa ou comunidade.

Dentre os tipos disponíveis o que mais se enquadrou no exemplo da SocialTV foi o tipo Empresa, então selecionaremos esta opção. Em seguida devemos informar a categoria e nome da empresa. A categoria que utilizaremos é Telecomunicações e o nome da empresa fica a critério do leitor. Feito isso, deverá ser vinculada à página corporativa que criamos uma conta de usuário do Facebook que atuará como o administrador. É permitida a utilização de uma conta do Facebook pré-existente ou a criação de uma nova. Após a confirmação da conta de usuário, são oferecidas as opções de configuração da página corporativa, como o envio do logotipo, descrição e vínculo ao site da empresa. Pronto, está criada a sua página corporativa no Facebook. A página corporativa criada para a SocialTV é mostrada na ...

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