Esse artigo faz parte da revista Clube Delphi edição 40. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição



Atenção: por essa edição ser muito antiga não há arquivo PDF para download. Os artigos dessa edição estão disponíveis somente através do formato HTML. 

Relatórios na web

Dados em HTML e PDF com Rave e IntraWeb

A geração de relatórios é sempre uma parte importante dos sistemas comerciais, sejam eles locais ou para web. E com a migração cada vez mais comum de aplicações para a internet aumenta a necessidade de gerar relatórios em formatos como HTML e PDF. Neste artigo usaremos o IntraWeb para transportar relatórios feitos no Rave para visualização no browser.

Criando a aplicação IntraWeb

Vamos diretamente a um exemplo. Inicie uma nova aplicação do tipo IntraWeb Stand Alone with Data Module (usando File|New|Other>IntraWeb) e salve todos os arquivos criados. Vá até o Data Module e coloque nele um componente SimpleDataSet da paleta dbExpress. Dê um clique nele com o botão direito e escolha Edit Connection. No editor de conexões do dbExpress crie uma nova conexão InterBase, apontando o parâmetro DataBase para o banco employee.gdb (que normalmente está em C:\Arquivos de programas\Arquivos comuns\Borland Shared\Data). Clique em OK e configure a propriedade Connection.LoginPrompt do SimpleDataSet para False e Connection.Connected para True. Na propriedade DataSet.CommandText digite:

 

select CUST_NO, CUSTOMER,

       CONTACT_FIRST, CONTACT_LAST

from CUSTOMER

 

Por último, defina a propriedade Active do SimpleDataSet para True.

Atenção: a Atozed recomenda – ao usar o Rave com o IntraWeb não utilize conexões diretas com o banco de dados (definidas internamente no Rave), pois estas não dão suporte a múltiplas conexões por processo, o que é necessário para a execução de aplicações IW com acesso a dados.

Criando o relatório

Coloque no Data Module um componente ...

Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo