Macros no NetBeans - Um breve conceito de como automatizar tarefas

Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Para efetuar o download você precisa estar logado. Clique aqui para efetuar o login
Confirmar voto
0
 (1)  (1)

A repetição intensa de tarefas sempre causa exaustão em qualquer pessoa, além de representar sempre um entrave para execução de forma produtiva e eficaz em qualquer atividade.

Macros no NetBeans

Um breve conceito de como automatizar tarefas

 

A repetição intensa de tarefas sempre causa exaustão em qualquer pessoa, além de representar sempre um entrave para execução de forma produtiva e eficaz em qualquer atividade. E no mundo da programação, isso toma alguns fatores a mais, pois devido às famosas questões como escopo, prazo, custo e qualidade, produtividade é a chave principal para o sucesso de um projeto.

 

Porém, “seus problemas se acabaram-se”, pois as atuais IDES para desenvolvimento de software estão cada vez mais alinhadas com as idéias de produtividade estudadas pela engenharia de software.

 

Para Java, temos excelentes opções de IDE’s, que oferecem o aporte ferramental necessário para todo o tempo de vida do projeto, em especial, falaremos neste artigo de criação de macros, um recurso bem especial oferecido pelo NetBeans para melhorar a produção de códigos.

 

O conceito básico

A idéia básica desse recurso consiste em gravar no ambiente do NetBeans, uma seqüência de eventos de mouse e teclado, com o intuito de completar alguma tarefa como, por exemplo, a geração de trecho de código, para que dessa forma, seja possível o reuso da mesma através de uma seqüência de teclas de atalho.

 

Como fazer?

Em qualquer projeto do NetBeans, conforme mostra a Figura 01, existem dois botões, na área do editor de código, um chamado start macro, e outro chamado stop macro, onde você pode respectivamente iniciar e parar a gravação da macro.

 

macrosnbfig01.jpg

Figura 01 - Botões para controle da macro.

 

Agora vamos fazer um pequeno exemplo de uma macro bem simples para automatizar a geração de um escopo de um laço for, já com seus principais  elementos, claro que você pode ficar a vontade para aplicar a geração de qualquer tipo de código, usei o laço apenas por uma questão didática.

 

Uma dica importante para você, apesar de que a gravação de macro aceitar cada entrada de caracteres digitados pelo teclado, é muito mais prático você primeiro digitar o código que fará parte da macro, para somente depois através do trivial recurso de copiar e colar iniciar a gravaçãO.

 

Portanto, digite em um método, um laço, conforme você pode ver na Listagem 01.

 

int i;

for(i=0; i < 10 ; i++) {

//Coloque seu código aqui

}

Listagem 01 - Laço for.

        

Após o término do código, você deve:

 

1.      Selecionar e copiar esse trecho.

2.      Iniciar a gravação da macro(ver figura 01).

3.      Colar o trecho em qualquer parte do código.

4.      Parar a gravação da macro(ver figura 01).

5.      Em seguida, na caixa de dialogo que será exibida (veja na figura 02), você deve digitar um nome para a macro, e especificar a combinação de teclas, como por exemplo, Ctrl+Period(PONTO), que será usada como atalho para a macro (tome cuidado para não usar alguma combinação que já exista no ambiente do NetBeans, pois caso isso ocorra, sua combinação será anulada).

6.      Finalize o processo.

7.      Teste a macro invocando a combinação de teclas definida por você.

 

macrosnbfig02.jpg 

Figura 02 – Gravando o nome e seqüência de teclas usadas pela macro.

 

Gerenciando as macros

O NetBeans, conforme mostra a figura 03, oferece um bom recurso para que você faça o gerenciamento das macros gravadas em seu ambiente, para isso, escolha o menu Tools/Options/Editor/Macros onde há uma espaço com a lista de macros gravadas, e através da edição de alguma delas, é possível redefinir o nome, tecla de atalho e até mesmo a própria macro.

 

macrosnbfig03.jpg

Figura 03 – Gerenciamento das macros gravadas.

 

Considerações finais

Espero que este breve artigo contribua para lhe mostrar os avanços que tem ocorrido para Java, no rumo da maximização da produtividade em nossos projetos, sendo que além do recurso abordado aqui, o próprio NetBeans oferece outros bons recursos que almejam a produtividade, portanto meu caro amigo, fique atento, acompanhe as novidades, e ganhe mais produtividade quando estiver programando. Até a próxima!

 
Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Receba nossas novidades
Ficou com alguma dúvida?