De que se trata o artigo

O artigo abordará a tecnologia Windows Presentation Foundation (ou simplesmente WPF) da Microsoft. Ela, em conjunto com o .NET Framework, são utilizados na construção de interfaces ricas de usuário, para aplicações Desktop e Web. Por conseguinte, será dada uma introdução ao assunto, em vista do suporte oferecido pelo Delphi Prism, que se integra ao IDE do Microsoft Visual Studio em forma de plug-in.


Para que serve

Aplicações WPF proporcionam interfaces ricas que aumentam a experiência com o usuário, resultando em um produto final de grande apelo visual. Paralelamente, o WPF ainda oferece um modelo de programação conciso, onde há uma clara divisão entre a parte gráfica da aplicação e sua lógica de negócios. Através do Delphi Prism, a comunidade Delphi está apta a desenvolver este tipo de aplicativo.


Em que situação o tema é útil

O Windows Presentation Foundation foi lançado na versão 3.0 do .NET Framework da Microsoft, e faz uso de uma linguagem de marcação própria, denominada XAML (Extensible Application Markup Language). O WPF, assim como é popularmente conhecido, tem como principal objetivo proporcionar, através de seus recursos, interfaces mais ricas de usuário, a fim de aprimorar a experiência deste. Além disso, uma aplicação WPF pode ser facilmente estabelecida tanto em ambiente Desktop quanto Web.

Introdução ao WPF

O presente artigo apresentará um contexto introdutório para o desenvolvimento com a tecnologia WPF (Windows Presentation Foundation), disponível para a comunidade Delphi através do Delphi Prism. Para isto, serão expostos alguns pontos que irão levar o leitor a compreender onde poderá ser empregado este tipo de aplicação em seu contexto pessoal e profissional. Durante a passagem dos conceitos gerais da tecnologia, serão expostos alguns exemplos práticos simples, de cunho totalmente didático, porém não menos importantes para o início de aprendizagem. Dessa forma, em artigos futuros, este trabalho poderá ser usado como referência e ponto de partida.

Paralelamente ao lançamento do Delphi 2009, a Embarcadero apresentou sua nova ferramenta para desenvolvimento com o .NET Framework, denominada Delphi Prism. Na época, tratou-se de uma grande revolução, visto que este novo produto não possuía mais relação alguma com a IDE RAD Studio. Pelo contrário, o Delphi Prism era totalmente baseado no Microsoft Visual Studio, ou melhor dizendo, se integra a ele em forma de plug-in, com o intuito de aproveitar ao máximo os recursos mais recentes do .NET Framework.

Em termos de código, o Prism apresentou o Oxygene como sua linguagem padrão, cuja sintaxe é muita próxima ao Object Pascal do Delphi. Em vista disso, têm-se naturalmente uma curva de aprendizado muito pequena, em relação aos desenvolvedores Delphi que se aventurarem no trabalho com .NET. Desde então, através do Delphi Prism, eles podem facilmente construir qualquer tipo de aplicação baseada no framework. Só para citar alguns destes tipos, é possível ter projetos: ASP.NET, Windows Forms, Web Services, WCF, Silverlight e WPF.

Windows Presentation Foundation

WPF é o acrônimo de Windows Presentation Foundation, uma API unificada e criada pela Microsoft, cuja principal finalidade é a construção de ricas interfaces gráficas de usuário, as chamadas UI (User Interfaces), para aplicações desenvolvidas com o .NET Framework. Em termos práticos, o WPF mescla características do desenvolvimento Web, RIA e Desktop, tais como o uso de folhas de estilo (CSS – Cascading Style Sheets), utilização de gráficos vetoriais e data binding, respectivamente.

Historicamente falando, o WPF surgiu na época do .NET 3.0, sendo uma de um todo de quatro bibliotecas irmãs apresentadas na época, assim como pode ser visto na Figura 1.

Figura 1. Os quatro pilares do .NET Framework 3.0

WCF é a sigla para Windows Communication Foundation, que oferece uma API focada em mensagens, voltada para construção de aplicações orientadas a serviços e computação distribuída. WF é a sigla para Windows Workflow Foundation, cuja API fornece mecanismos para demonstrar e controlar os fluxos de trabalho em um processo. CardSpace fornece um sistema único de identificação para ser usado em sistemas Desktop, sistemas Web, Web Sites e afins.

O WPF é muito associado ao Windows Forms, que era a API predominante até a versão 2.0 do .NET Framework para desenvolvimento Desktop, sendo considerado seu sucessor. A diferença entre as duas tecnologias se dá primordialmente na questão gráfica. Enquanto o Windows Forms faz uso das funções gráficas tradicionais da API do Windows, o WPF é voltado para o DirectX, cuja API é focada basicamente em jogos e recursos multimídia, o que significa aproveitar toda a aceleração de hardware disponível.

...
Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo