TGIFImage: Exibindo GIFs e animaçoes em aplicações Delphi

Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Para efetuar o download você precisa estar logado. Clique aqui para efetuar o login
Confirmar voto
0
 (0)  (0)

O TGifImage é bastante completo e oferece muitas alternativas para trabalho com arquivos GIF, como veremos neste artigo.

Esse artigo faz parte da revista Clube Delphi edição 53. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição



Atenção: por essa edição ser muito antiga não há arquivo PDF para download. Os artigos dessa edição estão disponíveis somente através do formato HTML. 

 

GIFImage

Exibindo GIFs e animaçoes em aplicações Delphi

 

Em 1987, a Compuserve, uma empresa que, mantinha serviços on-line para troca de mensagens e arquivos, criou um novo formato para visualização de imagens: o GIF (Graphics Interchange Format). Com a chegada da Internet, esse formato tornou-se junto com os arquivos JPEG, o padrão para imagens em página Web.

O Delphi embora ofereça suporte para diversos tipos de imagem, não suporta o formato GIF nativamente. Por isso, devemos procurar em componentes desenvolvidos por terceiros, alternativas para suprir essa deficiência.

Uma boa solução é o TGiflmage, desenvolvido por Anders Melander, e que pode ser obtido em: WWW.torry.net/vcl/graphics/gif/gifimage.exe.  Uma versão modificada dessa classe, para Delphi 6 e 7, pode ser obtida  em clootie.narod.ru/Delphi/download_vcl.html

(essa versão está incluída no pacote para download e será utilizada nos exemplos deste artigo). O TGifImage é bastante completo e oferece  muitas alternativas para trabalho com arquivos GIF, como veremos neste artigo.

 

Introdução ao formato GIF

O formato GIF, tornou-se rapidamente padrão para intercâmbio de imagens, pois oferece uma série de vantagens sobre imagens Bitmap: suporte à compreensão, transparência, possibilidade de inclusão de comentários na imagem e suporte a 256 cores."

A exibição deste artigo foi interrompida :(
Este post está disponível para assinantes MVP

 
Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Receba nossas novidades
Ficou com alguma dúvida?