Do que trata o artigo

O artigo apresenta a biblioteca jQuery em conjunto com a linguagem PHP. Famosa por seu slogan “escreva menos, faça mais”, essa biblioteca oferece uma série de recursos que são simples de se utilizar e essenciais para os padrões atuais de desenvolvimento Web.


Para que serve

Tornar a experiência dos usuários de web sites o mais agradável possível é fundamental para o sucesso de um projeto, para isso existem diversos Frameworks e bibliotecas, dentre eles o jQuery, que é altamente acoplável com qualquer tecnologia, de fácil aprendizado e muito produtivo. Desta forma, este artigo apresentará o jQuery ensinando na prática como usufruir de poderosos recursos com foco na interatividade no lado cliente de uma aplicação Web (browser).


Em que situação o tema é útil

No desenvolvimento em PHP fazemos constantemente o uso de códigos JavaScript, Frameworks e bibliotecas disponíveis no mercado, porém, em todos os casos sempre existe a dificuldade de entender o código do JavaScript, dificuldades no consumo das funcionalidades dos Frameworks e principalmente a pequena oferta de material de estudo. Sendo assim, o jQuery aparece como uma ótima opção, já que é muito simples e possui uma grande comunidade ao redor do mundo.

Resumo do DevMan

Com a necessidade de aperfeiçoamento na navegação Web onde os usuários esperam respostas rápidas e grande interação com o layout, a linguagem JavaScript torna-se quase uma unanimidade dentre os desenvolvedores Web, e a partir dela diversas bibliotecas como a jQuery são desenvolvidas. O artigo aborda a biblioteca jQuery em conjunto com o PHP, fazendo uma explanação teórica da biblioteca juntamente com pequenos exemplos que mostrarão como utilizá-la.

A tecnologia segue a passos largos em direção a um momento onde teremos praticamente tudo ligado em rede. Hoje temos nossos notebooks, celulares, vídeos-game, dentre outros, porém num futuro próximo teremos toda nossa casa ligada à rede, a prova disso é o IPv6 que irá comportar um número impressionante de IPs por metro quadrado. Além de nossos objetos ligados à rede, teremos nossas informações e serviços armazenados nela, ou na nuvem, daí o termo Cloud Computing, e dessa forma aplicações de interface rica serão essenciais para qualquer aplicação Web, já que o termo RIA (Rich Internet Application) visa tornar o ambiente Web tão funcional quanto o ambiente Desktop.

Nota do DevMan

IP é sigla para Internet Protocol e é a identificação numérica de um ponto de uma rede de computadores, pode ser um computador, uma impressora, um roteador, ou seja, qualquer ponto de uma rede. Sua representação se divide em quatro agrupamentos de dígitos numéricos. IPv6 é a nova representação criada para atender a demanda por pontos de rede. Será composta por dígitos alfanuméricos e comportará um número gigantesco de pontos na rede.

Com isso diversas tecnologias estão disponíveis no mercado como Flash, Silverlight, ou ainda a utilização de códigos JavaScript, e é com JavaScript que são desenvolvidas bibliotecas como ExtJS apresentado na edição digital da revista ClubeDelphi 113, e o jQuery assunto principal desse nosso artigo.

A biblioteca jQuery

O primeiro registro sobre a biblioteca ocorreu quando seu autor John Resig publicou em seu blog (veja a sessão links) o post denominado Selectors in JavaScript, onde descrevia sua insatisfação com a grande quantidade de código que se tinha que escrever para obter resultados simples através da linguagem JavaScript, e apresentava ao mundo um modelo simplificado de se desenvolver Web Sites com interfaces ricas.

No post de seu blog, Resig, um especialista e autor de livros JavaScript, deixa claro através de exemplos que a linguagem JavaScript exige vários caracteres que não têm necessidade de existir, a não ser para satisfazer a sintaxe da linguagem. Nascia ali a biblioteca jQuery, com a proposta de se escrever menos para obter resultados relevantes na interface de Web Sites, porém esta só foi oficialmente lançada durante uma palestra ministrada em Janeiro de 2006 no BarcampNYC.

O jQuery, assim como outras bibliotecas, é um software livre e de código aberto regido pela licença GPL, que simplifica a interação entre o código HTML e o JavaScript. Como o próprio Resig descreve: “é uma tentativa de simplificar as APIs DOM existentes e abstrair as questões referentes a cross-browser”.

Após todos esses esclarecimentos alguns leitores ainda podem estar se perguntando qual o diferencial de se trabalhar com o jQuery já que existem outras bibliotecas JavaScript com as mesmas características. O jQuery se diferencia por ser totalmente documentado, com código fonte comentado, uma grande comunidade, é uma biblioteca muito pequena, e tem sido adotada por diversas tecnologias como o Visual Studio 2010, recentemente lançado, e que tem suporte inclusive de IntelliSense para jQuery nativo no próprio IDE.

...
Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo