Utilizando aquele mesmo exemplo das classes criadas para desenhar formas geométricas explicarei uma outra propriedade do POO, o encapsulamento.

Você reparou que ao criarmos a classe TClassFigura declaramos duas propriedades? (Imagem e MinhaImagem)
Vou explicar agora o porque disso.

Sempre que criamos uma nova classe devemos nos preocupar em não deixarmos expostos os atributos de um objeto, não deixando que eles sejam acessados diretamente. Assim, ficarão disponíveis apenas métodos que os manipularam.

Se você olhar na unit TClassFigura verá que toda a codificação da classe assim como das suas descendentes é feita manipulando a propriedade MinhaFigura, porém se você chamar a classe em qualquer projeto não conseguirá visualizar ou manipular esta propriedade.
A manipulação é feita através da propriedade Imagem que é pública, e está por sua vez que passa as informações necessárias a propriedade MinhaImagem que é quem realmente faz todo o trabalho pesado da nossa classe.

Neste pequeno exemplo que criamos talvez isso não pareça ser muito necessário, mas imagine um grande sistema com classes que controlam inclusão, alteração, consultas etc e que precisam de uma segurança e um controle mais preciso? O encapsulamento faria todo esse trabalho de uma forma bem simples ;)

E-mail: flavia@flavianeves.com.br

Flávia Neves dos Santos