A Estrutura Física do PostgreSQL

Artigo publicado Revista SQL Magazine 65.

Esse artigo faz parte da revistaSQL Magazine edição 65. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

Clique aqui para ler esse editorial em PDF

De que se trata o artigo:
Demonstração de como o PostgreSQL gerencia sua estrutura física. Para tanto, serão explanados conceitos da organização dos arquivos e diretórios dos bancos de dados, demonstrando também como é feita a segmentação de valores muito grandes, através da técnica TOAST. Além disso, será mostrada a divisão das tabelas e índices em blocos de páginas.

Para que serve:
Fornecer um material base para estudos mais aprofundados sobre o SGBD em questão, levando estudantes, profissionais da área e/ou DBAs PostgreSQL a conhecerem particularidades da sua organização física.


Em que situação o tema é útil:
Conhecer como é feito todo o gerenciamento da estrutura física de um SGBD pode ser um passo importante para ajudar na solução de um determinado problema que possa vir a acontecer, principalmente no que diz respeito ao gerenciamento de apontadores e índices físicos dos arquivos.


Resumo Devman
Todo e qualquer banco de dados e/ou SGBD pode ser dividido em dois tipos de estruturas: física e lógica. A estrutura física de um SGBD trata da forma como os arquivos são criados, gerenciados e organizados fisicamente no sistema de arquivos do sistema operacional. Por sua vez, a estrutura lógica corresponde à maneira como os objetos são organizados dentro dos bancos de dados.
Adicionalmente você verá neste artigo:
· Autenticação ident: O método de autenticação ident funciona obtendo o nome de usuário do sistema operacional do cliente, e determinando os nomes de usuário do banco de dados permitidos, utilizando um arquivo de mapa que lista os pares de nomes de usuários correspondentes que podem acessar a base.

Este artigo pretende mostrar como o PostgreSQL funciona internamente, descrevendo a estrutura física do mesmo, de maneira a servir como material base para estudos mais aprofundados sobre o SGBD em questão.

Inicialmente será mostrado como é feita a organização dos arquivos do banco de dados do PostgreSQL, onde será explorado o diretório dos arquivos de dados e como é a criação de toda estrutura a partir do comando initdb, que é um utilitário que inicializa um agrupamento do banco de dados (uma coleção de bases de dados que é gerenciada por uma instância do processo servidor).

Mostraremos também a técnica TOAST, que é usada para armazenar grandes objetos que são maiores que uma página do banco de dados, armazenando-os em outra área secundária. Por fim, mostraremos a estrutura interna de uma página do banco de dados.

A estrutura lógica do PostgreSQL será descrita em um próximo artigo, onde serão mostrados seus componentes e a forma de organização.

As informações contidas neste artigo podem ser aplicadas em todas as versões do PostgreSQL, a partir da 7.4.

O Utilitário initdb

A criação de um novo cluster (agrupamento) é realizada pelo utilitário initdb. Quando o programa é executado, o mesmo cria os arquivos que definem o agrupamento. O argumento mais importante do comando initdb é o “pgdata”, referenciado pelo argumento –D. A Tabela 1 apresenta mais alguns argumentos deste comando.

"

[...] continue lendo...
Ebook exclusivo
Dê um upgrade no início da sua jornada. Crie sua conta grátis e baixe o e-book

Artigos relacionados