Mesmo com a ascensão do Chrome, o Firefox ainda mantém uma base respeitável de usuários. Para muitos desses, a maturidade das extensões, que permitem personalizar o navegador em níveis nos quais os concorrentes sequer imaginam chegar, é o grande diferencial.

Essa liberdade cobra um preço: desempenho. Segundo a própria Mozilla, cada extensão instalada aumenta, em média, em 10% o tempo que o Firefox leva para ser aberto. Usando a boa e velha matemática, com dez extensões instaladas, cenário bastante comum entre usuários do navegador, o tempo para abri-lo dobra.

E piora. A média é de 10% de atraso, mas há casos, ou melhor, extensões que extrapolam em muito esse valor, chegando a, sozinhas, aumentar em mais de 70% o carregamento do Firefox. Para essas, a Mozilla tem uma péssima notícia: elas estarão presentes num ranking que parece mais um hall da infâmia.

Dê um pulo na página Add-ons com o carregamento mais lento e veja se alguma das suas extensões estão no Top 10 da vergonha. Se você é desenvolvedor, provavelmente tem o Firebug instalado. Essa super útil extensão divide a liderança com o FoxLingo, um tradutor/dicionário, e, sozinha, aumenta em 74% o tempo de carregamento do navegador. Outra bastante popular, responsável por 33% a mais de espera, é a Video DownloadHelper, que facilita o download de vídeos de sites como o YouTube. Na sua cola, a Xmarks Sync, extensão do Xmarks que permite a sincronia de favoritos e outras preferências entre múltiplos navegadores.

Essa é o primeiro de uma série de esforços da Mozilla para conscientizar desenvolvedores e esclarecer usuários sobre o problema das extensões lentas. Nos próximos meses, testes automáticos serão feitos, a princípio, com o Top 100 de extensões do diretório oficial. Com o tempo, o teste será automático para todas, com direito à demonstração, na página de cada uma, do impacto que causam no desempenho do Firefox. A documentação de boas práticas para garantir desempenho das extensões foi atualizada, e em breve a Mozilla liberará uma ferramenta de análise para os próprios desenvolvedores testarem suas crias antes de submetê-las ao diretório.

Ao usuário final, vale a pena ficar atento às extensões mais lentas e, se for o caso, desabilitá-las. Note que “desabilitar” uma extensão é diferente de “desinstalar” a mesma. No primeiro caso, a extensão continua presente, só não é carregada/usada o tempo todo. Quando ela for necessária, basta reativá-la e usá-la, normalmente. Para desativar uma extensão, abra o gerenciador delas (Ctrl + Shift + A) e clique no botão “Desativar” ao lado da extensão que quiser.

Link: http://www.geek.com.br/posts/15641-mozilla-lista-sem-cerimonia-as-extensoes-mais-lentas-do-firefox