Do que trata o artigo

Um Emulador nem sempre consegue retratar o dispositivo de maneira completa. Neste caso, este artigo mostra o projeto WP7 Accelerometer Emulator que permite fazer uma simulação do uso de um acelerômetro.


Para que serve

O acelerômetro é utilizado para detectar mudanças no posicionamento do aparelho, é uma peça, um hardware, que é emulado neste projeto de uma forma simples e eficiente.


Em que situação o tema é útil

No teste de um aplicativo que faz uso dos recursos de posicionamento que um acelerômetro oferece, podendo utilizar sem possuir o aparelho físico real.

Resumo do DevMan

Ao desenvolver para um hardware ou dispositivo específico, espera-se que seu software emulador consiga simular o dispositivo por completo. Infelizmente não é o que acontece com o emulador do Windows Phone. Infelizmente ele não emula o acelerômetro, hardware tão comum nos celulares, tablets do momento. Para contornar essa situação um projeto foi criado, o WP7 Accelerometer Emulator. Utilizando uma estratégia simples, mas engenhosa, com ele é possível simular a movimentação de aparelho e detectar esse movimento como um acelerômetro. Neste artigo são mostrados como utilizar a solução da Microsoft e como empregar o uso do projeto.

O acelerômetro tornou-se um recurso quase onipresente nos smartphones mais atuais, fazendo com que todo desenvolvedor queira implementar algo que o utilize, com o Windows Phone não foi diferente. A Microsoft não desenvolveu o hardware, o telefone em si. Ela se manteve no seu know-how, software. Só que para garantir o sucesso de seu projeto recursos mínimos de hardware foram impostos pela Microsoft às empresas de telefonia que desejassem utilizar o sistema operacional Windows Phone. Sendo assim, na realidade o telefone não é da Microsoft, apenas o software rodando ali.

Mesmo assim ela impôs essas exigências para que houvesse uma padronização nesse meio, inclusive no design. Algumas dessas exigências são:

• Processador – ARMv7 Cortex/Scorpion ou melhor (veja seção Links), processadores estes usados em outros aparelhos como iPhone 3GS, Google Nexus One e outros mais recentes.

• Tela – Sensível ao toque, utilizando tecnologia capacitiva com quatro ou mais pontos de contato.

• Resolução da Tela – WVGA(800x480) ou HVGA (480x320).

• Sensores – A-GPS, acelerômetro, bússola, luz e proximidade.

• Câmera – Cinco megapixels ou mais, flash obrigatório e um botão para a câmera também obrigatório.

• Multimídia – Todas as características comuns a outros aparelhos mais aceleração de codec.

...
Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo