Esse artigo faz parte da revista Engenharia de Software 23 edição especial. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição



Projeto

Análise Orientada a Objetos

Essencial para Entendimento e Modelagem de Sistemas

De que trata o artigo:

Apresenta um conjunto de princípios de análise e projeto que podem subsidiar decisões de modelagem e projeto de sistemas de software.

Para que serve:

Entender o papel da análise orientada a objetos dentro do processo de desenvolvimento de software, visando a identificação de informações necessárias às decisões de projeto e modelagem de um sistema.

Em que situação o tema é útil:

Identificação de informações que apóiam as atividades de modelagem, análise e projeto de sistemas de software.


         Se você é um engenheiro de software cujo papel é entender, analisar e desenvolver sistemas, você precisa participar de algumas decisões de projeto como selecionar a técnica de análise e modelagem, linguagem de programação e ambiente de desenvolvimento adequados. Neste cenário, é importante refletir sobre a ordem em que suas atividades são executadas. Por exemplo, antes de escolher uma linguagem de programação e ambiente de desenvolvimento, você deve definir a estratégia de análise e modelagem de sistemas.

Além disso, observa-se que os sistemas de software encontram-se, quase permanentemente, sendo modificados. Essas mudanças ocorrem devido à necessidade de corrigir erros existentes no software ou de adicionar novos recursos e funcionalidades.

Em razão disto, você pode questionar: Por que modelar um sistema? Porque à medida que o sistema cresce, também cresce o código, tornando mais difícil seu desenvolvimento e mais ainda sua manutenção. É mais fácil raciocinar e fazer a manutenção em um sistema para o qual você tem um modelo. Para tanto, a modelagem é essencial no desenvolvimento de qualquer sistema. A análise orientada a objetos serve para ajudar no entendimento e decisões de projeto, tema esse tratado neste artigo.

 

Análise Orientada a Objetos

          A análise orientada a objetos é uma atividade essencial num processo de desenvolvimento de software. Seu objetivo principal é identificar objetos, atributos desses objetos e as operações que atuam sobre eles. Os atributos são características ou propriedades dos objetos, enquanto que as operações são métodos ou funções que atuam sobre os objetos e afetam o comportamento dos mesmos. Todavia, antes de iniciar a modelagem com uma linguagem como a UML, você deve proceder a análise orientada a objetos, que compreende os seguintes passos:

  1. Entender o problema do cliente e identificar e documentar os requisitos;
  2. Descrever os requisitos funcionais usando diagramas de casos de uso da UML;
  3. Identificar objetos e classes a partir das informações no documento de requisitos, descrição do sistema e especificação de casos de uso;
  4. Identificar relacionamentos entre as classes do item 3;
  5. Identificar atributos e operações (para as classes identificadas no item 3);
  6. Elaborar e analisar os diagramas de classes de sistema, adicionando e/ou corrigindo atributos e operações, bem como revisando os relacionamentos identificados.

 

O primeiro passo, a partir do momento em que você já fez o levantamento de requisitos junto ao cliente, é identificar objetos e classes. Nesse momento, você é o projetista e, portanto, deve examinar a declaração do problema procurando identificar objetos, os quais podem ser: ...

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