Padrões de Projeto e POO: Integração com o Together no Delphi 2006

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O artigo apresenta o Pattern Wizard, uma ferramenta disponibilizada no Delphi 2006 que oferece vários padrões de projeto para facilitar o desenvolvimento de sistemas OO.

Esse artigo faz parte da revista Clube Delphi Edição 76. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

POO

Padrões de Projeto e POO

Integração com o Together no Delphi 2006

Com a difusão do desenvolvimento Orientado a Objetos e a necessidade de produzir software com mais qualidade, muitos padrões estão sendo incorporados ao desenvolvimento, com o objetivo de aumentar o reuso e a produtividade.

Os padrões mais conhecidos são denominados Padrões de Projeto (Design Patterns) ou Padrões GoF (Gang of Four - Gangue dos Quatro), que foram propostos em 1994 por Erich Gamma, Richard Helm, Ralph Johnson e John Vlissides, com a finalidade de descrever soluções para problemas recorrentes no desenvolvimento de software orientado a objetos.

Para facilitar sua utilização, alguns IDEs, como o Delphi, incorporaram esses padrões e oferecem mecanismos para adicionar os recursos no desenvolvimento de aplicações. Nesse sentido, este artigo apresenta o Pattern Wizard, uma ferramenta disponibilizada no Delphi 2006 que oferece vários padrões de projeto para facilitar o desenvolvimento de sistemas OO.

Padrões de Projeto

Padrões de projeto são soluções customizadas e reutilizáveis para problemas que são encontrados frequentemente no processo de desenvolvimento de aplicativos. Eles tratam da concepção e da interação entre objetos, definindo ao mesmo tempo um padrão de comunicação que é compartilhado por toda a equipe de desenvolvimento.

Os padrões de projetos são organizados em famílias de padrões: de criação, estruturais e comportamentais. Os padrões de criação são relacionados à criação de objetos, os estruturais tratam das associações entre classes e objetos e os comportamentais das interações e divisões de responsabilidades entre as classes ou objetos.

Um padrão de projeto é classificado também segundo o seu escopo: de classe ou de objeto. Nos padrões com escopo de classe os relacionamentos que definem esse padrão são definidos através de herança e em tempo de compilação.

Nos padrões com escopo de objeto, o padrão é encontrado nos relacionamentos entre os objetos definidos em tempo de execução. Os diversos padrões de projeto estão divididos por categoria conforme a Tabela 1.

 

 

 

Propósito

 

 

Criação

Estrutural

"

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