Seu filho adolescente é apaixonado pela área de tecnologia? Ele é fissurado por dispositivos eletrônicos, jogos, mexer em aplicativos e está sempre atento para o que está cada vez mais sendo tendência no mercado? Então que tal incentivá-lo a programar?

Acredite, isso pode ser um ponto de virada na carreira dele. Incentivá-lo a começar nessa área pode ser transformador e o incentivo dos pais é fundamental. Mas será que realmente é uma boa ideia fazer isso?

Separamos a seguir os principais motivos pelos quais você deve ajudar seus filhos e investir na formação dele em programação. Boa leitura!

A carreira de programador é o futuro do mercado

Se há uma área que está entre as que mais bombarão no futuro, é a de programação! Afinal, pense em quantos dispositivos, aplicativos, soluções e softwares você usa no dia a dia, além de sites que acompanha, séries, filmes e músicas que consome nas plataformas de streaming, entre outros. Tudo isso foi criado por times de programadores.

E com a Inteligência Artificial ganhando ainda mais destaque, o futuro é ainda mais promissor para esses profissionais. E seu filho pode fazer parte desse movimento e ajudar a tornar nossas rotinas ainda melhores e mais eficientes.

Por exemplo, teremos déficit de mais de 800 mil profissionais na área de tecnologia até 2025 – e muitas dessas vagas são para programadores, sabia? Além disso, temos uma virada muito importante na área de TI, que é a aceleração do desenvolvimento da Inteligência Artificial.

Com isso, mais programadores especialistas nessa área serão solicitados. Quem começar a se formar agora, poderá aproveitar as melhores vagas, crescer rapidamente na carreira e ter um salário incrível. Ou seja, será um ótimo investimento de longo prazo na carreira dos seus filhos.

É uma carreira ótima para quem tem um perfil geek

Seu filho é apaixonado pelo mundo geek? Normalmente são pessoas que se dão super bem na área de tecnologia, sabia? Isso porque eles tendem a se encantarem bastante por questões atuais, desafiadoras e que estão ligadas com esse ambiente de inovação e tecnologia.

Com isso, seu filho poderá ficar mais interessado no aprendizado em programação, por ser de uma área com que ele tem maior afinidade e se manterá estimulado ao longo de todo o curso. Muito melhor do que ele buscar uma formação em uma carreira que não gosta e aumentar o risco de que ele desista no meio da jornada, não é mesmo?

Jovem adolescente programando

Diversidade de carreiras

Outra vantagem de estimular seu filho a aprender a programar é a diversidade de carreiras que esse ambiente pode proporcionar para o futuro deles. Afinal, um especialista nessa área possui capacidade de atuar de diversas formas. Algumas das possibilidades que temos hoje de atuação são:

  • Desenvolvimento de games;
  • Teste de games;
  • Design de games;
  • Criação de soluções para empresas;
  • Desenvolvimento de aplicativos mobile;
  • Teste de aplicativos mobile e softwares;
  • Análise de vulnerabilidades;
  • Cuidados com segurança da informação;
  • Criação de soluções voltadas para Internet das Coisas;
  • Criação de soluções voltadas para automação;
  • Robótica;
  • Inteligência Artificial.

Por exemplo, seu filho pode, em conjunto com outros colegas de área, pensar em uma solução inovadora para o mercado, criar uma startup e despontar na carreira ainda jovem. Muitas das soluções que fazem parte do nosso dia a dia e não imaginamos nossa rotina sem elas foram criadas dessa forma.

É o caso, por exemplo, de muitas redes sociais, aplicativos de conversação, fintechs, plataformas de transporte por aplicativo, entre outras. Imagine seu filho ser responsável por uma inovação importante do mercado e que revolucione nosso dia a dia? Seria incrível, não é mesmo?

Salários atrativos

E, claro, todo pai quer que o filho esteja em uma área estável e que possa proporcionar estabilidade financeira, não é mesmo? Se você deseja isso para seu filho adolescente, então matriculá-lo em um curso para aprender a programar será um investimento certeiro!

Hoje essa é uma das áreas com salários mais atrativos do mercado. Segundo o site Salário, por exemplo, o teto salarial para programadores em geral é de R$ 13.084,27. Contudo, muitas áreas que contam com programadores possuem salários ainda mais atrativos.

Por exemplo, o teto salarial de um analista em segurança da informação é, em média, R$ 16.660,36. Mas muitas vagas na área possuem remunerações muito maiores. E, ainda, caso seu filho domine o inglês, poderá contar com a possibilidade de contar com vagas internacionais.

Desenvolvimento de habilidades técnicas e comportamentais importantes

Além de ajudar na formação de carreira do seu filho, outro ponto importante é que a programação pode ajudar a desenvolver habilidades e comportamentos que poderão ser muito importantes para a formação de competências dele.

Por exemplo, programar ensina muito sobre raciocínio lógico. Afinal, a TI é feita, justamente, para proporcionar a resolução de problemas por meio da tecnologia. E um bom programador utiliza essa habilidade para isso, na hora de escrever o código.

E ela pode ser importante para o dia a dia da pessoa. Por exemplo, a resolução de problemas cotidianos passa, justamente, por conseguir articular competências de raciocínio lógico para isso. Também ajuda a estimular a inteligência baseada em raciocínio e pode ser muito interessante para quem tem afinidade por essa área.

Análise de desenvolvimento

Além disso, bons programadores também precisam ser criativos para pensar novas soluções para um mesmo problema. Por exemplo, se ele trabalhar em uma empresa focada em desenvolvimento de soluções para negócios, precisará criar um sistema diferente para cada uma delas, mesmo que vá resolver a mesma questão.

Por isso, essa é uma profissão que ajuda, também, a desenvolver melhor capacidade de criatividade e, por isso, pode ser bem interessante para a formação deles. Outras habilidades que são desenvolvidas para quem vai trabalhar com programação são:

  • Desenvolver trabalho em equipe;
  • Melhorar sua capacidade de comunicação;
  • Ser proativo para resolução de problemas;
  • Desenvolver um perfil resolutivo;
  • Desenvolver perfil de liderança de projetos;
  • Acompanhar as grandes novidades e tendências;
  • Estar sempre em busca de aprendizado constante, já que a tecnologia está em constante transformação.

Ou seja, se você quer investir não só na carreira, mas na formação intelectual, social e emocional dos seus filhos, incentive-o a entrar na área de programação! E, para isso, conte com a DevMedia!

Entre em contato e conheça como podemos ajudar a fazer a carreira do seu filho voar na área de programação!