Revista Java Magazine 98: Padrões de projeto

Nesta edição:

  • Novidades do Java 7 no NetBeans 7

    O artigo apresenta uma introdução com os principais marcos da linguagem Java e do NetBeans ao longo de suas versões. Por meio de exemplos são demonstrados os novos recursos da linguagem Java, em sua versão de número 7.

  • Serialização e deserialização em Java – Parte 1

    Este artigo apresenta uma comparação entre três alternativas para a serialização e deserialização de objetos Java. As opções comparadas são a serialização binária, o uso de arquivos no formato XML e o armazenamento no banco de dados MySQL.

  • VRaptor 3 – Parte 4

    No quarto e último artigo da série, daremos sequência ao estudo sobre o VRaptor 3 durante o desenvolvimento de uma aplicação web. Veremos como apresentar uma listagem de dados de forma dinâmica e estruturada junto a uma paginação via Ajax.

  • Seam 3: Forge, Solder e Catch

    Seam 3 é marcantemente diferente das versões anteriores do framework, a ponto de até confundir antigos usuários da plataforma Seam.

  • Dojo Toolkit na prática

    Este artigo demonstra como utilizar componentes do Dojo Toolkit em uma aplicação web. No decorrer do mesmo é desenvolvido um exemplo ressaltando o uso de componentes como gráficos, grid e temas, assim como a validação de formulários.

  • Padrões de projeto, aprecie com moderação

    O artigo trata de apresentar princípios, discussões e reflexões sobre a utilização de padrões de projeto, para ajudar o leitor a desenvolver senso crítico sobre os mesmos.

  • BDD em aplicações Web

    Utilização da metodologia BDD (Behavior Driven Development) para o desenvolvimento de aplicações web com as ferramentas JBehave e Selenium. O BDD descreve os comportamentos do sistema em uma linguagem compreendida por todos os envolvidos.

  • Comunicação AJAX Cross-Domain – Parte 2 (exclusivo)

    Aplicação do padrão W3C Cross-Origin Resource Sharing no desenvolvimento de sistemas que disponibilizem recursos consumíveis por aplicações de outros domínios através de chamadas AJAX, estendendo o conceito de segurança Same Origin Policy.