Atenção: esse artigo tem um vídeo complementar. Clique e assista!

De que se trata o artigo:

Neste artigo veremos como criar aplicações desktop com o uso da plataforma Eclipse RCP. Para isso, entenderemos o histórico e a estrutura dessa poderosa ferramenta. Por fim iniciaremos a criação de uma aplicação exemplo.

Em que situação o tema útil:

No desenvolvimento de aplicações RCP empregando a linguagem Java e com suporte nativo aos componentes de interface com o usuário, o que permite a implementação de aplicações com melhor desempenho.

Resumo DevMan:

Este artigo descreverá a plataforma Eclipse RCP e seus diferenciais no desenvolvimento de aplicações desktop. Essa ferramenta provê funções para auxiliar o desenvolvedor a criar aplicações de maneira mais rápida e eficaz. Neste contexto, abordaremos os primeiros passos para criação de uma aplicação exemplo, o autômato celular “Jogo da Vida”.
Autores: Welington Matias e José Pinto de Oliveira Jr.

RCP, cujo acrônimo significa Rich Client Platform, pode ser traduzido em português como Plataforma de Cliente Rica. A sigla define uma plataforma de código aberto que permite desenvolver aplicações em diferentes plataformas, como Windows, Linux, Mac e outras. Podemos entender por aplicação cliente uma espécie de “meia-ponte”, sendo executada diretamente na máquina do usuário. O papel dela é levar as informações a partir desse usuário (cliente) até o servidor. O servidor, por sua vez, também possui uma “meia-ponte”, através da qual responde ao cliente. A ligação das duas metades e, consequente formação de uma “ponte-inteira”, permite a comunicação completa. Nessa interface, cliente-servidor, são trocados os dados que permitem a interação em rede. Assim, o cliente envia solicitações ao servidor e este cumpre seu papel respondendo às demandas do usuário. Quanto ao aspecto “rica”, descreve aplicações mais amigáveis e versáteis para o usuário final.

A julgar pelo nome, imaginaríamos que uma plataforma do tipo RCP estaria direcionada apenas para a criação de aplicações com interação do tipo cliente-servidor. No entanto, a utilidade das ferramentas RCPs não está restrita à elaboração de programas desse tipo. Na verdade, com elas podemos desenvolver qualquer tipo de aplicação desktop. Tanto é assim que, neste artigo você aprenderá a criar uma aplicação standalone, a partir de uma ferramenta RCP.

Standalone: É um tipo de aplicação desktop que, ao contrário da aplicação cliente, não depende de dados externos, como os oriundos de um servidor. Na verdade ela é completa em si mesma, executando suas tarefas por meio de recursos próprios. Note que, embora possua tal nível de independência, esse tipo de programa pode ser enriquecido com funções de origem externa, tornando-se assim uma aplicação cliente. Diante disso, os termos ‘aplicação cliente’ e ‘standalone’ já não parecem necessariamente opostos, podendo ser utilizados para descrever uma mesma aplicação. Exemplos deste último caso são os jogos eletrônicos modernos. Você pode jogá-los sozinho, competindo contra os adversários que foram criados junto com o jogo. As missões, os inimigos e todas as disputas estão acessíveis de maneira completa para você, a partir do momento que instalou o jogo no PC ou inseriu a mídia no console. Trata-se do modo ...

Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo