Rand PHP - Gerando números aleatórios com PHP

Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Para efetuar o download você precisa estar logado. Clique aqui para efetuar o login
Confirmar voto
0
 (0)  (0)

Veja neste artigo como gerar números aleatórios com PHP. No PHP existe uma função para gerar números randômicos. A mesma se chamada rand. Na função você pode especificar um intervalo de números a ser gerado.

No PHP existe uma função para gerar números randômicos. A mesma se chamada rand. Na função você pode especificar um intervalo de números a ser gerado.

Veja a sintaxe abaixo:

int rand ( int $min , int $max )
        

Veja que a mesma recebe 2 parâmetros, o primeiro é o valor mínimo e o segundo é o valor máximo. A função retorna um tipo inteiro.

No exemplo abaixo a mesma gera números de 1 a 100.


O Resultado sempre ira mudar conforme a mesma é executada. Um exemplo clássico de usar, é por exemplo em sites de relacionamento onde pode ser colocado o número da sorte, de acordo com o usuário.

Além disso a função rand é muito utilizada para sistemas de sorteio. No exemplo abaixo, ele compara se o número gerado é o mesmo que esta na variável numero. Se o número for igual, então aparece que o usuário venceu.


Outro Exemplo:


Neste exemplo existe um formulário HTML. Onde o usuário digita os dados. Esses dados vão para outra página PHP, e verifica se o usuário teve sorte.

Número:

 

Esses são alguns exemplos práticos de como você pode aplicar a função rand. Sem dúvida é uma excelente função para trabalhar com geração de números randômicos.

 
Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Receba nossas novidades
Ficou com alguma dúvida?