Esse artigo faz parte da revista Clube Delphi edição 53. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

imagem

Atenção: por essa edição ser muito antiga não há arquivo PDF para download. Os artigos dessa edição estão disponíveis somente através do formato HTML. 

 

GIFImage

Exibindo GIFs e animaçoes em aplicações Delphi

 

Em 1987, a Compuserve, uma empresa que, mantinha serviços on-line para troca de mensagens e arquivos, criou um novo formato para visualização de imagens: o GIF (Graphics Interchange Format). Com a chegada da Internet, esse formato tornou-se junto com os arquivos JPEG, o padrão para imagens em página Web.

O Delphi embora ofereça suporte para diversos tipos de imagem, não suporta o formato GIF nativamente. Por isso, devemos procurar em componentes desenvolvidos por terceiros, alternativas para suprir essa deficiência.

Uma boa solução é o TGiflmage, desenvolvido por Anders Melander, e que pode ser obtido em: WWW.torry.net/vcl/graphics/gif/gifimage.exe.  Uma versão modificada dessa classe, para Delphi 6 e 7, pode ser obtida  em clootie.narod.ru/Delphi/download_vcl.html

(essa versão está incluída no pacote para download e será utilizada nos exemplos deste artigo). O TGifImage é bastante completo e oferece  muitas alternativas para trabalho com arquivos GIF, como veremos neste artigo.

 

Introdução ao formato GIF

O formato GIF, tornou-se rapidamente padrão para intercâmbio de imagens, pois oferece uma série de vantagens sobre imagens Bitmap: suporte à compreensão, transparência, possibilidade de inclusão de comentários na imagem e suporte a 256 cores. ...

Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo