Administração do Oracle RAC

Neste artigo serão apresentados os principais conceitos sobre o Oracle Real Application Cluster (RAC) e os principais comandos para administração e manutenção destes ambientes. Serão apresentadas ainda as diferenças entre o Oracle Clusterware, Oracle Grid Infrastructure e Oracle RAC, que muitas vezes podem ser confundidos, mas possuem conceitos diferentes. Este tema é útil para todos os profissionais que estão buscando conhecimentos sobre o Oracle RAC e Grid Infrastructure, a fim de se familiarizar com os principais conceitos utilizados para administração de banco de dados em cluster.

Neste artigo conheceremos os principais conceitos sobre o Oracle Grid Infrastructure e Oracle RAC, do básico ao avançado. O termo Oracle Grid Infrastructure foi introduzido na versão 11gR2, sendo composto pela instalação de dois produtos: o Oracle Clusterware e o Oracle Automatic Storage Management (ASM), onde os binários ficam armazenados no mesmo diretório (home) e pertencentes ao mesmo usuário. Entretanto, nem sempre foi assim. Nas versões anteriores, ele era chamado apenas de Oracle Clusterware e o ASM era instalado separadamente, a partir dos mesmos binários de instalação do SGBD. Desta forma, para que um banco de dados possa utilizar os recursos disponíveis no Oracle Grid Infrastructure, os seguintes produtos devem ser instalados:

  • Oracle Grid Infrastructure: Oracle Clusterware + Oracle ASM;
  • SGBD Oracle.

Ainda é possível fazer a instalação apenas do SGBD Oracle separadamente, porém utilizando discos e filesystems gerenciados e administrados pelo sistema operacional, sem o benefício de balanceamento e espelho dos dados como é feito no ASM. A partir da versão 11gR2, a Oracle recomenda fortemente que seja utilizado o ASM como repositório dos arquivos que compõe o banco de dados. Dessa forma, para utilização do Oracle Clusterware, assim como do ASM, é necessário a instalação Grid Infrastructure.

O Oracle Grid Infrastructure permite o armazenamento de não apenas um, mas de vários bancos de dados, inclusive suporta na mesma instalação versões diferentes de banco de dados. Por exemplo: podemos ter um ambiente com o Grid Infrastructure na versão 12.2 e os bancos de dados em versões diferentes como apresentados na Figura 1.

Oracle Grid Infrastructure
Figura 1. Oracle Grid Infrastructure

A Figura 2 apresenta as quatro opções disponíveis para a instalação do Oracle Grid Infrastructure.

Opções de
instalação do Oracle Grid Infrastructure
Figura 2. Opções de instalação do Oracle Grid Infrastructure
...
Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo