Teclas de Atalho Úteis

Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Para efetuar o download você precisa estar logado. Clique aqui para efetuar o login
Confirmar voto
0
 (0)  (0)

Veja neste artigo de Bruno Lichot, algumas teclas de atalhos do IDE do Delphi.

 

Neste artigo, vamos falar sobre algumas teclas de atalho úteis e algumas configurações que podemos fazer no ambiente Delphi para facilitar e dinamizar nosso desenvolvimento.

Vamos as teclas de atalhos mais clássicas:

F12 – Alterna entre o formulário ou outro container e a sua respectiva unidade de código e vice-versa.

F11 – Alterna entre o formulário ou outro container, a sua respectiva unidade de código e o Object Inspector.

F9 – Compila, linkedita e executa a aplicação em modo de debug( se possível for ).

Ctrl + F9 – Compila e linkedita gerando a aplicação sem executa-la.

Ctrl + F2 – Para a execução do programa quando este está em modo de debug.

Ctrl + Space Bar – Abre a ajuda de auto complemento de código.

Outras Teclas de Atalho

Shift + F12 – Exibe uma lista com todos os formulários do projeto, onde é possível selecionar um ou mais para visualização.

Ctrl + F12 – Exibe uma lista com todas as unidades do projeto, onde é possível selecionar um ou mais para visualização.

Ctrl + Shift + S – Salva tudo o que foi modificado no projeto até o momento.

Ctrl + K + I – Faz com que um bloco de comandos ou palavras selecionadas na unit seja movimentado a um espaço de tabulação a direita.

Ctrl + K + U – Faz com que um bloco de comandos ou palavras selecionadas na unit seja movimentado a um espaço de tabulação a esquerda.

Alt + F11 – Abre uma lista das unidades do projeto que ainda não foram declaradas na seção uses da unidade corrente, para que esta esteja disponível para ser referenciada junto com o seu conteúdo a partir da unidade em questão. É possível selecionar mais de uma unidade nesta lista para ser declarada automaticamente na seção uses da unidade corrente.

Ctrl + J – Exibe as estruturas de bloco de comandos pré-prontos do Delphi Language. Isto vai nos poupar tempo, pois não precisaremos digitar a estrutura para usa-las. Veja exemplo abaixo:

 

Perceba que este funciona como um auto complemento só que de estrutura de blocos de comandos da linguagem.

Vale ressaltar que podemos alterar estas estruturas, personalizando os já existentes e adicionado novas estruturas.

Para isto acesse o menu Tools do Delphi e em seguida a opção Editor Options. Na aba Source Options clique no otão Edit Code Templates...

 

No formulário seguinte poderemos editar, incluir e excluir blocos de comandos. Também é possível exportar esse banco de dados de blocos de comandos ou importar, tornando portátil a sua biblioteca particular de blocos de comandos.

 

 

Navegando no Object Inspector e nas Units do projeto

Quando se está no Object Inspector, é possível utilizar-se do teclado para navegar nele de forma mais rápida. Para abrir uma combo basta teclar Alt + Seta para Baixo, para alterar a navegação entre a propriedade e o seu valor, tecle Tab. Quando o foco estiver na propriedade, pó se abrir sub itens com a tecla Alt + Seta para Direita.

Quando o foco está no valor da propriedade ou na referência do evento e este valor não for numérico, boleano ou string, utiliza-se o Ctrl + Enter para acionar o auxiliar de preenchimento de valor ou para se abrir a procedure em resposta ao evento se for o caso.

Se estiver com o cursor no nome das propriedades ou dos eventos e for necessário acessar uma propriedade ou evento que comece com a letra “N”, basta teclar esta letra e imediatamente o cursor se posicionará na primeira opção iniciada por esta letra ou qualquer outra combinação de caracteres digitada.

Para navegar entre a aba de propriedades e a aba de eventos, utilizamos a combinação Ctrl + Tab, e quando estamos no visualizador de units, utilizamos a mesma combinação para navegar entre as abas referentes a cada unit do projeto que está aberta.

 

Criando automaticamente corpo de funções ou procedures

Para criarmos procedures ou funções, faz-se necessário declarar estes na interface e depois implementa-los na implementation da unit. Para nos poupar trabalho e fazer a sua declaração uma única vez, utilizamos a combinação de teclas Ctrl + Shift + C, que devem ser acionadas logo que se termina de fazer a declaração da procedure ou função na interface da unit, tecle esta combinação que automaticamente será gerada sua declaração e corpo para implementação do código na seção implementation.

 

Sucesso e até semana que vem.

 

 

 
Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Ficou com alguma dúvida?