Atenção: esse artigo tem uma palestra complementar. Clique e assista!

Do que se trata o artigo

Das principais novidades presentes no ASP.NET MVC 3, exemplificando essas funcionalidades e comparando com sua versão anterior

Para que serve

O ASP.NET MVC vem consolidar o uso de boas práticas no ambiente de desenvolvimento web da Microsoft. Ao aplicar o padrão MVC, se consegue aplicações mais leves e juntamente com o uso de Ajax, mais dinâmicas.

Em que situação o tema é útil

No desenvolvimento de sistemas web, onde se deseja que sejam mais fáceis de dar manutenção.

Resumo DevMan

É explicado de uma forma breve as principais novidades existentes no novo framework lançado, o ASP.NET MVC 3. Ao longo do artigo serão expostas as novidades, tais como a nova View Engine Razor, Global Filters, Dynamic View Models. E de uma forma bem simples comparar essas novidades e melhorias com o MVC 2. Também são citadas algumas melhorias em relação à validação de dados, que são responsáveis por garantir a consistência dos dados gerados pelo usuário.

A internet tem se tornado o ambiente padrão para os mais diversos tipos de aplicações, inclusive aplicações comerciais. Isso se dá pelo fato de sua descomplicação em alguns cenários como o de distribuição de aplicações. Mas para o desenvolvedor existe um outro ponto: facilidade de atualização. Como o sistema está em um único local é que acessado por vários clientes, basta atualizar esse local e todos estão atualizados.

Esse cenário gerou grandes oportunidades ao mercado, o que fez com que a Microsoft voltasse seus olhos para o ambiente Web. Assim logo ela ofereceu aos desenvolvedores .NET ferramentas adequadas, como o ASP.NET WebForms.

Seu lançamento conduziu vários desenvolvedores a uma intensa migração, já que em tese, através dos WebForms havia uma similaridade com o Windows Forms. Com o amadurecimento da comunidade houve um desejo na utilização de boas práticas, como design patterns. A comunidade que aprendera com o preço do WebForms queria algo mais leve. Então buscavam aplicar o padrão MVC em suas aplicações. E a Microsoft mais uma vez vendo uma oportunidade, lançou o ASP.NET MVC que é constantemente atualizado pela Microsoft.

O padrão de projeto

Um padrão de projeto, ou design pattern é uma solução para um problema recorrente. Essa solução é descrita de tal forma que pode ser aplicada em qualquer linguagem de programação. Ela não visa uma tecnologia específica, mas sim uma arquitetura de objetos ideal para alcançar uma determinada solução. Como o MVC é categorizado como um padrão, ele vem resolver um problema: criar uma independência entre a camada de apresentação e outras camadas de um software.

Para conseguir esse objetivo o padrão cria três figuras distintas: Model, View e Controller. Cada um deles possui um papel específico na obtenção do resultado.

O model representa o modelo de negócios, as entidades. Nada mais são do que classes que tem significado para o que está envolvido. Geralmente são objetos que são persistidos (salvos) em um banco de dados. Pode-se citar por exemplo em um sistema de controle de estoque as seguintes classes: produto, fornecedor, cliente, usuario. Todas essas possuem importância para o negócio.

A View pode sua vez é aquilo que o usuário final vê. É a interface gráfica. Esta por sua vez precisa interagir com o usuário e responder às solicitações do mesmo, trazendo informações que são requisitadas. Mas o objeto do padrão é separar essa interface gráfica do restante, assim, não se pode simplesmente acessar o Model pela View e exibir informações. Quem é responsável por isso é o Controller.

O controller, como seu nome sugere é um controlador. É ele que recebe da View a solicitação do usuário e vai no Model obter as informações necessárias para depois atualizar a View. A Figura 1 mostra a interação dos elementos MVC.

Figura 1. Padrão MVC

O ASP.NET MVC 3

O ASP.NET MVC 3 oferece um novo framework MVC, ele é compatível com o ASP.NET MVC 2, sendo assim é bem simples a atualização de projetos. Você pode instalar tranquilamente o ASP.NET MVC 3 em sua máquina sem que esta ação impacte nos projetos existentes em MVC 2 que esteja desenvolvendo, pois eles irão continuar a utilizar o MVC 2. Ao instalar o framework MVC 3 é adicionado no Visual Studio 2010 um conjunto de templates específicos.

Dentre as novidades que estão presentes no ASP.NET MVC 3, vale destacar:

· Razor View Engine

· Suporte aos Global Filters

· Facilidade em especificar views fortemente tipadas com Razor

· Suporte aos ASP.NET Web Page Helpers Methods

· Dynamic ViewModels

· Novos ActionResult Types

· Suporte ao View Start

· Suporte para injeção de dependências

o Controllers

o Serviços

o Views

· Melhorias para JavaScript e Ajax

· Melhorias de Validação

· Cache de saída de páginas parciais

Há muitas novidades em cada tópico que citado e cada um será explicado.

Razor View Engine

Razor é o nome da nova View Engine disponível para as aplicações ASP. NET MVC, foi lançada juntamente com o ASP.NET MVC 3. A tarefa de uma view engine é renderizar, gerar código HTML dinâmico para uma página através de comandos, tags próprias. Assim, quanto mais simples forem essas tags, melhor é. O Razor traz justamente isso. Seu objetivo é tornar o código da View mais limpo pois não há mais a necessidade de digitar os caracteres de controle que causam poluição ao código, evitando também a necessidade de digitação repetitiva, possuindo também uma sintaxe muito fácil de se utilizar. O Razor permite utilizar tanto VB quanto C#, sendo assim não é necessário aprender uma nova linguagem. Para ficar claro como a mudança trazida pelo Razor é grande, no código a seguir exibe em uma view a data e hora atual, utilizando o padrão do MVC 2:

 ... 

Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo