De que se trata o artigo

Neste artigo abordamos a evolução visual das aplicações, em especial do sistema operacional Windows e a aplicação da linguagem visual Metro utilizando os controles visuais da TMS.


Em que situação o tema é útil

Em melhorar a usabilidade dos sistemas, manter sua interface moderna e agradável aos usuários, buscando conformidade com conceitos atuais de apresentação de informação, podendo se tornar um diferencial em uma disputa comercial.

Visual Metro no Delphi

O Delphi construiu seus pilares sobre o desenvolvimento RAD de aplicações desktop para Windows. Seus controles visuais (VCL) são implementações de controles nativos Windows, assim, seguem sua aparência padrão. Mas as interfaces gráficas estão mudando, o próprio Windows está mudando. Temos agora um novo padrão visual chamado Metro que explora outros modos de interação e exibição de informação. Enquanto a Embarcadero não disponibiliza uma versão com controles nativos a essa interface, vamos conhecer o pacote TMS Metro Controls. Esses são controles que possuem um visual inspirado no novo modelo, fazendo com que aplicações tradicionais ganhem um novo apelo visual. Vamos desenvolver um pequeno aplicativo que irá explorar esses controles.

Atualmente, os mais diversos softwares tem atingido um padrão de maturidade onde fazer o que precisa ser feito não é mais um diferencial. Isto quer dizer que, se seu sistema faz um controle de estoque, existem outros que também fazem. Ao tentar fazer uma venda outros fatores devem entrar no jogo, como suporte técnico e valor a ser cobrado. Existem outros dois fatores que também podem determinar uma venda: usabilidade e aparência.

Usabilidade

A usabilidade também é conhecida como experiência de uso, experiência do usuário ou simplesmente UX. Ela trata da interação entre um software e uma pessoa. É impossível falar de aparência ou usabilidade sem citar o próprio Windows. Desde sua criação seu visual vem passando pelas mais diversas inovações, todas, buscando a melhor usabilidade. Assim, é possível ver que usabilidade e visual estão relacionados.

O Delphi utiliza a VCL, sua biblioteca de componentes visuais, para criar sua interface. A VCL nada mais é do que a utilização das APIs visuais do Windows, assim, seu comportamento padrão é um reflexo do visual do Windows.

Inovar a usabilidade de uma parte de um sistema pode trazer consequências inesperadas. Vamos tomar por reflexão a evolução do sistema operacional Windows, começando com a primeira versão lançada (Figura 1) em 1985. Os computadores tinham um papel um pouco diferente do que têm hoje na vida das pessoas, eram utilizados mais em empresas e localmente, não existia a internet da forma como a conhecemos. O Windows era um software que criava uma utilização visual sobre os recursos existentes do DOS, que era o sistema operacional na época. Se você nunca viu o DOS, basta abrir o prompt de comando em seu Windows e terá uma ideia.

Figura 1. Windows 1

Sua usabilidade era voltada ao uso de teclado apenas, o mouse era opcional e não muito popular. Na verdade os usuários experientes da época o achavam ineficiente, meio atrapalhado e difícil de aprender a usar. Muitas revistas especializadas fizeram críticas duras como: “O mouse é uma boa ideia, mas seu valor para usuários de negócio é dúbio” – Revista PC Week, “Não existem evidências que as pessoas queiram usar estas coisas (mouses)” – San Francisco Examiner, “O mouse faz um computador mais acessível, mais amigável, para certo tipo de público como Executivos? A resposta é não.” – Revista Computerworld. E hoje é impossível imaginarmos o uso de um sistema atual sem sua existência.

...
Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo