Sistema de Locadora em Delphi 2010 – Parte 6 - Clube Delphi 121
Trataremos aqui no artigo um dos mais novos recursos disponíveis no Delphi 2010, trata-se da utilização de recursos Touch e Gestures. Faremos aqui um terminal de consulta e realização de reservas utilizando os novos recursos de interatividade.
ArtigosDelphiSistema de Locadora em Delphi 2010 – Parte 6 - Clube Delphi 121
Trataremos aqui no artigo um dos mais novos recursos disponíveis no
Delphi 2010, trata-se da utilização de recursos Touch e Gestures. Faremos aqui
um terminal de consulta e realização de reservas utilizando os novos recursos
de interatividade.
Para que serve
Criar interfaces amigáveis, disponibilizar ao usuário maior
interatividade com a aplicação, permitindo criar sistemas de interface simples
e intuitiva, tornando menos traumática a utilização por meio de usuários muito
leigos.
Em que situação o tema é útil
Terminais de pedido, terminais de reserva de locadora, pontos de
venda, ou qualquer outro ambiente que necessite de uma interatividade maior.
Resumo
do DevMan
Após
termos finalizado toda a aplicação de vídeo locadora, iremos criar um terminal
de reservas que funcionará de forma independente do projeto. Você aprenderá
como realizar as tarefas que nosso sistema realiza, através dos recursos mais
atuais do novo Delphi 2010, utilizando toques e gestos para realizar ações no
seu programa. Veremos como esta tendência pode tornar suas aplicações ainda
mais intuitivas e agradáveis. Também perceberemos como a correta projeção de um
software pode facilitar os impactos em projetos paralelos, através das
alterações no banco de dados, que serão transparentes em nossa aplicação de
vídeo locadoras.
Com o constante crescimento tecnológico é
possível perceber novidades em equipamentos, conceitos, linguagens, tudo para
facilitar a nossa vida de desenvolvedor e tornar o uso das novas tecnologias
cada vez mais simples. Dentre essas novidades destacamos a atual facilidade em
adquirir essas novidades, o que até tempos atrás era muito difícil devido ao
custo elevado. O que podemos perceber é que uma das grandes tendências de hoje
é a capacidade de utilizarmos a tela de um computador ou dispositivos móveis
para a reprodução de ações peculiares. O que antes víamos apenas em filmes,
como o já tão mencionado Minority Report, tem se tornado uma realidade forte
hoje. Tudo começou com o que você já deve conhecer, ou ao menos ter ouvido
falar, Microsoft Surface, que nada mais
é do que uma “mesa” sensível ao toque, que permite realizar funções específicas
como mais ou menos Zoom, redimensionamento de telas, movimentação e disposição
de janelas entre tantos outros recursos, tudo isso apenas utilizando gestos
reproduzidos pelas nossas próprias mãos, eliminando o uso de mouse por exemplo.
Hoje em dia é muito comum vermos aplicativos
com essa característica, os dispositivos denominados como Touch-Screen cada vez
mais vêm ganhando mercado e estão fortemente presentes no mundo dos
dispositivos móveis, como Smartphones, ou mesmo em uma das maiores febres
mundiais, o iPhone.
Neste artigo, continuando a abordar a criação
de uma aplicação de vídeo-locadora que ilustre os novos recursos do Delphi,
iremos justamente tratar disto, o recurso Touch com a utilização de Gestures.
Você deve estar se perguntando: “Mas eu já vi isso em algum lugar?”. Sim, se
atentarmos bem em nosso cotidiano é possível perceber dezenas de lugares que
utilizam esta tecnologia. O recurso de Touch utiliza o conceito de Natural
Input através de um teclado virtual, que permite realizar a digitação por meio
da tela. A partir de agora, tudo em sua interface pode ser Touch, permitindo a
interatividade com usuário a partir de toques na tela, isto é muito comum em Drive-Truh
ou terminais bancários por exemplo.
Já o recurso de Gestures aborda a aplicação de
gestos para ação de uma tarefa, portanto, podemos utilizar os dois em conjunto
fazendo com que os gestos reproduzidos por meio de toques na tela gerem uma
ação diferente para o usuário. Sendo assim, iremos desenvolver um terminal de
consultas e reservas de filmes para nosso sistema utilizando estes dois novos e
interessantes recursos do Delphi 2010. Você perceberá o quanto é simples adotar
estes conceitos em sua aplicação no decorrer deste artigo.
Compreendendo Touch e Gestures
A partir da versão 2009 o Delphi começou a se
projetar para receber estas duas novas tecnologias. Isto ocorreu através do
componente ActionManager, que até então não víamos muita diferença entre ele e
o ActionList se não fosse na utilização da suíte Ribbon Controls. Na versão
2010 a Embarcadero fez com que o ActionManager fosse o braço direito de
aplicações que adotem Touch e Gestures, e junto deste componente tivemos outros
cinco novos, são eles:
•
TouchKeyBoard: Permite o recurso de
Touch por meio de um teclado virtual que refere-se ao novo recurso de Natural
Input disponível na versão 2010.
•
GestureManager: Permite a criação de
seus próprios gestos através de um duplo clique. Este armazena os gestos padrão
e permite que se insira ou importe novos gestos, salvando-os em arquivos de
extensão *.dgf.
•
GestureListView: Exibe dentro de um
ListView os gestos que estão sendo executados.
•
GesturePreview: Como o próprio nome
sugere, exibe um preview do gesto.
•
GestureRecorder: Permite gravar seus
próprios gestos, disponibilizando em suas aplicações por exemplo uma tela para
que os usuários façam seus próprios gestos e os utilizem de acordo com a necessidade
ou melhor aplicação.
Agora que já conhecemos um pouco dos novos
componentes, vamos começar o desenvolvimento. Mãos à obra.
Nota do DevMan
O
Microsoft Surface é algo que com certeza você já deve ao menos ter ouvido
falar. Trata-se de uma inovação nos conceitos de navegação, pois nele não
existem teclados ou mouses. Ele é composto de uma grande tela que possui
interação por meio de uso de mãos, através do recurso Multi-touch e
interatividade por meio de voz ou caneta. Hoje em dia já é possível desenvolver
aplicações para o mesmo, pois a Microsoft liberou seu SDK de desenvolvimento. É
necessário que você utilize para isto Sistemas Operacionais como Windows Vista
ou Windows 7, que possuem suporte aos recursos do Surface.
Oferta válida para todos os planos durante o mês de dezembro
+3 MESES
Grátis
Veja os resultado dos nossos alunos
Conquistas reais de quem está aplicando o método
<Perguntas frequentes>
Carreira
Por onde devo iniciar os estudos?
Recomendamos começar pelo Plano de Estudo Carreira Programador Front-End. Essa área da programação é mais visual e intuitiva, tornando-a ideal para iniciantes. No Front-End, você aprenderá a criar a parte visual dos sites, como layout, cores e interatividade. Depois de dominar o Front-End, você pode avançar para Programador Back-End, onde aprenderá a lidar com a lógica e o funcionamento interno dos sites, e, finalmente, para Programador Mobile, focando no desenvolvimento de aplicativos para smartphones. Nossa metodologia é estruturada de forma progressiva para garantir que você desenvolva confiança e experiência ao criar projetos reais, como sites estáticos e dinâmicos.
Em quanto tempo vou me tornar um programador?
O tempo necessário para se tornar um programador varia de acordo com a dedicação de cada estudante. Com nossa metodologia, que inclui um Plano de Estudo detalhado e suporte contínuo, você pode se tornar um programador de 6 meses a um ano, dependendo do seu ritmo e esforço. Nossa abordagem prática e orientada a projetos ajudará a acelerar seu aprendizado.
Eu preciso de um diploma de faculdade para começar a atuar como programador?
Não. Ser programador é uma excelente oportunidade para quem não possui diploma de faculdade. Muitas empresas contratam baseadas nas habilidades técnicas e experiência prática, não necessariamente em diplomas. Após conquistar uma vaga, você pode optar por complementar sua formação com um diploma.
Por que a programação se tornou a profissão mais promissora da atualidade?
A necessidade de programadores cresceu exponencialmente, especialmente após a pandemia de Covid-19, que forçou muitas empresas a se adaptarem ao digital. Com o crescimento das empresas de tecnologia, a demanda por programadores aumentou. Atualmente, há mais de 200 mil vagas abertas no Brasil devido à falta de profissionais qualificados.
Metodologia
Quais são os principais diferenciais da DevMedia?
Didática e Metodologia
Com mais de 20 anos de experiência, nossa metodologia foca em menos aulas e mais prática. Desenvolvemos dezenas de projetos e exercícios para ajudar você a se tornar um programador completo. Nossos projetos são desafiadores e autênticos, não apenas exercícios repetitivos.
Projetos reais e exercícios
Você desenvolverá diversos projetos práticos em cada carreira (Front-End, Back-End e Mobile), recebendo mentoria e suporte contínuo. A prática é essencial, e oferecemos milhares de exercícios para ajudar você a fixar o conteúdo e melhorar sua posição no ranking.
Suporte ao aluno
Nossa plataforma oferece suporte dedicado com professores experientes, respondendo suas dúvidas em menos de uma hora. Isso garante que você receba a ajuda necessária durante toda a sua jornada de aprendizado.
Gamificação
A DevMedia utiliza gamificação para tornar o aprendizado mais envolvente e motivador. Você acumula pontos e moedas por acertos, que podem ser trocados por produtos e customizações no seu card pessoal. Além disso, o sistema de ranking mensal incentiva a competição amigável e a melhoria contínua.
O que eu irei aprender estudando pela DevMedia?
Ao estudar conosco, você se tornará um programador Full Stack, dominando Front-End, Back-End e Mobile. Utilizamos a linguagem JavaScript, a mais utilizada no mercado, preparando você para criar sistemas webs e aplicativos celulares. Nossa abordagem prática inclui exercícios para fixar o conhecimento e desenvolvimento de projetos reais que te preparam, para o mercado de trabalho.
Quais as vantagens de aprender programação através da linguagem JavaScript?
Ela é Multiplataforma, ela vai te permitir programar para web e para celulares utilizando praticamente a mesma sintaxe.
Elá é Full Stack. Ela te permite criar aplicações Front-end, Back-end e Mobile. Isso acelera muito sua carreira e aumenta suas possibilidades de pegar trabalhos autônomos e conquistar uma vaga no mercado.
Ela é fácil de aprender. Como ela não exige conhecimento inicial em “Orientação a Objetos” ela se torna mais simples com uma curva de aprendizado suave e vai te permitir começar a programar mais rápido do que outras linguagens
A plataforma oferece certificados?
Sim, oferecemos dois tipos de certificados: o certificado de conclusão, que você adquire ao consumir o conteúdo, e o certificado de autoridade, que você obtém ao acertar exercícios. Ambos possuem carga horária, que pode ser utilizada para fins acadêmicos, como atividades complementares na faculdade, e também para comprovações em processos seletivos ou no seu currículo.
A plataforma tem suporte ao aluno, como funciona?
Sim, temos uma equipe de programadores pronta para ajudar com todas as suas dúvidas! Durante o horário comercial, o tempo médio de resposta é de até 10 minutos. E não se preocupe, também oferecemos suporte à noite e nos finais de semana, com um prazo de resposta um pouco maior.
A DevMedia me forma como programador Full Stack?
Sim! Oferecemos uma formação completa, do zero até Full Stack. Nosso foco é na prática, então você vai encontrar muitos exercícios e projetos reais ao longo do curso. Garantimos que você sairá com a autonomia necessária para desenvolver seus próprios projetos com confiança!
Tem horário para as aulas?
Não, não temos horários fixos para as aulas. Todo o nosso conteúdo está disponível para você acessar a qualquer momento, permitindo que você estude conforme sua própria disponibilidade e ritmo. Dessa forma, você pode integrar o aprendizado à sua rotina de maneira mais flexível e eficaz.
Por que a DevMedia não usa videoaulas em sua didática?
Nosso foco principal é formar programadores de verdade. Sabemos que o dia a dia de um programador envolve muita leitura, interpretação e escrita de código. Por isso, nosso conteúdo é desenvolvido para ambientar você nesse processo desde o início, proporcionando mais autonomia e acelerando seu aprendizado.
Na vídeo-aula é o professor que está lendo, interpretando e escrevndo o código para você, isso limita o seu progresso. Ao ler e interagir diretamente com o conteúdo, você exercita sua capacidade de leitura e concentração, além de poder avançar no seu próprio ritmo. Dessa forma, você se torna um programador mais independente e preparado para os desafios reais do mercado.
Preciso de um computador específico para estudar na DevMedia?
Não é necessário nada específico. Qualquer computador com processador atual e memória de 8 GB é suficiente.
Eu consigo estudar pelo celular?
Sim, a DevMedia possui um aplicativo que te permite seguir com seus estudos de qualquer lugar.
A DevMedia tem aplicativo?
Sim, nosso aplicativo está disponível na Play Store e na Apple Store, permitindo que você estude de forma prática e conveniente em qualquer lugar.
Preciso estar na faculdade para acompanhar os estudos na DevMedia?
Não, a faculdade não é necessária. Você não precisa de nenhum conhecimento prévio para iniciar os estudos na nossa plataforma.
Assinatura e Pagamentos
Quais são os planos de assinatura disponíveis?
Oferecemos o plano anual, o valor total é lançado no cartão de crédito, parcelado em 12 vezes, e você precisa dispor do valor total no limite do seu cartão. Você também pode optar por pagar no PIX
Adquirindo o plano, terei acesso a todo o conteúdo?
Sim, ao assinar nossa plataforma, você desbloqueia acesso total a todo o nosso conteúdo, sem precisar comprar nada separadamente.
A plataforma tem planos vitalícios?
Não, nossos planos são anuais, garantindo que você tenha acesso contínuo às atualizações mais recentes e aos novos conteúdos. A tecnologia evolui rapidamente, e um plano vitalício oferece um conteúdo estático que se tornará ultrapassado em pouco tempo. Com nossos planos anuais, você está sempre à frente, aprendendo as novidades e tendências mais atuais no mundo da programação.
A DevMedia tem fidelidade?
Sim, nosso plano tem uma fidelidade de 12 meses, o que garante o tempo ideal para você explorar nosso conteúdo e desenvolver a autonomia necessária para trabalhar com programação.
Como funciona o cancelamento?
Nós garantimos seu direito de cancelamento com reembolso total dentro dos primeiros 7 dias.
Para que você aproveite ao máximo seu investimento, oferecemos suporte personalizado para orientá-lo na utilização da plataforma. Também temos a opção de transferência de titularidade do plano, permitindo que outra pessoa aproveite o restante do seu período de assinatura.
Cadastro
Como excluir meus dados da plataforma?
Para excluir seus dados da plataforma, acesse o link : https://www.devmedia.com.br/fale-conosco/ e abra um protocolo de 'Exclusão de dados'. Nossa equipe processará a solicitação e removerá todas as informações do seu cadastro.
Compartilhe esse conteúdo com um amigo!
Faça login para ganhar recompensas.
Ou
Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.