Rave - Criando relatórios com Código de Barras

Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Para efetuar o download você precisa estar logado. Clique aqui para efetuar o login
Confirmar voto
0
 (2)  (0)

Veja neste artigo de Luciano Pimenta, como criar relatórios no Rave Reports com Código de Barras. Acesso exclusivo para Assinantes.

Rave

Criando relatórios com código de barras

Vou mostrar neste artigo, como trabalhar com código de barras em relatórios do Rave Reports. Utilizarei a versão 5.1.3 do Rave neste artigo, mas podemos usar a versão que acompanha o Delphi.

No Delphi, vá até o menu Tools>Rave Designer para abrir o ambiente de desenvolvimento do Rave. Vamos criar um novo projeto (File>New) e em seguida, criar a conexão com o banco de dados que possui o campo que mostraremos em forma de código de barras no relatório.

Trabalharei aqui com conexão dbExpress, mas fique a vontade de utilizar outra tecnologia (como ADO, IBX, BDE ou até mesmo com acesso via aplicação Delphi).

Criando o acesso a dados

Clique em File>New Data Object. No editor, escolha Database Connection (Figura 1) e clique em Next. Na próxima tela, escolha DBX e clique em Finish. Será aberto o editor de conexões de dbExpress (bastante semelhante ao editor do SQLConnection no Delphi).

 

Figura 1. Editor de conexões do Rave

Crie uma nova conexão ou escolha uma conexão já existente, que esteja apontando para o banco que vamos usar no exemplo. Na aba Authentication do editor, você adiciona o usuário e senha e em Test Connection você pode testar a conexão com o banco. Se a conexão for realizada com sucesso, serão listadas as tabelas do banco em Table List (Figura 2).

 

Figura 2. Lista das tabelas do banco para a conexão realizada com sucesso

Agora vamos criar um Driver Data View para que possamos selecionar os dados de uma tabela do banco. Para isso, acesse o menu File>New Data Object e selecione Driver Data View no editor. Clique em Next e selecione Database1 na tela e clique em Finish.

Será aberto o Query Advanced Designer para selecionar a(s) tabela(s) que deseja ou através do botão Editor, escrever o comando SQL necessário para trazer os dados. Escolha a tabela que possui o campo para o código de barras e clique em OK.

Criando o relatório

Adicione um Region (Report) e redimensione-o em todo o relatório. Adicione um Band e um Databand (Report). No Band1 adicione um Text (Standard) e digite um título para o relatório (propriedade Text). Através da propriedade Font você pode configurar a fonte, estilo, tamanho e cor para o texto do componente.

No DataBand1, altere a propriedade DataView para DriverDataView1 e em BandStyle escolha Detail em Print Location. Agora adicione os DataTexts (Report) no corpo do DataBand1 e faça a ligação aos campos do DriverDataView1 através das propriedades DataView e DataField.

Adicione um Code39BarCode (Bar Code) ou do tipo de código de barras que você deseja no DataBand1. Faça a ligação ao campo que deseja exibir com o código de barras em DataView e DataField. Pronto, nosso relatório de código de barras esta pronto.

Aperte F9 para visualizar o relatório (Figura 3).

 

Figura 3. Relatório com Código de Barras no Rave

Veja na Figura 4 outros tipos de código de barras. No arquivo para download esta o script da tabela do banco com seus valores para você testar.

 

Figura 4. Outros tipos de código de barras

Um grande abraço e até a próxima!

 
Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Receba nossas novidades
Ficou com alguma dúvida?