Noções básicas sobre o web.config

Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Para efetuar o download você precisa estar logado. Clique aqui para efetuar o login
Confirmar voto
0
 (1)  (0)

Veja neste artigo de Jefferson Luis Junglaus, como trabalhar com o web.config em aplicações ASP.NET.

Tutorial Web.config

Irei falar nesse artigo sobre o arquivo de configuração web.config, o web.config é uma arquivo no formato XML, o qual contem as configurações comuns para toda a aplicação.

O arquivo web.config é case-sensitive, diferenciando maiúsculo e minúsculo.

Uma das tags mais usadas no arquivo web.config é a add, na qual adicionamos um parâmetro chave(key) e um valor(value), em muitas aplicações web é usada a tag add para armazenamento de conexões com banco de dados, acompanhe um exemplo do uso da tag add.

Colocaremos a tag add dentro das tags por que dentro delas que devem conter as configurações customizadas da nossa aplicação, acompanhe a Listagem 1 para saber como criar uma chave, e a Listagem 2 mostra como resgatar o valor da Chave ConexaoOleDb do arquivo web.config.

 

Listagem 1. Chave de Conexao

 

Coloque no Uses

System.Configuration

 

procedure TWebForm1.Page_Load(sender: System.Object; e: System.EventArgs);

begin

  Response.Write(System.Configuration.ConfigurationSettings.AppSettings.Item['ConexaoOleDB']);

end;

Listagem 2. Resgatando o valor da Chave ConexaoOleDB

Será exibido na browser a string de conexão, a chave ConexaoOleDb pode ser facilmente alterada caso haja necessidade, basta você editar o arquivo web.config e altera-lo, isso é muito útil para distribuição de aplicatição, se a conexão do banco de dados mudar a cada cliente você não precisará recompilar a aplicação para alterar a caminho do banco de dados por exemplo.

Também podemos definir a cultura da aplicação no arquivo web.config, atravéz dela definiremos a moeda, formato data entre outros aspectos de cada cultura, a cultura que iremos definir é “pt-BR”, localize no arquivo web.config a tag globalization e adicione o parâmetro da Listagem 3.

 

culture="pt-BR"

ficando:

         requestEncoding="utf-8"

         responseEncoding="utf-8"

         culture="pt-BR"

   />

Listagem 3. Difinindo a Cultura

Podemos também definir as páginas de erros customizadas, assim sempre que ocorrer algum erro a aplicação redirecionará para a página de erro customizada, poderá conter uma página de erro padrão, que quando ocorrer qualquer erro será redirecionada para aquela mesma página, a qual é definida no parâmetro defaultRedirect ou página de erro para cada tipo de erro com base no statusCode.

Essa definição é feita na tag customErrors Listagem 5, essa tag contem o parâmetro mode que pode ter três tipo de valores Listagem 4.

 

on - Qualquer erro será redirecionado para a página definida.

RemoteOnly - Quando você estiver rodando a aplicação local, o erro será exibido. Quando estiver rodando remotamente, será redirecionado.

off - O erro sempre será exibido.

Listagem 4. Tipos do parâmetro Mode

Listagem 5. CustomErros

Alguns statusCode:
404 - Página não encontrada (File not found)
403 - Acesso negado (Access denied)
500 - Erro no servidor (Server error)

O arquivo web.config é muito útil, muito bem parametrizado, duvidas ou sugestões mande-me um email.

 

Jefferson Luis Junglaus (Jeffersonjunglaus@gmail.com) atualmente trabalha na Infomidi@ Sistema e Informática desenvolve a 2 anos em Delphi, desenvolve sistemas para PalmOS e WinCE, tem conhecimento em ASP, PHP, PHP+GTK, ASP.Net, VB.Net, Delphi, Pascal e Clipper, Sistemas comerciais com ECF e TEF, desenvolvimento de Games com OpenGL e Directx, Desenvolvimento em Delphi para Internet com WebBroker e IntraWeb, desenvolve sistemas em n-tier “n-Camadas”, experiente em UML, CMM, Design Patterns, OPF e Extreme Programming, usa os banco de dados Interbase, Firebird, SQL Server, MySQL e Paradox e administrador de Servidores Linux.
http://br.thespoke.net/MyBlog/delphixs/MyBlog.aspx

 
Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Receba nossas novidades
Ficou com alguma dúvida?