Quick Tips: LPE - Parte 4

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Olá Pessoal, vamos falar mais um pouco sobre LPE.



Olá Pessoal, vamos falar mais um pouco sobre LPE. Falaremos nesta quick tip sobre os tipos de processamentos que temos dentro da LPE.

Tipos de Processamento


Em termos de algoritmo existem três modos fundamentais de executar as instruções.

Processamento Seqüencial

    As instruções do algoritmo são executadas uma após a outra, sem que haja desvios na seqüência das instruções. Cada instrução é executada apenas uma vez.

Exemplo: Obtenha a média aritmética de cinco notas

1.  Some as duas primeiras notas
2.  Some a terceira nota com o resultado anterior
3.  Some a Quarta nota com o resultado anterior
4.  Some a Quinta nota com o resultado anterior
5.  Divida o resultado anterior por  5.

Se as cinco notas São  10, 5, 8, 1, 3 então temos:
        10+ 5 = 15
        15 + 8 = 23
        23 + 1 = 24
        24 + 3 = 27
        27/ 5 = 5,4


Processamento Condicional

    Um conjunto de instruções (pode ser instrução apenas) pode ser executado ou não. A sua execução depende de uma condição. Se a condição pela qual estamos  perguntando tiver resposta afirmativa, o conjunto de instruções será executado.

Exemplo : Obtenha a média aritmética de cinco notas. Se a média for maior ou Igual a sete, o aluno será aprovado, caso contrário será reprovado.

1.    Some as duas primeiras notas
2.    Some a terceira nota com o resultado anterior
3.    Some a Quarta nota com o resultado anterior
4.    Some a Quinta nota com o resultado anterior
5.    Divida o resultado anterior por 5
6.    Se o resultado anterior for maior ou igual a 7
7.      Aprove a aluno
8.    Se o resultado anterior for menor que 7
9.      Reprove o aluno

Seguindo os valores anteriores temos:

            10+5 = 15
            15+8 = 23
            23+1 = 24
            24+3 = 27
            27/ 5 = 5,4
            Resposta negativa
            Resposta afirmativa
            Aluno reprovado

    Note que a pergunta da instrução 6 foi executada. Como a resposta à  Pergunta foi negativa (a média é 5.4, que é menor que 7), o aluno não foi aprovado (a Instrução 7 não foi executada). Mas como podemos afirmar que a instrução 7está subordinada à instrução 6? Porque a instrução 8 não está subordinada à instrução 6?

    Estas perguntas são respondidas pelo conceito de Indentação. Identar significa deslocar para a direita as instruções subordinadas. A instrução 7 está identada em relação a instrução 6, logo subordina-se a ela. A instrução 8 não está identada em relação à instrução 6, logo não está subordinada a ela. Note que a instrução 9 está subordinada em relação a instrução 8.

    Outras formas de indicar a subordinação de instruções serão estudadas adiante.

Processamento com Repetição

    Conjunto de instruções (pode ser apenas uma) que é executado em um determinado número de vezes. Existem várias formas de determinar  até quando as instruções devem ser repetidas. Estas formas serão descritas adiante.

Exemplo: Obtenha a média aritmética das cinco notas de todos os alunos da sala:

1.     Para cada aluno da sala
            Some as duas primeiras notas
            Some a terceira nota com o resultado anterior
            Some a Quarta nota com o resultado anterior
            Some a Quinta nota com o resultado anterior
            Divida o resultado anterior por 5

Se existem três alunos na sala e suas respectivas notas são:     
                 10, 5, 8, 1, 3
                 4, 6, 7, 3, 10
                 9, 3, 8, 8, 7

                10+5 = 15
                15+8 = 23
                23+1 = 24
                24+3 = 27
                27/ 5 = 5,4

                 4+6  = 10
                10+7 = 17
                17+3 = 20
                20+10 = 30
                20/ 5 = 6

                9+3 = 12
                12+8 = 20
                20+8 =28
                28+7 = 35
                35/ 5 = 7


    No que as instruções estão identadas em relação à instrução 1, logo estão subordinadas a ela.

Bem pessoal por hoje é só. Abaixo a solução do problema da tips anterior. Veja abaixo:

   escreval("Informe o nome do time")
   leia(Time)
   escreval("Informe a Quantidade de Vitorias, Empates e Derrotas")
   leia(Vt, Ep, Dr)
   Pg := (Vt*3)+(Ep)
   Pp := (Vt+Ep+Dr)*3 - Pg              //Pontos Perdidos é o maximo de pontos que um time poderia Ganhar,
   escreval("Pontos Ganhos...: ", Pg)   // ou seja, numero de jogos x 3 menos os pontos ganhos
   escreval("Pontos Perdidos.: ", Pp)


Para encerrar segue mais um exercicio:

Crie um programa para ler a matrícula, o nome e o salário de dois empregados. Descontar 5% no salário do primeiro e acrescentar 9% no salário do segundo. Informar: o valor do desconto do primeiro; o valor do acréscimo do segundo; o salário final do primeiro; o salário final do segundo.

Abraços e até a próxima !!!!


 
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