PHP-Nuke – Parte II

Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Para efetuar o download você precisa estar logado. Clique aqui para efetuar o login
Confirmar voto
0
 (7)  (0)

O PHP-Nuke pode ser utilizado por uma infinidade de áreas possíveis e imagináveis.

O mais popular, versátil e poderoso dos Sistemas de Gerenciamento de Conteúdo

                                                                           Luiz Gustavo Aleagi Nunes

 

lganphpnukefig01.jpg


Características de um portal PHP-Nuke

O PHP-Nuke pode ser utilizado por uma infinidade de áreas possíveis e imagináveis. Já vi portais que gerenciam desde um simples blog pessoal até sites corporativos importantes.

 

A grande vantagem é que não há limites. A seguir são exemplos de tipos de portais que podem ser criados através do PHP-Nuke:

- Ambientes de Intranet;

- Sistemas de Comércio Eletrônico (e-commerce);

- Portais Corporativos;

- Agências ou órgãos públicos;

- Portais de cidades (oficiais ou não);

- Portal de Eventos;

- Agência de notícias;

- Portal de clans ou Comunidades em geral

- Portais de Ensino à distância (e-learning);

- e muitos outros...

 

Enfim, para TODOS os segmentos que se pode imaginar!

 

O PHP-Nuke possui uma estrutura muito flexível e todo o processamento é realizado em uma máquina servidora. Este computador que abriga o PHP-Nuke não precisa principalmente ser adequada para processar do volume de usuários que irão acessar o sistema simultaneamente. É sabido que portais com mais de 300 visitas simultâneas precisam ser um pouco mais robustos, principalmente em memória RAM (512 Mb deve segurar bem...), isso ocorre porque o tráfego gerado e o processamento de informações de 300 solicitações concomitantes ao Bancos de Dados gera um load considerável na estação.

 

Além de todas esta características, que por si só já o fariam especial, o PHP-Nuke faz uso das funções de tradução do PHP, o que proporciona um ambiente multi-idioma instantâneo, contanto hoje com suporte a 25 idiomas.

 

Administrando um portal PHP-Nuke

A administração de um portal PHP-Nuke é feita através de um Menu de Administração. Esse menu é dividido em duas áreas: uma visível para o Administrador pleno (Menu de Administração) e outra apenas pelos Administradores de módulos. (Administração de Módulos).

 

lganphpnukefig04.jpg 

Figura 3 – Área administrativa mostrando funções de administração geral do portal.

 

A primeira área fornece, principalmente, acesso à funções de administração mais importantes, tais como:

·         Backup do Banco de Dados: Esta funcionalidade permite a geração de um dump (cópia) do Banco de Dados, que é aconselhável ser feito regularmente evitando grandes perdas caso algum problema ocorra com o servidor.

·         Gerenciador de Blocos: Esta funcionalidade permite o gerenciamento dos Blocos presentes

·         Editar Administradores: Esta funcionalidade permite a inserção, gerenciamento e deleção de Administradores.

·         Grupo de usuários: Trata-se de um sistema simples de ranking de usuários. É possível criar Grupos específicos e a quantidade mínima de pontos necessários para entrar neste Grupo. É possível também estipular quantos pontos cada uma das ações irá gerar aos usuários;

·         Referências http: Saiba de onde vêm seus usuários! Trata-se de um script que armazena as URLs anteriores à visita ao seu portal. Ideal para verificar se o banner que você trocou está dando resultados ou não ou ainda se os mecanismos de busca estão mostrando resultados de seu portal.

·         IP Ban: Funcionalidade que permite identificar endereços de IP que o administrador não deseja que acessem o portal.

·         Mensagens: Trate-se de uma maneira de se comunicar com os usuários do portal ou ainda com outros Administradores. Esta mensagem pode ter um prazo de validade determinado e ser removida automaticamente da página principal.

·         Moderação: Um sistema simples de moderação de usuários. Entendemos por moderação uma forma de limitar a participação de um usuário

·         Módulos: É aqui que os Módulos são gerenciados. É possível ativá-los, desativá-los e até mesmo determinar quem poderá visualizá-los.

·         Newsletter: Este Módulo consiste em uma Newsletter simples, que permite que os administradores enviem mensagens para seus usuários (somente os que solicitaram receber) ou para todos os que se cadastraram em seu portal.

·         Otimização do Banco de Dados: Trata-se de um script que otimiza as tabelas de seu Banco de Dados. Com o passar do tempo, muitos espaços vazios são armazenados no Banco de Dados e o ideal é fazer uma otimização de tempos em tempos para evitar que o Banco cresça demasiadamente sem necessidade.

·         Preferências: É aqui que são configuradas as preferências básicas do Portal, como o título na barra de título dos navegadores, o idioma principal do portal, o Tema padrão a ser utilizado, as notas de rodapé, etc...

·         Envios: É neta seção que se verifica se há notícias que foram enviadas por usuários colaboradores.

 

lganphpnukefig05.jpg 

Figura 4 – O Menu de Administração dedicado aos Módulos.

 

Já a área da Administração dedicada aos Administradores de módulos (Figura 4):

·         Banners: Através deste Módulo é possível gerenciar banners em seu Portal. O sistema permite a criação de uma conta para cada cliente, com a possibilidade de login e verificação de impressões realizadas.

·         Conteúdo: Um Módulo para inserção de conteúdo estático (textos, em geral) onde é possível categorizá-los.

·         Downloads: Um sistema completo de downloads. É possível criar categorias e subcategorias, facilitando a organização dos arquivos. Há também um sistema de votação e de comentários, o que permite maior interação com os usuários.

·         Enciclopédia: Crie e gerencie enciclopédias. É ideal para criação de termos técnicos, por exemplo.

·         Perguntas Freqüentes: Um Sistema de Perguntas Frequentes. É ideal para poupar tempo e informar aos seus usuários as dúvidas mais comuns.

·         Foros: Um completo sistema de Foros

·         Notícias: A inclusão de notícias é extremamente simples e é necessário apenas fornecer o título e a notícia completa. É possível ainda escolher um Tópico (assunto) para a notícia e até programar uma data apara a publicação automatizada.

·         Revisões: Um Módulo que permite a revisão de textos por parte dos usuários.

·         Enquetes/Pesquisas: Um Sistema de Enquetes com a possibilidade de se criar enquetes diferentes para idiomas diferentes!

·         Tópicos: Permite a gerência dos assuntos que são tratados em seu Portal.

·         Web Links: Um completo Sistema de Gerenciamento de WebLinks categorizável!

·         Usuários: Insira, edite, apague usuários em seu Portal!

 

Outras funcionalidades

Além das funcionalidades básicas disponibilizadas pelo PHP-Nuke, existem também funcionalidades mais complexas que auxiliam o gerenciamento mais completo do portal. As principais são:

·         Sistema de Estatísticas: Um sistema de estatísticas que mostra os pageviews por ano, mês, dia do mês, dia da semana e até o horário em que o portal foi mais visitado. O sistema ainda mostra dados em relação ao sistema operacional e navegador dos visitantes.

·         Sistema de Mensagens Privadas: Um sistema que permite que sejam trocados “e-mails” internos entre os usuários. É bastante interessante para manter seus usuários logados no site e facilitar a comunicação entre eles.

·         Lista de Usuários do Portal: Uma listagem completa de quem tem cadastro em seu portal. Interessante quando se procura alguém que compartilhe os mesmo interesses que você!

·         Recomende-nos: Um Módulo que permite que seus usuários recomendem seu portal para pessoas que eles conheçam.

·         Top10: Um sistema que mostra os 10 usuários mais ativos, as 10 notícias mais lidas, os últimos 10 comentários, etc...

 

Todos estes elementos são NATIVOS do sistema, ou seja, o pacote já vem com tudo o que foi descrito acima.

 

Requisitos necessários

Muito bem, você já se convenceu de que precisa baixá-lo e testá-lo. Primeiramente, é preciso lembrar que o PHP-Nuke é totalmente escrito em PHP, o que significa portabilidade, podendo ser executado em quase todos os Sistemas Operacionais existentes. Dentre eles os mais utilizados: *NIX, Microsoft Windows® e Apple® Mac OS.

 

Para rodar um portal feito com PHP-Nuke é necessário:

·         Um servidor de páginas (preferencialmente Apache);

·         PHP;

·         Um servidor de Banco de dados SQL (MySQL preferencialmente).

 

Aconselhamos a utilização do Seerv-N, um pacote criado pela CNB - Comunidade PHP-Nuke Brasil (Figura 5), onde colocamos tudo o que você precisa para instalar o PHP-Nuke em ambientes Windows (2000, XP e 2003).

 

O aplicativo pode ser baixado em: http://colaborar.softwarelivre.gov.br/download.php/84/SERV-N1.2.exe

 

Já o PHP-Nuke pode ser baixado diretamente da página oficial em inglês http://phpnuke.org ou no Portal da CNB: http://phpnuke.org.br/dowloads.html

 

lganphpnukefig06.jpg
Figura 5 – Portal da CNB - Comunidade PHP-Nuke Brasil


Customização

A personalização do sistema, no que diz respeito a parte gráfica, design e programação adicional, só tem um limite: a imaginação e capacidade do programador e do designer.

 

Ao visitar vários portais desenvolvidos com o PHP-Nuke fica claro que há uma característica peculiar na sua aparência. Isto se deve ou a falta de tempo (ou imaginação) que os administradores do portal dedicam ao visual, fazendo com que os já existentes sejam amplamente utilizados. A fase de determinação do visual é também uma das mais importantes de um Projeto web.

 

A personalização ainda inclui a utilização de Blocos, Módulos e outros elementos que podem ser construídos para atender às necessidades de cada um.

 

Por que usar PHP-Nuke ao invés de páginas HTML estáticas?

Os motivos são os mais diversos, mas os principais estão elencados abaixo:

·         Porque administrar grandes portais feitos com HTML é extremamente retrógrado. Quem já tentou montar um portal em HTML já sentiu o stress que é montar as páginas, gerenciar estas páginas, organizar diretórios. Isso sem levar em conta o trabalho que é desenvolver um portal offline e depois colocá-lo no servidor. São tantos arquivos a serem enviados que é praticamente um martírio. E na hora de se fazer uma pequena alteração, é necessário abrir cada um dos arquivos e realizar a alteração uma a uma.

·         Porque com páginas dinâmicas, seus usuários podem participar do portal. É fundamental nos dias de hoje saber o que seu usuário pensa. A interação que o PHP-Nuke oferece lhe permite saber se um determinado assunto é interessante para seu público ou não, lhe permite saber o que ele pensa sobre um determinado assunto (através de uma enquete ou um comentário) ou ainda agilizar o contato entre o webmaster e os usuários.

·         Porque com páginas dinâmicas podemos oferecer novos serviços (áreas restritas, vários serviços baseados no nível hierárquico de cada usuário). Restringir determinado conteúdo a um grupo de usuários é algo que sempre é interessante. Com o PHP-Nuke você tem isso facilmente. Notícias sobre PHP para quem gosta de PHP, e assim por diante!

·         Porque a informação é catalogada facilmente. Chega de perder tempo organizando diretórios e páginas. Deixe o PHP-Nuke fazer isso para você!

·         Porque com as ferramentas já desenvolvidas para PHP-Nuke encontramos facilidade em gerenciar/organizar as informações, reduzindo o número de cliques para se obter a informação desejada. Quanto menos cliques seu usuário der para encontrar o que precisa, mais satisfeito ele estará e pode ser a certeza de um retorno!

·         Porque facilita a tarefa de manter atualizado o conteúdo do portal, não exigindo perícias técnicas particulares, além de poder ser administrado por qualquer pessoa com um mínimo de conhecimento.

·         Baixo custo de implementaçã. Por não ter custos na aquisição de Licenças (Licença GNU/GPL), torna-se um investimento viável e de fácil implementação. O único custo é a contratação de um profissional capacitado para a instalação, customização e até mesmo administração do seu portal.

·         Baixo custo de manutenção, pois se paga apenas a hospedagem ou uma manutenção de um profissional que esteja administrando o portal. Isso se for necessário, pois você mesmo pode fazer tudo!

·         Sistema em constante desenvolvimento. Há uma enorme quantidade de usuários que estão desenvolvendo, constantemente, novidades, patches, correções, novos Módulos, Blocos, Temas.

 

Comunidades PHP-Nuke

Hoje, existem diversas Comunidades que se dedicam a oferecer suporte, a desenvolver Temas, Blocos e Módulos, além de estarem constantemente traduzindo novas versões para seu idioma natal.

 

Estas Comunidades, basicamente fornecem:

·         Suporte técnico ao PHP-Nuke;

·         Repositório e veículo de disseminação da informação de:

·         Versões oficiais;

·         Versões desenvolvidas pelas próprias Comunidades;

·         Módulos, Blocos e Temas.

·         Módulos e Adicionais (add-ons).


Graças ao trabalho de muitas dessas pessoas que administram estes portais, podemos contar hoje com inúmeros Módulos, Temas e Blocos, que variam enormemente de função, passando desde o e-commerce até uma galeria de imagens, um web chat, um sistema de foros, e muito mais.

 

Conclusões

Para finalizar, um breve resumo do porque escolher o PHP-Nuke:

·         É uma solução dinâmica para páginas HTML estáticas, que além de facilitar o trabalho pesado do gerenciamento, permite a interação com seu público;

·         É um sistema modular, flexível, com suporte a Temas e liberado sob licença GNU/GPL, o que garante baixo custo de implantação/manutenção;

·         É extremamente fácil de instalar, configurar e gerenciar;

·         É extremamente fácil de encontrar ferramentas adicionais, Módulos, Blocos e Temas;

·         É extremamente fácil de encontrar suporte, já que possui uma Comunidade extremamente ativa e participativa.

 

Sendo assim, espero que tenhamos conseguido mostrar as vantagens de utilizar um CMS, e em principal o PHP-Nuke. Nos próximos artigos iremos mostrar com maior detalhe como podemos fazer a instalação desse CMS e um gerenciamento mais completo de suas funcionalidades.

 

 

Luiz Gustavo Aleagi Nunes (aleagi@phpnuke.org.br | aleagi@gmail.com) é Biólogo Marinho, webmaster especializado em Temas e design, além de ser um dos administradores e idealizadores da CNB - Comunidade PHP-Nuke Brasil (http://phpnuke.org.br), o maior Portal de PHP-Nuke em idioma Português. É também Consultor Técnico do Grupo Baggio (http://baggio.com), Empresa que atua na área de Tecnologia da Informação, Hospedagem corporativa e Soluções Web.

Leia também

 
Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Receba nossas novidades
Ficou com alguma dúvida?