Menu de Navegação Básico

Olá Pessoal meu nome é Fernanda, trabalho com Web Design e Flash há nove anos e com C# .NET há dois anos.

Este é meu primeiro artigo na Devmedia, e pretendo escrever outros daqui para a frente, espero que gostem e até o próximo!

Este é especialmente para os iniciantes em Flash.

Neste tutorial irei explicar como criar um menu de navegação básico. Este exemplo é bem simples, requer apenas um conhecimento básico sobre como criar botões e atribuir ações a eles.

Etapa 1 (criação do botão)

Crie um novo filme no Flash com a altura e largura de 200px. Selecione a ferramenta retângulo (r) e arraste até obter um retângulo, escolha uma cor para o preenchimento, eu estou usando #66CCCC e para o contorno #666666.

Etapa 2

Selecione o retângulo que você criou, vá até Editar>Copiar ou CTRL+C e faça 4 cópias Editar> Colar ou CTRL+V.

O resultado deve ser estar parecido com este:

Etapa 3


Selecione a ferramenta de texto (t) e digite os itens do menu, utilizando a fonte que mais lhe agradar, neste caso estou usando Arial Narrow tamanho 16.

Selecione o primeiro retângulo e o texto e pressione F8, nomeie converta para botão, repita os mesmos passos para o demais botões.

Etapa 4 (Efeito no Botão)

O efeito consistirá em mudar a cor do texto e movê-lo para o lado direito. Para isso, entre no modo de edição do botão dando um duplo clique sobre ele, selecione a aba Over e pressione F6, mude a cor para.... e arraste o texto para a direita com a tecla shift pressionada, para mantê-lo com o mesmo alinhamento. Saia do modo de edição do botão.

Etapa 5 (Ações)

Agora vamos adicionar um link ao nosso botão, adicionando uma ação. Clique com o botão direito do mouse sobre o botão criado e escolha Ações ou Actions, se a sua versão for em inglês. Em seguida digite o seguinte código para o botão:

on (release) {
getURL("http://www.seusite.com.br", "_blank");
}


O Blank, abre a página em uma nova janela, se você quiser que abra na mesma janela troque o "_blank" por "_self", como no exemplo abaixo:

on (release) {
getURL("http://www.seusite.com.br", "_self");
}


Etapa 6

Pressione CTRL+Enter e teste o filme.

Espero que tenham gostado, até a próxima !!!!